Dungeons & Dragons (2000)


Dungeons & Dragons” entrou em cartaz nos cinemas em 20/07/01 e é baseado no famoso universo dos Role Playing Games (RPG), um jogo interativo onde os participantes tem liberdade para criarem suas histórias e atuarem como seus personagens.
Numa co-produção de 2000 entre Estados Unidos e República Tcheca, “Dungeons & Dragons” foi um dos primeiros jogos de RPG criados e agora foi adaptado para as telas num filme de fantasia medieval pura, com todos os elementos característicos do estilo, entre heróis, vilões, mágicos, criaturas exóticas e dragões de todos os tipos.
No reino fictício de Izmer, uma jovem imperatriz (interpretada por Thora Birch, de “O Buraco”) tenta instaurar no país uma igualdade entre as classes sociais, ou seja, os ricos magos e os pobres cidadãos comuns que viviam como escravos. Contra ela está um poderoso mago chamado Profion (o experiente Jeremy Irons), que pretende dominar o reino e para isso está atrás de um cetro mágico capaz de controlar uma raça de violentos dragões vermelhos. Para conseguir esse cetro é necessário antes obter o “olho do dragão”, uma pedra preciosa vermelha que é a chave para abrir a câmara secreta onde está guardado o cetro.
Inicia-se então uma busca por esses artefatos mágicos por equipes a mando tanto da imperatriz quanto de Profion, numa disputa pelo reinado de Izmer. A favor da jovem imperatriz estão uma dupla de ladrões (Justin Whalin e Marlon Wayans), uma bela maga (Zoe McLellan), um guerreiro anão (Lee Arenberg) e uma versátil elfo (Kristen Wilson), e sob o comando do mágico vilão está o truculento Donadar (Bruce Payne, de “Ripper – Mensageiro do Inferno”) e seus soldados.

(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)

A história é fraca, voltada mais para o público infanto-juvenil, repleta de clichês e personagens óbvios e sem carisma, alguns até desagradáveis (como é o caso do ladrão atrapalhado Snail, que é ridículo e por sorte é morto nas mãos de Donadar). E talvez apenas os apreciadores de RPG e principalmente os conhecedores do universo de “Dungeons & Dragons” poderão apreciar o roteiro. As únicas coisas que valem a pena realmente são os bons efeitos especiais, com o visual medieval do reino de Izmer e as ações dos imponentes e fantásticos dragões voadores, além também da participação do grande ator inglês Jeremy Irons (de “Gêmeos, Mórbida Semelhança”) na pele do vilão Profion. No mais, é apenas mais um convite para dispensáveis momentos de tédio na frente da tela.
Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 11/10/04, pela TV Globo, na sessão “Tela Quente”.

“Dungeons & Dragons” (Dungeons & Dragons, Estados Unidos / República Tcheca, 2000) – avaliação: 3 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/05/06)