Montana - Terra Proibida (1950)


Em Janeiro de 2006 foi lançado o número 5 da revista “West Side”, da “Works Editora”, distribuindo nas bancas mais um divertido filme antigo de western para a satisfação dos apreciadores do estilo e colecionadores de DVD´s. Trata-se de “Montana” (Montana, 1950), dirigido por Ray Enright, com o australiano Errol Flynn (1909 / 1959) liderando o elenco, e que já havia sido exibido na televisão brasileira como “Montana – Terra Proibida”. Como material extra, fomos presenteados com um episódio da nostálgica e imensa série de TV “Bonanza” (1959 / 1973), intitulado “O Grande Prêmio” (The Last Trophy), com a bela Hazel Court como atriz convidada. A revista traz textos abordando o filme em questão, além dos perfis do diretor Ray Enright e dos atores Errol Flynn e James Brown, além de uma listagem de filmes italianos de western lançados em DVD no Brasil.

O filme é ambientado em 1879 em Montana, uma terra proibida por causa dos constantes conflitos entre os poderosos criadores locais de gado e a ameaça provocada pela invasão indesejada de pastores de ovelhas. Segundo os ricos fazendeiros que dominam a região com seu gado, por onde as ovelhas passam o pasto torna-se impróprio para os bois, e por isso os criadores de ovelhas são sempre recebidos com violentas brigas e tiroteios, gerando confrontos com mortes para ambos os lados.
Porém, um criador australiano de ovelhas, Morgan Lane (Errol Flynn), está decidido a ocupar uma parte das belas e férteis terras de Montana, despertando a ira dos vaqueiros locais liderados pelo arrogante rancheiro Rod Ackroyd (Douglas Kennedy) e sua sócia e noiva Maria Singleton (a bela canadense Alexis Smith), por quem inevitavelmente o forasteiro acaba se apaixonando.

“Montana – Terra Proibida” é um filme curto (apenas 76 minutos), produzido pela “Warner” em 1950, com uma bela fotografia colorida das paisagens selvagens do interior dos Estados Unidos, a cargo de Karl Freund. O roteiro de James R. Webb, Borden Chase e Charles O´Neal, baseados em história de Ernest Haycox, é bem despretensioso e com toques de humor, principalmente através do vendedor ambulante escocês Poppa Schultz, interpretado pelo divertido S. Z. Sakall. O filme apresenta todos aqueles clichês característicos do gênero, destacando os papéis do herói e da mocinha e do final sempre previsível e satisfatório para o grande público, sem surpresas ou tentativas de desfechos mais ousados e diferentes do trivial. Porém, a história procura também abordar com seriedade os históricos e violentos conflitos que abalavam a paz nas terras de Montana por causa da disputa de espaço entre os fazendeiros de gado e os criadores de ovelhas. De uma forma geral, é um filme honesto em sua proposta de diversão leve, sendo lembrado principalmente pela participação do astro Errol Flynn, e que atinge seu objetivo sem comprometimento. Curiosamente, o ator James Brown faz um papel coadjuvante como Tex Coyne, sendo que ele é mais conhecido pela série de TV “As Aventuras de Rin Tin Tin” (1954 / 1959).

“Montana – Terra Proibida” (Montana, Estados Unidos, 1950) # 360 – data: 10/01/06 – avaliação: 6,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 11/01/06)