Pearl Harbor (2001)


Em 02/06/01 entrou em cartaz nos cinemas brasileiros o filme de guerra “Pearl Harbor”, mais uma produção enfocando a famosa invasão surpresa do Japão aos Estados Unidos, arrasando a marinha americana ancorada no Hawai e impulsionando sua entrada na Segunda Guerra Mundial.
Dessa vez, contando com os modernos efeitos especiais da era digital, “Pearl Harbor” apresenta incríveis cenas de batalha no melhor estilo dos também recentes “O Resgate do Soldado Ryan”, “Além da Linha Vermelha” e “Círculo de Fogo”, todos abordando eventos desse período sangrento de meados do século passado, muito vergonhoso na história da humanidade.
O cinema atual de alta tecnologia consegue fazer com que as sequências de guerra sejam praticamente “reais” e essas produções do gênero são bem oportunas justamente para mostrar o tamanho da irracionalidade humana em sua ânsia de conquista e poder.
Entre os destaques, vale citar uma cena em especial, onde uma bomba é lançada de um avião japonês contra um navio americano, e acompanhamos sua trajetória até o impacto contra o alvo, como se o espectador estivesse viajando com a bomba.
É claro que esse filme, para seguir os padrões hollywoodianos, inseriu alguns elementos para uma melhor interação e aceitação do grande público, através de uma história de romance e patriotismo dispensável, no triângulo amoroso do trio de personagens principais formado pelos jovens Ben Affleck, Josh Hartnett e a bela Kate Beckinsale. O elenco ainda conta com as presenças de astros mais experientes como Alec Baldwin, Tom Sizemore, Cuba Gooding Jr. e o veterano Jon Voight, mas o que vale mesmo são as fortes e convincentes sequências de batalhas, repletas de muita violência e realismo, que deveriam servir de exemplo da bestialidade da raça humana.
Porém, é pena constatar que o Homem ainda insiste em seus próprios erros e em pleno século XXI continuamos resolvendo nossas intrigas com guerras estúpidas ao redor do mundo.

“Pearl Harbor” (Pearl Harbor, 2001) – avaliação: 6 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 29/05/06)