3 Cortes (DVD com 3 curtas nacionais de horror gore)


Violência, sadismo e carnificina em dose tripla, o mais extremo projeto do cinema brasileiro

O selo paulista “Mutilation Records”, especializado no lançamento de CDs de bandas de metal extremo brasileiras (como “Ancestral Malediction” e “Bestial”), e estrangeiras (os alemães do “Desaster”, entre outros), também abriu espaço para a distribuição de filmes nacionais independentes de horror. Sendo assim, em Janeiro de 2006 foi lançado o DVD “3 Cortes”, trazendo três curtas metragens de horror gore: “Sozinho”, de André ZP (“Cromossomo3 Filmes”, 2003), “Coleção de Humanos Mortos”, de Fernando Rick (“Black Vomit Filmes”, 2005), e “06 Tiros, 60 ml”, de André Kapel Furman (“Cinema de Trincheira”, 2005). Além dos três filmes sangrentos, todos disponíveis com legendas em inglês visando uma divulgação internacional, o DVD ainda traz interessantes materiais extras como trailers, documentários de “making of” e outros vídeos.

Sozinho

Sinopse: Um homem solitário (José Salles) conhece uma bela mulher (Mara Vanessa Prieto) numa loja de Cds e numa noite de solidão, ele decide marcar um encontro na casa dela, não imaginando o pesadelo que o aguardava.
Comentários: “Sozinho” é uma produção de 2003 da ex-“Quizumba Filmes”, atual “Cromossomo3 Filmes”, com direção e roteiro de André ZP. São apenas treze minutos de uma história perturbadora de horror explorando com maestria a solidão, e apresentando elementos interessantes como o fetiche sexual por pés femininos e a opressora violência urbana. Na minha opinião é o melhor curta da coletânea, onde destaco a excelente interpretação do ator José Salles (grande artista da cena underground, escritor, videomaker, fanzineiro e historiador de quadrinhos e cinema), muito convincente ao dar vida para um personagem angustiado com a solidão, que quase não fala e que consegue transmitir um incrível sentimento depressivo apenas com suas expressões faciais. Outro destaque também é a bela atriz Mara Vanessa Prieto (e seu lindo pezinho assassino), sem contar o excepcional e memorável trabalho na concepção dos efeitos especiais (de André Kapel Furman e Fernando Rick) que culminaram numa cena ultra violenta de esquartejamento, muito realista e impressionante. A trilha sonora, emprestada da banda de rock paulistana “Hurtmold”, também se encaixou perfeitamente no clima depressivo do protagonista. Essa versão do DVD (considerada como “versão do diretor”) é levemente diferente da anterior distribuída dois anos antes em VHS (e que tem a minha preferência). Como extra, temos um trailer de um minuto, um videoclip de três minutos dirigido por André ZP, da música “Eu Não Bato Palmas”, da banda de metal “Name It Yourself”, sendo uma crítica super legal e violenta ao “falso metal”, e um documentário de “making of”, com depoimentos da equipe de produção, e que infelizmente não estava disponível na minha cópia do DVD, pois um erro no menu animado mostrava novamente o filme “Sozinho”, a partir da metade da projeção, em vez de aparecer o documentário. Porém, para minha sorte, já conhecia o “making of” da fita VHS. Avaliação: 10 (de 0 a 10)

Coleção de Humanos Mortos

Eu sempre tive o desejo de fazer as pessoas sentirem dor e que elas me fizessem sentir dor. Sempre pareci gostar de tudo que dói. O desejo de infligir dor. Isto é que é o máximo.
– Albert Fish, famoso serial killer conhecido como “O Vampiro do Brooklyn”

Sinopse: Um assassino violento (Ulisses Granados) coleciona humanos mortos numa “sala de tortura”, no sotão de sua casa, onde primeiro se diverte infligindo dor às suas vítimas, entre elas uma bela mulher (Tiara Curi), raptada de sua casa. O psicopata é influenciado a cometer os bárbaros crimes seguindo orientações malignas das personificações do ódio (Luis Sorrentino), da loucura (Fábio Castro) e do prazer (Marina Anlop).
Comentários: A história é bem simples e direta, mostrando em vinte minutos as crueldades de um assassino ao torturar suas vítimas e o prazer mórbido e insano de fazê-las sentir dor. Destaco a convincente interpretação do ódio, sempre incitando o psicopata para a violência, e também a atuação do louco na camisa de força, sempre fazendo comentários dementes e rindo de forma perturbadora, incomodando o espectador. Outro destaque digno de nota é o excelente trabalho com os efeitos especiais sangrentos, a cargo de André Kapel Furman, que consegue com poucos recursos e muita criatividade, descarregar um banho de sangue na tela. “Coleção de Humanos Mortos” é um autêntico exemplo do cinema nacional de horror extremo e cujo trabalho e dificuldades enfrentadas merecem nossa admiração. Curiosamente, uma das vítimas do maníaco está assistindo o vídeo “Sozinho” na televisão momentos antes de sentir a dor corroer sua carne. Como material extra, temos um trailer de 45 segundos, e um “making of” de vinte minutos de duração, com comentários de bastidores do diretor Fernando Rick, e de técnicos da equipe de produção como André ZP (som) e André Kapel Furman, além do ator Luis Sorrentino. Avaliação: 7,5 (de 0 a 10)

06 Tiros, 60 ml

Sinopse: Um perigoso traficante de drogas (Fernando Pavão) é morto por overdose. O cadáver está num hospital à espera de uma autópsia, e misteriosamente retorna à vida, iniciando um massacre entre os funcionários, entre eles uma bela enfermeira (Thais Simi), culminando com um confronto sangrento com um outro traficante (Nicolas Trevijano) de uma facção rival.
Comentários: Conforme informado na contra capa do DVD, esse é o quarto curta realizado pelo manifesto “Cinema de Trincheira”, de André Kapel Furman. O filme tem dezesseis minutos e parece mesmo uma mistura de “Desejo de Matar” com “Re-animator” (definição dada por um jornal que resenhou o filme). O maior destaque, a exemplo dos outros dois curtas do DVD, é o excelente trabalho com os efeitos especiais, mostrando mortos vivos sangrentos e corpos abatidos friamente por disparos de revólver. Tem até uma perigosa e convincente cena como um homem em chamas... De material extra, além de um trailer de um minuto e meio de duração, temos a exibição de outros dois curtas do mesmo diretor: “Don´t Smoke”, de três minutos e meio, com Thais Simi e Marcio Brodt, e mostrando o quanto perigoso pode ser o cigarro para os olhos, e “Hotel”, com doze minutos, uma história pessimista sobre zumbis. Para completar os extras, ainda temos um “making of” de treze minutos, com informações interessantes sobre o processo de filmagem de várias cenas e depoimentos dos envolvidos no projeto. Avaliação: 7 (de 0 a 10)

O preço do DVD é apenas R$ 20,00 e pode ser comprado pela internet ou diretamente na loja da “Mutilation Records”, que fica na Galeria do Rock, no Centro de São Paulo: Rua 24 de Maio 62, segundo andar, loja 370 – CEP 01041-000 – telefone (11) 3222-8253 – site: www.mutilationrecords.com.br / e-mail: info@mutilationrecords.com.br

O cinema independente nacional em vermelho!

“3 Cortes” – coletânea de curtas metragens nacionais de horror gore.
“Sozinho” (Cromossomo3, 2003) + “Coleção de Humanos Mortos” (Black Vomit, 2005) + “06 Tiros, 60 ml” (Cinema de Trincheira, 2005) # 363 – data: 17/01/06
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 17/01/06)