Retratos de Uma Obsessão (One Hour Photo, EUA, 2002)


O ator Robin Williams construiu sua carreira de sucesso principalmente por seus papéis de comediante em vários filmes que conquistaram as platéias pelo mundo. Porém, ele tem ultimamente procurado escolher personagens mais dramáticos e curiosamente interpretou um escritor assassino em “Insônia”, filme dirigido por Christopher Nolan e com Al Pacino e Hilary Swank no elenco, e agora ele é um psicopata obsessivo em “Retratos de Uma Obsessão” (One Hour Photo), que entrou em cartaz nos cinemas em 06/09/02.

(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)
Dirigido e escrito pelo novato Mark Romanek, o filme é um thriller psicológico onde Williams interpreta Seymour Parrish, apelidado de “Sy”, um funcionário de uma grande loja de departamentos, sendo o responsável pela seção de revelação rápida de fotografias em uma hora (daí o título original). Dentre os seus vários clientes fiéis, ele passa a ficar obcecado por uma família tradicional formada pela bela mãe Nina Yorkin (Connie Nielsen), seu marido empresário William (Michael Vartan), e o filho pequeno do casal, Jake (Dylan Smith), de 9 anos de idade.
Parrish revela-se na verdade um homem perturbado pela solidão com uma natureza psicótica explicada pela estranha coleção de fotos da família Yorkin, que ele montou ao longo dos anos acompanhando desde o matrimônio do casal e o nascimento do filho até os dias atuais, expondo numa parede de um quarto de sua casa. Transformando-se numa espécie de guardião secreto da família, ele tem atitudes estranhas como espionar a casa deles quando não estão presentes (e até imaginar frequentando o local como sendo o fantasioso tio Sy do pequeno Jake), ou assistir os treinos de futebol do garoto. As coisas começam a ficar tensas quando ele descobre em uma foto que revelou de uma cliente, Maya Burson (Erin Daniels), uma antiga colega de escola de Will Yorkin, que eles estavam tendo um romance, com Will traindo a confiança de sua esposa. Simultaneamente, por ser alvo de investigação de seu gerente, Bill Owens (Gary Cole), que descobriu numa auditoria uma enorme defasagem entre a quantidade de negativos e fotos reveladas ao longo dos anos, Parrish perde o emprego por copiar ilegalmente centenas de fotos, cobrindo uma parede de sua casa com retratos de “sua família favorita”.
Uma vez transtornado pela perda do emprego de sua vida e revoltado com Will Yorkin pela traição com a esposa, Parrish resolve delatar secretamente o caso de adultério para Connie, iniciando uma vingança particular contra Will e a amante Maya e principalmente demonstrando sua perigosa insanidade. Para complicar a situação, ele passa a ser perseguido por um detetive da polícia, Van Der Zee (Eriq La Salle), que começou a investigá-lo após uma denúncia do gerente do shopping que despediu Parrish, devido uma suposta ameaça contra a sua família na forma de fotos que Parrish tirou de sua filha e enviou ao gerente.
“Retratos de uma Obsessão” é um suspense psicológico narrado de forma bem pausada, sem muita ação, correrias ou violência. É a história de um homem solitário e sua misteriosa obsessão por fotografias e em especial por uma família tradicional que poderia ser a sua, já que ele se imagina como um membro dela, algo que não existe em sua vida e o principal motivo de sua perturbação mental. Os eventos são todos apresentados devagar onde vamos conhecendo o personagem doentio Sy Parrish e seu fascínio incomum pela família Yorkin.
Robin Williams está muito bem no papel do obcecado funcionário da loja de fotos e vem consolidando cada vez mais seu talento como ator em performances variadas. O diretor Mark Romanek é estreante e começou de forma positiva, trabalhando com um grande astro e fazendo um filme diferente, distanciando-se dos convencionais similares.
Um destaque é uma cena de pesadelo de Parrish, onde ele está parado em pé num corredor comprido e todo branco, e repentinamente seus olhos começam a jorrar enormes jatos de sangue. Como curiosidade, num momento em que Parrish está em sua casa, a televisão está exibindo o clássico da ficção científica “O Dia em que a Terra Parou” (The Day the Earth Stood Still, 1951), uma produção em preto e branco dirigida por Robert Wise, numa sequência onde o ator Michael Rennie, interpretando um alienígena humanóide enviado pela “Federação dos Planetas”, está fazendo um discurso em frente a sua nave recém aterrissada, exigindo o fim das guerras e a paz na humanidade pela força ou a Terra seria eliminada.
Para os fãs do trabalho de Robin Williams e apreciadores de filmes psicológicos, “Retratos de uma Obsessão” é indicado como uma boa opção de entretenimento, explorando mais uma das facetas da misteriosa mente humana.

“Retratos de Uma Obsessão” (One Hour Photo, EUA, 2002) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 31/05/06)