A Era do Gelo (2002)


Em 22/03/02, estreou nos cinemas brasileiros o divertido desenho animado “A Era do Gelo” (The Ice Age), dirigido por Chris Wedge para a Twentieth Century Fox.
A história é ambientada num período pré-histórico, quando na Terra inicia-se uma era de gelo obrigando os animais a fugirem das baixas temperaturas procurando abrigo. Nesse cenário glacial, os personagens principais são apresentados nas peles de um enorme mamute chamado Manfred, ou Manny para os amigos (voz de Ray Romano), que insiste em tomar uma rota de fuga diferente da maioria de seus companheiros, além de um bicho preguiça tagarela de nome Sid (voz de John Leguizamo), responsável pela maioria das seqüências de humor, que após ser salvo pelo mamute de uma enrascada em que se meteu com dois rinocerontes, acabam tornando-se colegas de viagem. Para completar o time, surge o misterioso tigre Diego (voz de Denis Leary), que a princípio tem uma missão de espionagem ao se envolver com o grupo por causa da descoberta de um bebê nativo humano perdido chamado Roshan e depois acabam tornando-se grandes amigos também.
Eles então se responsabilizam em escoltar a criança até localizarem sua família, vivendo muitas aventuras no percurso. Tem ainda a participação totalmente hilariante de um esquilo chamado Scrat, cuja maior objetivo na vida é esconder uma “bolota” de noz na neve, hábito comum desses animais preparando-se para o inverno preservando sua comida, e cujas ações tem repercussões inimagináveis. São suas as cenas mais engraçadas de todo o filme, onde sua participação ocorre mais ou menos de forma paralela à história principal do filme.
A idéia do roteiro lembra muito um clássico do western, “O Céu Mandou Alguém” (Three Godfathers, 1948), dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne, onde três pistoleiros encontram no deserto uma carroça atacada pelos índios e dentro como único sobrevivente um bebê de colo. Eles então tem a difícil missão de escoltar a criança em segurança até a cidade mais próxima tendo muitos obstáculos a superar, sendo o principal o forte e mortal calor do deserto.
Uma curiosidade interessante ocorre quando o grupo formado pelo mamute, a preguiça, o tigre e a criança percorrem um trecho por dentro de uma montanha gelada e encontram vários outros animais congelados nas paredes como um tiranossauro e até um disco-voador.
“A Era do Gelo” é um filme de animação com todos os elementos necessários para um exercício de puro entretenimento, com personagens simpáticos e engraçados, uma história agradável (apesar de já explorada pelo cinema), e com cenas de aventura e humor hilariante, garantindo diversão para todas as idades.

Observações:
O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 09/10/05, pela TV Record, às 20:30 horas.
Em 31/03/06 entrou em cartaz nos cinemas brasileiros a continuação “A Era do Gelo 2” (Ice Age 2: The Meltdown, 2006), dirigido pelo carioca Carlos Saldanha. Por sorte, consegui ver o filme em sua versão original com legendas, e é tão bom e divertido quanto o original. A continuação explora ainda com mais intensidade a relação de amizade entre o mamute, a preguiça e o tigre, além de focar também novas e impagáveis aventuras do completamente obstinado esquilo na tentativa de se apossar de uma noz, seu sonho de consumo. A história dessa vez mostra a jornada do grupo para fugir de uma imensa inundação proveniente do derretimento de blocos continentais de gelo. No caminho rumo a um lugar seguro, eles encontram dois gambás super engraçados e arruaceiros, além de uma mamute fêmea chamada Ellie (voz de Queen Latifah), que pensa que é uma gambá e desperta uma paixão em Manny.

“A Era do Gelo” (The Ice Age, Estados Unidos, 2002) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
“A Era do Gelo 2” (Ice Age 2: The Meltdown, Estados Unidos, 2006) – avaliação: 8,0 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/05/06)