O Retorno da Múmia (2001)


Em 18 de maio de 2001 entrou em cartaz a continuação de “A Múmia” (1999), agora com o título de “O Retorno da Múmia” (The Mummy Returns), novamente com o mesmo elenco base formado principalmente por Brendan Fraser, Rachel Weisz e John Hannah, acrescido agora com o garoto Freddie Boath e o astro da luta livre americana Dwayne “The Rock” Johnson, numa pequena participação como o “Rei Escorpião” (que até ganhou um filme solo em 2002).
Numa super produção de mais de 100 milhões de dólares e com a mesma direção do original de Stephen Sommers, o filme traz novamente as aventuras de Rick O´Connell (Fraser) que se casou agora com Evelyn (Weisz) e tiveram um filho (Boath). Eles se envolveram em novas confusões nos anos 30 em terras egípcias enfrentando múmias e exércitos sobrenaturais de criaturas malignas, à procura da misteriosa “Pirâmide de Ouro”.
Muita ação, aventura, efeitos especiais de primeira qualidade, porém, a exemplo do que já foi o primeiro filme da série, num roteiro repleto de clichês e situações previsíveis, com o casal de heróis arqueólogos podendo praticamente se considerar imortal pois nada consegue detê-los, com direito às piadas inevitáveis e até ressurreição da mocinha. Uma cena é digna de nota de tão hilariante: o momento em que um dirigível voador, fugindo em meio a um grande canyon, da ameaça mortal de uma avalanche de águas sobrenaturais que o perseguiam, aciona uma espécie de motor turbo que lhe dá imensa velocidade conseguindo obviamente escapar. É difícil aguentar o herói canastrão Brendan Fraser, mas apesar disso tudo e sem muita exigência, e devido à bela produção visual, podemos ainda assim passar bons momentos de diversão com esse filme que pode ser rotulado como uma espécie de “Indiana Jones do horror”.

Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 27/12/04, pela TV Globo, às 22:00 horas na sessão “Tela Quente”.

“O Retorno da Múmia” (The Mummy Returns, 2001) – avaliação: 5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 30/05/06)