Do Inferno (2001)


Em 11/01/02 entrou em cartaz em nossos cinemas mais um filme de horror, Do Inferno (From Hell), numa produção entre Estados Unidos e República Tcheca, e trazendo dessa vez um dos precursores na arte de matar, o lendário “Jack, o Estripador”.

(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)

Na Londres de 1888 um assassino está atuando no distrito de Whitechapel matando violentamente prostitutas nas ruas escuras e sujas das noites londrinas. Para investigar o caso é chamado um inspetor da polícia, interpretado por Johnny Depp, que tem poderes de premonição em seus sonhos quando está drogado sob efeito do ópio. As vítimas, mulheres prostitutas do submundo de Londres, são mortas brutalmente por um serial killer possuidor de grandes habilidades cirúrgicas exemplificadas nos corpos estripados de suas escolhidas.
Após a sangrenta morte de várias mulheres, o inspetor descobre a identidade do assassino, muito bem conduzido por Ian Holm (“O Senhor dos Anéis”) e suas motivações em meio a uma trama envolvendo a família real inglesa e uma sociedade secreta maçônica.
A história já é bem conhecida e muita explorada pelo cinema em várias produções anteriores e nesse caso específico, o filme é baseado numa história em quadrinhos de Alan Moore e Eddie Campbell. A ambientação da Londres do final do século XIX é muito bem feita numa atmosfera obscura e interessante, principalmente nas cenas do estripador com suas vítimas. Johnny Depp (“Edward Mãos de Tesoura” / “Ed Wood”), já está se especializando em filmes de horror e em papéis de investigador de assassinatos estranhos como também em “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” e “O Último Portal”. Já o veterano Ian Holm arrasa como o sinistro e aristocrático estripador, usando um trocadilho, numa performance de tirar o sangue...
Porém, não há grandes novidades no filme, somente algumas pequenas variações ficcionais em torno de uma conhecida história real, e todos os elementos característicos do gênero podem ser encontrados. De qualquer forma, é mais um filme explorando o tema de “Jack, o estripador” e que pode garantir alguns momentos de entretenimento sem muita exigência para os fãs do estilo.

“Do Inferno” (From Hell, 2001) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 12/05/06)