Bruxa - A Face do Demônio (1966)


Faça-me uma boneca de cabeça dourada. Amarre-me dos pés à cabeça. Dê-me uma pele para dançar.

No mês de Janeiro de 2006 foi lançado nas bancas o número 15 da “Revista Dark Side DVD”, da “Works Editora”, distribuindo mais um filme da produtora inglesa “Hammer” para a satisfação dos colecionadores e fãs desse nostálgico estúdio responsável por uma infinidade de divertidos filmes entre o final dos anos 50 e meados da década de 70 do século passado. Trata-se agora de “Bruxa – A Face do Demônio” (The Witches / The Devil´s Own, 1966), estrelado por Joan Fontaine e Kay Walsh, e que traz como material extra as biografias dessas duas atrizes e uma sinopse. O filme já havia sido lançado originalmente no Brasil com o nome “A Face do Demônio”, e recebeu o título alternativo “The Devil´s Own” nos Estados Unidos. A revista traz artigos abordando o filme em questão, além do clássico “Haxan” (Suécia, 1922), de Benjamin Christensen, o perfil da atriz Joan Fontaine, e um cartaz do clássico “O Homem de Palha” (The Wicker Man, 73), com Christopher Lee.

Uma professora, Gwen Mayfield (Joan Fontaine), está trabalhando num país pobre da África e é forçada pelos nativos locais a abandonar a escola, sofrendo forte pressão psicológica de um curandeiro praticante de cultos vodu. Retornando para a Inglaterra após enfrentar uma crise nervosa, ela é convidada a trabalhar num vilarejo afastado chamado Heddaby, onde é bem recebida pelos moradores e curiosamente descobre que não existem igrejas, pois a única está abandonada e destruída há duzentos anos.
Entre os moradores está o casal de irmãos Alan Bax (Alec McCowen) e Stephanie (Kay Walsh), proprietários da escola, o jardineiro Dowsett (John Collins), o açougueiro Bob Curd (Duncan Lamont), que demonstra grande habilidade em arrancar a pele de coelhos, a jovem Valerie Creek (Michele Dotrice), filha da governanta da escola, e que está sempre disposta a servir a recém chegada professora, e outros. E entre os alunos destaca-se um casal de namorados adolescentes, Ronnie Dowsett (Martin Stephens, garoto que esteve anos antes nos clássicos “Os Inocentes” e “A Aldeia dos Amaldiçoados”) e Linda Rigg (Ingrid Brett), que desperta uma atenção especial da Prof. Mayfield, por causa de estranhos acontecimentos com eles e suas famílias, que aos poucos vão revelando uma série de mistérios no pequeno vilarejo, envolvendo rituais de feitiçaria.

“Bruxa – A Face do Demônio” é mais uma contribuição da “Hammer” para o subgênero do cinema de horror que aborda o tema da bruxaria e faz parte de uma galeria de filmes que tiveram atrizes famosas em final de carreira atuando em suas histórias, como é o caso de Joan Fontaine, estrela de filmes como “Rebeca, a Mulher Inesquecível” (40) e “Suspeita” (41), ambos de Alfred Hitchcock. Essa tendência tomou forma principalmente após o sucesso do suspense psicológico “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?” (62), estrelado pelas veteranas Betty Davis e Joan Crawford.
O filme é dirigido por Cyril Frankel, cineasta pouco expressivo no time da “Hammer”. O roteiro é de Nigel Kneale, baseado em livro de Peter Curtis, cujos direitos para filmagem foram adquiridos pela atriz Joan Fontaine, que apresentou o projeto ao estúdio inglês. Entre os destaques, vale mencionar a seqüência do ritual de bruxaria, com os seguidores da seita dançando freneticamente ao som de batidas de tambor em meio à recitação de frases cabalísticas, preparando o culto para um sacrifício humano.

“Bruxa – A Face do Demônio / Face do Demônio, A” (The Witches / The Devil´s Own, Inglaterra, 1966) # 361 – data: 16/01/06 – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/01/06)