Estrada Para Perdição (2002)


O diretor inglês Sam Mendes, que estreou atrás da câmeras com o premiado e diferente “Beleza Americana”, retornou agora com um filme sobre gângsters baseado numa história em quadrinhos. “Estrada Para Perdição” (Road to Perdition) entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 11/10/02, trazendo um elenco experiente de grandes nomes como Tom Hanks e Paul Newman, além de jovens talentos como Jude Law e Jennifer Jason Leigh.
A história é ambientada no inverno de 1931 numa pequena cidade americana comandada pela máfia, onde Michael Sullivan (Tom Hanks) é um matador profissional a serviço de uma organização liderada pelo veterano John Rooney (Paul Newman). A relação entre eles é familiar e paternal, despertando um sentimento de ira e inveja do filho verdadeiro de Rooney, Connor (Daniel Craig), que demonstra ser muito imprudente para cuidar dos negócios do pai.
A situação repentinamente passa a ficar crítica quando o filho de doze anos de idade de Sullivan, Michael Jr. (Tyler Hoechlin), sem saber da real profissão do pai, acaba testemunhando um crime cometido por Connor. Para tentar silenciar o garoto, o gângster inicia uma retaliação que termina com a morte da esposa de Sullivan, Annie (Jennifer Jason Leigh), e do outro filho mais novo, Peter (Liam Aiken).
A partir daí, Sullivan e seu filho Michael iniciam uma extraordinária fuga pelas estradas do país, para defender suas vidas e também planejar uma vingança pelo assassinato da família. Sullivan procura ajuda em vão com outro chefão do crime organizado, Frank Nitti (Stanley Tucci), mas se vê obrigado a agir sozinho, sendo implacavelmente perseguido por outro assassino contratado, o frio e calculista Harlen Maguire (Jude Law, que faz cara de mal, num personagem completamente inverso ao que ele interpretou na FC “A.I. – Inteligência Artificial”, quando fez um robô amante). O principal ofício do insano Maguire, além de matar, é fotografar os mortos, e curiosamente os retratos de assassinatos pendurados em seu quarto são reais.
Percorrendo as estradas à caminho da cidade praiana de “Perdition” (daí o título do filme), local de moradia de uma cunhada, Sullivan e seu filho assaltam bancos que guardam dinheiro sujo da máfia para chamar a atenção do poderoso gângster Al Capone e poder ter sucesso em sua fuga e plano de vingança. No meio da confusão, pai e filho acabam estreitando seu relacionamento diante da tragédia trabalhando juntos numa tumultuada jornada de seis semanas em busca de salvação e vingança.
Inspirado numa graphic novel homônima de Max Allan Collins e Richard Piers Rayner, “Estrada Para Perdição” é um filme “noir” interessante que prende a atenção do espectador, ao mostrar as atividades secretas de um pistoleiro da máfia e a incrível reviravolta em sua vida depois que o filho descobre sua profissão e testemunha um crime. Ele passa então a ser perseguido pelos ex-companheiros e perde brutalmente parte da família, obrigando-o a fugir desesperadamente.
Algumas cenas são antológicas como o massacre realizado sob uma forte chuva, culminando com um confronto emocionante entre Sullivan e o ex-patrão John Rooney, e o desfecho na casa de praia em “Perdition”, previsível mas mesmo assim extremamente marcante. Um diálogo em especial tem um valor altamente significativo, quando numa conversa final entre Sullivan e o veterano Rooney no porão de uma igreja, este último diz que ambos são assassinos e que nenhum deles verá o céu. É interessante notar como os gângsters procuram mostrar que suas vidas são normais, frequentando missas e cuidando de suas famílias, e na verdade eles são assassinos frios que matam violentamente por dinheiro e disputa de poder.
O elenco está muito bem com Tom Hanks fazendo o papel do pai devotado e protetor, ao mesmo tempo em que é um pistoleiro profissional e temido, provando que realmente é um dos maiores atores em atividade. E o jovem Tyler Hoechlin não ficou atrás mostrando que tem talento e um futuro promissor no ofício. “Estrada Para Perdição” é outro excelente trabalho do diretor Sam Mendes, num dos melhores lançamentos do cinema em 2002. Diversão garantida.

“Estrada Para Perdição” (Road to Perdition, Estados Unidos, 2002) – avaliação: 8,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/05/06)