Resident Evil - O Hóspede Maldito (Resident Evil, 2002)


O fascinante cinema de horror possui dentro de sua extensa e diversificada temática fantástica vários sub-gêneros como por exemplo os filmes sobre monstros clássicos (Drácula, Criatura de Frankenstein, Lobisomem, Múmia, Monstro da Lagoa Negra, etc.); filmes sobre fantasmas e casas mal assombradas; filmes sobre cientistas loucos e suas invenções maléficas; filmes sobre vampiros em geral; filmes sobre possessões demoníacas e bruxaria; filmes “splatter” (excesso de sangue e violência); e os filmes sobre zumbis ou mortos-vivos. Essa última categoria tem como seu representante máximo o clássico “A Noite dos Mortos-Vivos” (The Night of the Living Dead) produzido em preto e branco em 1968, dirigido pelo especialista George Romero e que gerou outras três sequências em 1978 (O Despertar dos Mortos), 1985 (O Dia dos Mortos) e 2005 (Terra dos Mortos), completando a trilogia. A história é basicamente a luta pela sobrevivência de um pequeno grupo de pessoas isoladas numa casa de campo sendo brutalmente atacadas por zumbis que foram contaminados por um misterioso vírus.
Muitos foram os filmes produzidos dentro dessa temática e um popular videogame chamado “Resident Evil” foi lançado em 1996 onde nele o jogador combate um grupo de mortais zumbis. Confirmando uma tendência do momento, com muitas adaptações de quadrinhos e games paras as telas do cinema, agora o jogo dos sanguinários mortos-vivos teve sua história filmada, aumentando ainda mais as estatísticas de produções desse sub-gênero do Horror.
Em 26/07/02 estreou no Brasil o filme homônimo “Resident Evil – O Hóspede Maldito” (Resident Evil), numa co-produção entre Alemanha e Inglaterra e dirigido por Paul W. S. Anderson, o mesmo de duas outras interessantes histórias de Ficção Científica com elementos de ação e horror, “O Soldado do Futuro” e “O Enigma do Horizonte”, e também de outra adaptação de game para as telas com “Mortal Kombat – O Filme”.
Tendo à frente do elenco duas belas mulheres, Alice (Milla Jovovich, de “O Quinto Elemento”) e Rain (Michelle Rodriguez, de “Velozes e Furiosos”), propositadamente portando grandes armas em papéis de heroínas mostrando habilidades em lutas, “Resident Evil” conta a história de um laboratório governamental subterrâneo, de propriedade da poderosa empresa “Umbrella Corporation”, conhecida por seus funcionários como a “Colméia”, por sua complexa arquitetura encravada no subsolo de uma cidade. O misterioso laboratório realiza experiências genéticas perigosas e secretas para uso militar, numa atividade ilegal de grande lucratividade. Todo o complexo é movimentado pelo trabalho de pesquisa de centenas de técnicos e cientistas e com a segurança coordenada por um super computador conhecido por “Rainha Vermelha”. A máquina controla todas as atividades e tem como responsabilidade garantir que em caso de algum acidente nada escape do laboratório ou tenha contato com o ambiente externo.
Porém, é justamente isso que acontece, um mortal vírus criado como arma química se liberta e contamina o laboratório transformando todos os funcionários em zumbis assassinos famintos por carne. Uma equipe ultra secreta de elite da própria Umbrella é então acionada para intervir nas instalações e desligar o computador central, porém eles descobrem também a existência da população de zumbis sanguinários e inicia-se então um combate mortal pela sobrevivência em meio ao caos instaurado no laboratório. Para complicar ainda mais a situação surge também um grupo de ferozes cachorros zumbis e uma criatura mutante enorme, fruto de uma fracassada experiência genética com o poderoso vírus.
Em “Resident Evil” encontramos muita ação, correrias, tiroteios, sangue, violência, destruição, ruínas, desespero e também inevitavelmente todos os exaustivos clichês característicos dos filmes de zumbis, elementos já largamente explorados pelo cinema em dezenas de produções similares. O roteiro, também escrito pelo diretor Paul Anderson, se esforça em apresentar várias reviravoltas e surpresas, procurando amarrar as tramas paralelas como a tentativa de roubo do vírus para vendê-lo no mercado negro com uma sabotagem no laboratório ou a também tentativa de coletar uma amostra do mortal vírus para servir de prova da ilegalidade da operação secreta e com isso concretizar a destruição da corporação.
A trilha sonora pesada, com músicas de Marilyn Manson, se encaixa bem na história, mas os elementos de horror resumem-se basicamente num grupo de pessoas tentando fugir de zumbis assassinos comedores de carne lutando bravamente por sua sobrevivência, lembrando “A Noite dos Mortos-Vivos” de George Romero. Apesar disso, e não sendo muito exigente, “Resident Evil” garante também algum entretenimento com sequências de sustos e violência, tendo a bela Milla Jovovich como a típica e corajosa heroína que lidera as ações, lembrando muito Natasha Henstridge em “Fantasmas de Marte”, de John Carpenter, em função similar na trama, ou ainda a já nostálgica Tenente Ripley interpretada por Sigourney Weaver no clássico “Alien” (79), de Ridley Scott.
Assim como o jogo é um sucesso popular, o filme também conquistou o público que aprecia horror e zumbis, pois já foi anunciada a produção para uma sequência que deverá se chamar “Resident Evil 2: Nemesis”, com a mesma direção de Paul Anderson, contando eventos anteriores e posteriores ao primeiro filme, já que seu desfecho procurou claramente uma forma de continuar a história. Pelo jeito, os zumbis continuarão conquistando o mundo e vagando à procura de carne...
Notas do Autor: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 31/10/05, pela TV Globo, na sessão “Tela Quente”, às 22:30 horas. Houve uma continuação que recebeu o nome de “Resident Evil: Apocalipse”, com direção de Alexander Witt e roteiro de Paul W. S. Anderson, e que estreou nos cinemas brasileiros em 08/10/04. O terceiro filme da série chamou-se “Resident Evil 3: A Extinção” (Resident Evil: Extinction, 2007), novamente com Milla Jovovich e Oded Fehr, e dirigido por Russell Mulcahy. Foi lançado nos cinemas brasileiros em 05/10/07. O quarto filme da série chamou-se “Resident Evil 4: O Recomeço” (Resident Evil: Afterlife, 2010), com estréia nos cinemas brasileiros em 17/09/10.
“Resident Evil – O Hóspede Maldito” (Resident Evil, 2002) – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 30/05/06)