Atrás das Linhas Inimigas (2001)


Em 18/01/02 estreou em nossos cinemas o drama de guerra Atrás das Linhas Inimigas (Behind the Enemy Lines). Além das duas guerras mundiais e a do Vietnã, muito exploradas pelo cinema americano, os últimos anos foram responsáveis por diversas outras guerras estúpidas que serviram de novo material para os roteiristas, como as várias guerras civis em países pobres, a guerra do Golfo Pérsico em 1991 ou ainda a Guerra da antiga Iugoslávia envolvendo a Bósnia, Sérvia e Croácia.

(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)

Esta última é o tema central de “Atrás das Linhas Inimigas”, onde um avião militar americano ao fazer um vôo de reconhecimento sobre o território iugoslavo em conflito descobre um cemitério clandestino de crimes de guerra e registra algumas fotos digitais. Ao ser visto pelo exército rebelde sérvio, ele é abatido e os pilotos conseguem sobreviver ejetando-se antes da queda. Um deles é capturado, Stackhouse (Gabriel Macht), e friamente executado, e o outro, Chris Burnett (Owen Wilson), é obrigado a fugir até ser resgatado pela marinha americana, criando um notório incidente internacional e trazendo consigo o disco com as fotos digitais que poderiam incriminar um sanguinário militar sérvio, Lokar (Olek Krupa).
As sequências de perseguição dos mísseis anti-aéreos contra o avião americano são o destaque juntamente com as cenas de batalhas, mostrando a violência de uma guerra étnica arrasando cidades e instalando o caos entre os civis, provando novamente o alto grau de irracionalidade da raça humana.
O ótimo ator Gene Hackman está bem à vontade no papel de um militar da marinha dos Estados Unidos, Almirante Reigart, responsável pelo resgate do piloto abatido, num personagem que ele já interpretou diversas outras vezes em filmes similares. Já Owen Wilson (“A Casa Amaldiçoada”) é apenas mediano como o piloto perseguido ferozmente pelo exército sérvio, em especial, por um calculista atirador de elite (Wladimir Mashkov).
De negativo fica o final forçado no melhor estilo de Hollywood num resgate completamente absurdo que só o cinema pode reproduzir, insistindo sempre no mesmo clichê que exalta o heroísmo dos soldados americanos, esquecendo-se que na verdade o imperialismo deles e seus interesses políticos e econômicos é que são os grandes responsáveis pela instabilidade e violência mundial. Como cinema é entretenimento, e isso os americanos sabem fazer bem, o melhor é relevar e procurar se divertir...

Nota: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 16/05/05, pela TV Globo, na sessão “Tela Quente”.

“Atrás das Linhas Inimigas” (Behind the Enemy Lines, 2001) – avaliação: 5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/05/06)