Escuridão (The Dark, Inglaterra, 2005)


Aproveitando a sugestiva data de Sexta-Feira 13 de Janeiro de 2006, a “PlayArte” tratou de lançar nos cinemas brasileiros “Escuridão” (The Dark), um sinistro thriller de horror psicológico e história de fantasmas, estrelado por Sean Bean (“Plano de Vôo”) e a belíssima Maria Bello (“Marcas da Violência”).

Adelle (Maria Bello) vive nos Estados Unidos com sua filha adolescente Sarah (Sophie Stuckey), e está enfrentando uma crise conjugal com seu marido James (Sean Bean). Ele está morando do outro lado do Oceano Atlântico, numa casa de campo no alto de um belíssimo penhasco à beira do mar, no País de Gales. Ela decide viajar com sua filha ao encontro do pai, para minimizar a saudade e tentar uma reconciliação. Porém, lá chegando, a mulher não imaginaria a sucessão de trágicos acontecimentos que desabariam sobre sua vida, quando Sarah, que culpa a mãe pela separação, sofre um acidente misterioso no mar, sendo tragada para seu interior, coincidindo com o surgimento de uma garota estranha chamada Ebrill (Abigail Stone), vítima de uma história local sangrenta de muitos anos atrás, envolvendo um culto pagão de sacrifício humano, e que revela saber onde está Sarah, incitando Adelle a tentar desesperadamente salvar sua filha da “escuridão”.

Primeiramente, vale a pena um comentário curioso: no dia 14 de Janeiro de 2006 fui ao centro de São Paulo para comprar meu ingresso antecipado para o show da lendária banda americana de metal extremo “Deicide”. Uma vez por lá, decidi assistir “Escuridão” no Cine Marabá, tradicional e imensa sala de cinema que fica na Av. Ipiranga, próximo ao cruzamento com a Av. São João. No passado, vi dezenas de filmes no Marabá e queria resgatar um sentimento de nostalgia após muitos anos afastado, vendo os filmes nos modernos complexos de shopping centers. Para quem não conhece o Marabá, posso dizer que é uma sala enorme, com poltronas desconfortáveis e instalações precárias, mas que possui aquele “charme” característico de um prédio antigo localizado no tumultuado centro de uma grande cidade. Mas minha decepção foi tão grande quanto o tamanho da sala, pois o cinema está pessimamente conservado, os banheiros estão podres e imundos, e as paredes estão manchadas e corroídas pelo tempo, para não citar outras coisas mais. É uma pena que a “PlayArte”, uma empresa conceituada na distribuição de filmes no Brasil, exiba seus filmes no Marabá e não procura investir numa reforma do cinema, que mereceria um tratamento mais digno. (Nota do Autor: Em Maio de 2009 o Cine Marabá foi reinaugurado após receber uma reforma e se transformar num multiplex moderno).

Quanto ao “Escuridão”, confesso que inicialmente não estava dando importância por vários motivos: o filme tem um nome completamente clichê, e seu tema sobre história de fantasmas e trevas está exageradamente explorado, principalmente pela enxurrada de produções similares nos últimos anos, todas muita parecidas entre si na sua idéia básica. De positivo numa análise prévia, temos apenas o fato do elenco principal trazer os experientes e talentosos atores Sean Bean e Maria Bello.

Porém, depois de ver o filme, fui convencido a considerá-lo com uma diversão até razoável sem muita exigência, mesmo baseando sua história num clichê desgastado. Pois “Escuridão” apresenta alguns elementos e seqüências interessantes como as cenas no abatedouro de animais, um local sinistro, palco de morte, tortura e dor, além também dos momentos passados no universo paralelo da escuridão, num mundo dos mortos, sempre sombrio e perturbador. E principalmente, vale evidenciar o desfecho ousado e fora do convencional (como nos interessantes “A Sétima Vítima” e “Habitantes da Escuridão”), reservando um destino trágico para um dos protagonistas, através de uma reviravolta acertada do roteiro. Enfim, um filme que inicialmente não despertaria grande atenção, mas que merece uma conferida.

Escuridão” (The Dark, Inglaterra, 2005) # 362 – data: 16/01/06 – avaliação: 6 (de 0 a 10)

site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/01/06)