Fixação (2002)



Existe uma infinidade de filmes de suspense que exploram situações de paixão obsessiva. Isso já é um clichê tão desgastado que dificilmente consegue ainda atrair a atenção do público ou despertar algum interesse. Mas os produtores oportunistas do cinema de entretenimento não estão se importando com isso, pois o que interessa são os lucros, e continuam insistindo em lançar filmes descartáveis como “Fixação” (Swimfan), que entrou em exibição nos cinemas brasileiros em 15/11/02.
Dirigido por John Polson e com um elenco desconhecido, o roteiro conta a história de um típico estudante popular na escola, Ben Cronin (Jesse Bradford), empregado de um hospital e com uma vida bem sucedida após uma recuperação de um envolvimento com drogas e pequenos delitos no passado. Ele tem uma bela namorada, Amy Miller (Shiri Appleby), e faz parte de um time de natação na escola, sendo um atleta vencedor e elogiado pelo rígido treinador Simkis (Dan Hedaya). Porém, todo esse universo “perfeito” desmorona quando ele conhece uma jovem nova na turma, a misteriosa Madison Belle (Erika Christensen, de “Traffic” e “Plano de Vôo”), com quem teve um caso rápido e sem compromisso, mas que acabou tornando-se aos poucos para a moça uma doentia obsessão de amor. Ao tentar se distanciar de Madison, o jovem nadador passa a enfrentar a fúria e perseguição da garota psicótica, que virou perigosamente sua maior fã (daí o título original do filme) e também o maior tormento em sua vida, com uma sucessão de eventos e reviravoltas de graves consequências.
Não há muito o que dizer, apenas que “Fixação” é um thriller adolescente comum, com uma história óbvia e extremamente previsível, sem nada inovador, lembrando vários filmes similares como o superior “Atração Fatal” (Fatal Attraction, 1987), com Michael Douglas e Glenn Close. As atuações do elenco são esforçadas mas inexpressivas, existem erros de continuidade absurdos e o roteiro é previsível e repleto de falhas principalmente nas atitudes inverossímeis da assassina obsessiva Madison, sem contar o típico, tradicional e irritante final feliz de sempre. “Fixação” é apenas mais um filme de suspense menor que procura investir em sustos fáceis e serve unicamente como uma simples diversão sutil e rápida (menos de uma hora e meia), que logo é esquecida e desconsiderada. Como curiosidade, o filme tem a participação da atriz Kate Burton, filha do grande Richard Burton, que interpreta Carla, a mãe do nadador Ben Cronin.

Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 26/11/05, pela TV Globo, na sessão “Super Cine”.

“Fixação” (Swimfan, 2002) – avaliação: 3 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 18/05/06)