O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005)


Na Sexta-Feira 03/06/05 entrou em cartaz nos cinemas brasileiros a aventura de ficção científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias” (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, 2005), uma adaptação para a tela grande da popular obra literária de Douglas Adams (falecido em 2001), e cujo universo ficcional deu origem a uma franquia com vários produtos, indo de série de televisão, passando por jogos de computador, livros e até programas de rádio.

A história apresenta um homem comum chamado Arthur Dent (Martin Freeman), que certo dia ao acordar é surpreendido e obrigado a enfrentar uma construtora que quer demolir sua casa por causa de uma estrada. Enquanto negocia com os demolidores, surge seu amigo Ford Prefect (Mos Def), que na verdade é um alienígena disfarçado, revelando-lhe que em poucos minutos a Terra também seria inteiramente demolida por estar no caminho de uma estrada hiperespacial.
Uma vez confuso com a seqüência repentina de eventos turbulentos em sua vida, Arthur se vê forçado a acompanhar o amigo numa fuga urgente do planeta, ainda vestido de pijama, e ambos acabam entrando como caronistas clandestinos na nave dos “Vogons”, uma raça de alienígenas obesos e burocráticos, responsáveis pelos trabalhos de demolição.
A partir daí, eles tornam-se mochileiros viajantes do espaço, enfrentando uma série de aventuras pelas galáxias, acompanhados pela bela Trillian (Zooey Deschanel), uma humana que Arthur conheceu primeiramente numa festa de fantasias e que também escapou da destruição da Terra pegando uma carona numa nave roubada pelo irreverente Zaphod Beeblebrox (Sam Rockwell), que é o presidente da Galáxia e que tem duas cabeças, sendo uma oculta que aparece somente em ocasiões oportunas.
Arthur passa então a conhecer uma infinidade de planetas e criaturas e para enfrentar os novos desafios ele utiliza um curioso livro que ensina os segredos do universo, o famoso “Guia do Mochileiro das Galáxias”.

O filme é basicamente uma comédia com elementos de fantasia numa história não muito fácil de assimilar, principalmente para aqueles que não estão acostumados com o universo ficcional da obra de Douglas Adams. O roteiro é exagerado nos momentos de humor, onde alguns deles não convencem, principalmente as cenas forçadas envolvendo o irritante Zaphod Beeblebrox. Outro deslize negativo foi o incrível equívoco dos responsáveis pelo lançamento do filme no Brasil, que optaram em dublar (num trabalho do ator José Wilker) a narração original de Stephen Fry, tornando o filme uma estranha e inconveniente mistura de dublagem na narração e versão legendada nos diálogos.
Porém, existem também alguns momentos interessantes e dignos de nota como todas as cenas em que aparece um robô altamente depressivo que tem uma cabeça imensa (interpretado por Warwick Davis e com voz de Alan Rickman). Seu nome é Marvin, um protótipo de robô com sentimentos que sempre está de cabeça baixa, com todos os seus comentários enfatizando a insatisfação com a vida e tudo ao seu redor, sempre se lamentando e expondo suas profundas crises de depressão. Suas aparições e comentários são sempre carregados com uma melancolia impagável, merecendo um destaque especial e uma lembrança como um dos memoráveis robôs do cinema, ao lado de outros já famosos como “Robby” (do clássico “O Planeta Proibido”, 1956) e o robô da saudosa série de TV dos anos 60 “Perdidos no Espaço”, criada por Irwin Allen.
Uma outra seqüência que merece registro é aquela onde fazemos um “passeio” pela fábrica de planetas, num convite do empreiteiro espacial Slartibartfast (Bill Nighy). Juntamente com o protagonista Arthur Dent, o espectador acompanha algumas fases da construção de uma nova “Terra”, depois que a original foi literalmente demolida pelos “Vogons”.
Curiosamente, o talentoso ator John Malkovich participou do filme como o estranho líder religioso Humma Kavula, cuja seita venera o ato de espirrar, um personagem criado especialmente por Douglas Adams para a versão do cinema.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, 2005) # 319 – data: 16/06/05 – avaliação: 6 (de 0 a 10) – site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 19/05/06)

O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, Estados Unidos / Inglaterra, 2005). Duração: 109 minutos. Direção de Garth Jennings. Roteiro de Douglas Adams e Karey Kirkpatrick, baseados na obra literária de Douglas Adams. Produção de Gary Barber, Roger Birnbaum, Jonathan Glickman, Nick Goldsmith e Jay Roach. Fotografia de Igor Jadue-Lillo. Música de Joby Talbot. Desenho de Produção de Joel Collins. Edição de Niven Howie. Direção de Arte de Alan Cassie, Daniel May, Phil Simms, Andy Thomson e Frank Walsh. Elenco: Martin Freeman (Arthur Dent), Sam Rockwell (Zaphod Beeblebrox), Mos Def (Ford Prefect), John Malkovich (Humma Kavula), Zooey Deschanel (Trillian), Bill Nighy (Slartibartfast), Warwick Davis (Robô Marvin), Alan Rickman (Voz de Marvin), Stephen Fry (Narrador / José Wilker na versão nacional), Anna Chancellor, Dominique Jackson, Steve Pemberton, Jack Stanley, Su Elliot.