O Jogo dos Espíritos (2002)


O thriller de horror “O Jogo dos Espíritos” (Long Time Dead), filme de estréia do diretor Marcus Adams e com uma produção de baixo orçamento do estúdio inglês “Working Title”, entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 28/06/02 e conta basicamente a história que transformou uma brincadeira de evocação de espíritos numa tragédia mortal para um grupo de estudantes.

(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)

Uma vez embriagados e ao decidirem manipular inadvertidamente uma “tábua de Ouija” num velho armazém, os jovens selaram seu destino com uma mancha de sangue, despertando a ira de um espírito maligno que estava adormecido aguardando apenas a oportunidade de retornar do além para sua vingança. Ele se apossa do corpo de um dos jovens passando a perseguir e eliminar todos os outros do grupo que foram os responsáveis por importuná-lo de seu refúgio, abrindo uma porta para entrada em nosso mundo, culminando num jogo de muitos sustos e mortes violentas.
O demônio árabe, denominado de “Djinn”, segundo a literatura ocultista, é um espírito do fogo e primeiramente foi evocado em 1979 no Marrocos num ritual satânico que terminou de forma mortal para seus participantes, e uma vez no mundo dos vivos ele ataca suas vítimas que o despertaram através de brutais queimaduras pelo corpo. Porém, o espírito maligno foi esconjurado e ficou preso no inferno por anos até agora, onde em Londres ele é acidentalmente chamado de novo por um grupo de oito estudantes formado por Annie (Melanie Gutteridge), Lucy (Marsha Thomason) que conhece um pouco sobre ocultismo, Spence (James Hillier) que é o namorado de Lucy, Stella (Lara Belmont), Webster (Lukas Haas), Joe (Mel Raido), Rob (Joe Absolom), e Liam (Alec Newman) que curiosamente é um dos poucos sobreviventes do ritual marroquino de 1979, e cujo seu pai foi considerado o responsável pela chacina acontecida e condenado a apodrecer num hospício.
Os jovens moram numa casa alugada por um estranho senhor, Becker (Tom Bell), que se revela posteriormente também um dos sobreviventes da cerimônia cabalística no Marrocos no passado, sendo que ele coleciona objetos misteriosos, recortes de jornais e fotos relacionados ao ocultismo. Ele descobre o erro cometido pelos estudantes ao evocarem o “Djinn” e avisa que a única forma de expulsar o demônio do mundo dos vivos é realizando um ritual de esconjuro. Após muito suspense e mortes sangrentas a trama ainda reserva várias reviravoltas e situações de tensão com um final não convencional.
“O Jogo dos Espíritos” é um filme de horror inglês adolescente diferente da maioria das produções similares do gênero. É claro que desfilam aqueles clichês característicos do estilo com mortes previsíveis e sustos fáceis, o que considero praticamente inevitável nesse tipo de filme, porém a história é simples e objetiva, não existem aquelas piadas idiotas e mal colocadas, e principalmente o roteiro é coerente com um desfecho adequado e longe do tradicional e banal “final feliz”, mostrando também a intenção dos produtores em talvez dar uma sequência à história.

“Jogo dos Espíritos” (Long Time Dead, Inglaterra, 2002) – avaliação: 6 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 23/05/06)