Trauma (1993)


Cada mente humana contém a alma, o enigma do universo. Olhe dentro da cabeça, libere a memória e o universo se abre como um mapa.” – Dr. Leopold Judd

No fascinante cinema de horror, alguns nomes de diretores são eternamente associados ao gênero e sempre que aparecem à frente de algum filme, despertam uma atenção especial e merecem um destaque diferenciado. É o caso do italiano Dario Argento, responsável pelo perturbador “Suspiria” (77) e que em 1993 fez seu primeiro trabalho voltado para o mercado americano com “Trauma”, uma obra menor em sua bela carreira, trazendo uma narrativa mais convencional e burocrática, com alguns momentos lentos e cansativos, mas que ainda assim tem uma história interessante, num thriller com as tradicionais surpresas e revelações, e que certamente merece uma conferida.

Após um prólogo violento, com direito a uma sangrenta decapitação de uma médica por um misterioso paciente, vemos o encontro aleatório de um jovem escritor, David Parsons (Christopher Rydell), com uma bela garota adolescente e anoréxica de origem romena, Aura Petrescu (Asia Argento, filha do diretor), que estava tentando se suicidar no alto de uma ponte. Simpatizando instantaneamente com a moça perturbada que tinha os braços todos picados por agulhas, David tenta protegê-la oferecendo refeição e abrigo, que a princípio são rejeitados pela rebelde jovem que também possuía habilidade em roubar pequenos objetos. Ao fugir de David levando sua carteira com documentos e dinheiro, ela é logo depois surpreendida por dois homens que a levam de volta para a residência dos pais, o casal de médiuns Stephano (Dominique Serrand) e Adrienne Petrescu (Piper Laurie, de “Carrie, a Estranha”), uma vez que ela tinha escapado de uma famosa clínica de repouso comandada pelo misterioso Dr. Leopold Judd (Frederic Forrest), um psiquiatra especialista em anorexia.
Na casa dos pais, Aura testemunha uma sessão espírita onde ocorre uma importante revelação, com a informação de que a identidade de um perigoso assassino que estava aterrorizando a cidade ao decapitar violentamente suas vítimas em dias chuvosos, estava presente naquele local, desencadeando gritarias e correrias que culminaram com a morte dos pais por decapitação.
A partir daí, Aura recorre à ajuda de David, que juntos iniciam um trabalho de investigação para tentar descobrir o responsável pelo assassinato de seus pais, entrando em contato com uma série de perigos, buscando informações com amigos de David, como a amante Grace Harrington (Laura Johnson), apresentadora de um telejornal, ou o produtor de televisão Arnie (Ira Belgrade). Eles são acompanhados de perto pelo policial Capitão Travis (James Russo), que lidera as investigações oficiais sobre o “serial killer”, e passam também a conhecer outros fortes candidatos a perderem literalmente suas cabeças como o Dr. Lloyd (Brad Dourif, a voz do famoso boneco Chucky, o brinquedo assassino), além das enfermeiras Hilda Volkman (Sharon Barr) e Linda Quirk (Hope Alexander-Willis), que escondem um segredo em comum.

O assassino é apelidado pela polícia e imprensa como “O Caçador de Cabeças” devido ao peculiar hábito de decapitar suas vítimas com o auxílio de um aparelho especial que estrangula e corta com precisão a cabeça através de uma pequena serra. Mas o psicopata também utiliza algumas vezes outros instrumentos para primeiramente golpear e enfraquecer as vítimas, como um martelo ou aquele gancho típico para mexer com a lenha em lareiras. Como a especialidade do assassino é a decapitação, não faltam cenas violentas de cabeças sendo separadas de seus corpos (porém, em um caso específico, o criminoso optou por recorrer à ajuda de um elevador para cumprir seu objetivo). Uma cena marcante é a cabeça decepada de uma mulher conseguindo a proeza de ainda dizer suas últimas palavras na tentativa de revelar alguma informação importante para a investigação de David.

“Trauma” foi lançado no mercado brasileiro de vídeo VHS pela “Vídeo Arte do Brasil”, trazendo na capa da fita a seguinte tagline promocional: “Um misterioso segredo. Uma mente doentia. Um desejo insano de vingança...”. Já a tagline oficial é algo como “Alguns pesadelos assombram você. Alguns... podem matá-lo.” O filme tem um outro título alternativo menos inspirado, “Aura´s Enigma” e curiosamente existem outros dois filmes que receberam o mesmo nome de “Trauma” quando foram lançados por aqui. Um deles é um obscuro suspense alemão de 1983, com o nome original “Trauma”, dirigido e escrito por Gabi Kubach e lançado pela “Transvídeo”, e o outro tem o nome original “The House on Straw Hill”, de 1976, um filme de horror inglês com direção e roteiro de James Kenelm Clark, e com o veterano ator alemão Udo Kier no elenco, lançado pela “Mega Vídeo”.
Entre outras curiosidades, o filme é o primeiro trabalho de Dario Argento voltado para o mercado dos Estados Unidos e também sua primeira parceria com a filha Asia Argento, atriz belíssima que participou de muitos outros filmes posteriormente, além de tornar-se um símbolo sexual. Aliás, sua outra filha, Fiore Argento, teve uma pequena ponta não creditada em “Trauma” como uma recepcionista na Clínica Psiquiátrica Farraday, do Dr. Judd.
Na equipe técnica, o destaque é a presença do experiente e conhecido Tom Savini na concepção dos efeitos especiais de maquiagem. Americano nascido em 1946 na cidade de Pittsburgh na Pennsylvania, Savini tem um enorme currículo repleto de participações como ator, técnico em maquiagem e até diretor. Entre seus inúmeros e significativos trabalhos na área dos efeitos especiais podemos citar dois filmes da série “Sexta-Feira 13” (o original e a quarta parte), além de várias parcerias com o cineasta George Romero como em “Martin” (77, sobre um vampiro), “Show de Horrores” (82, antologia de contos inspirada nos quadrinhos americanos dos anos 50), “O Dia dos Mortos” (85, terceiro filme da famosa trilogia dos zumbis), “Instinto Fatal” / “Comando Assassino” (88, sobre um macaquinho assassino) e “Dois Olhos Satânicos” (90, parceria com Dario Argento em dois episódios baseados na literatura de Edgar Allan Poe). Na direção seu principal trabalho foi com a bem sucedida refilmagem de “A Noite dos Mortos Vivos” em 1990, além do destaque de seu próximo projeto com previsão de lançamento em 2005, intitulado “The Forest Prime Evil”, conseguindo a façanha de reunir um interessante grupo de atores como Ken Foree (“O Despertar dos Mortos Vivos”, 78), Kane Hodder (que interpretou o psicopata Jason Voorhees em vários filmes da franquia “Sexta-Feira 13”), e Gunnar Hansen (Leatherface), Edwin Neal (Caronista) e Paul A. Partain (o paraplégico Franklin), todos do clássico “O Massacre da Serra Elétrica” (74). Curiosamente, Tom Savini foi fotógrafo na Guerra do Vietnã e afirma que testemunhou muito sangue derramado e corpos destroçados dos soldados nos campos de batalha, numa experiência que tem influenciado seus trabalhos de maquiagem com o objetivo de alcançar o máximo de realismo possível. Aliás, ele é conhecido como “The Godfather of Gore” justamente pela relevância de seus trabalhos na área dos efeitos especiais sem a interferência artificial da computação gráfica.

“Trauma” (Trauma, 1993) # 291 – data: 29/12/04 – avaliação: 6,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 26/01/06)

“Trauma” (Trauma, Estados Unidos / Itália, 1993). Duração: 107 minutos. Direção e produção de Dario Argento. Roteiro de Dario Argento e T. E. D. Klein, a partir de história de Dario Argento, Giovanni Romoli e Franco Ferrini. Produção Executiva de David Pash, T. David Pash e Andrea Tinnirello. Fotografia de Raffaele Mertes. Música de Pino Donaggio. Edição de Bennett Goldberg. Direção de Arte de Nance Derby. Desenho de Produção de Billy Jett. Efeitos Especiais de Tom Savini, Greg Funk, Will Huff e Christopher P. Martin. Elenco: Christopher Rydell (David Parsons), Asia Argento (Aura Petrescu), Piper Laurie (Adrienne Petrescu), Frederic Forrest (Dr. Leopold Judd), Laura Johnson (Grace Harrington), Dominique Serrand (Stephano Petrescu), James Russo (Capitão Travis), Ira Belgrade (Arnie), Brad Dourif (Dr. Lloyd), Hope Alexander-Willis (Linda Quirk), Sharon Barr (Hilda Volkman), Isabell O´Connor (Georgia Jackson), Cory Garvin (Gabriel Pickering), Terry Perkins (Sra. Pickering), Tony Saffold (Ben Aldridge),Peter Moore (Mark Leneer).