Efeito Colateral (2002)


O dia 08 de fevereiro de 2002 foi a data da estréia nos cinemas de um filme de ação que tem uma relação involuntária com os fatais acontecimentos terroristas contra os Estados Unidos do dia 11/09/01. Trata-se de “Efeito Colateral” (Collateral Damage), com o astro popular Arnold Schwarzenegger interpretando o papel do bombeiro Capitão Gordon Brewer, que perdeu sua esposa e filho pequeno na explosão de uma bomba no Consulado da Colômbia em Los Angeles, proveniente de um violento atentado terrorista cometido por um perigoso guerrilheiro colombiano, “El Lobo” (Cliff Curtis), que luta pela liberdade e protesta contra a interferência dos Estados Unidos na Colômbia e seu envolvimento no combate ao tráfico de drogas e à guerrilha.
Uma vez insatisfeito com a burocracia e os interesses da política anti terrorista americana, o bombeiro Brewer parte então para sua vingança pessoal contra “El Lobo” invadindo ilegalmente a Colômbia sozinho à procura do assassino de sua família, e se envolvendo com os guerrilheiros locais, a misteriosa esposa do terrorista (interpretada por Francesca Neri) e com um agente americano da CIA responsável pelas ações militares na Colômbia (interpretado por Elias Koteas).
Schwarzenegger faz o papel do “mocinho” num típico herói americano (o que soa meio estranho por ele ser um ator austríaco), que sozinho vai em busca de sua vingança contra o “bandido” na figura de um terrorista colombiano, na mesma velha história repleta de clichês e situações inverossímeis que só o cinema pode reproduzir. Tanto que na vida real os atos terroristas contra as torres do “World Trade Center” e “Pentágono” tiveram um final bem diferente daqueles que Hollywood costuma colocar em seus filmes. Seu lançamento teve até que ser adiado por causa desses atentados que tiveram sucesso nos resultados. Obviamente que existem várias cenas que constituem um exercício de entretenimento para os fãs de cinema de ação, com explosões, perseguições, tiroteios e pancadarias em cenas amparadas por interessantes efeitos especiais, e na interpretação do popular ator Schwarzenegger, mas a história não tem atrativos maiores e tenta apenas enaltecer a bravura dos americanos em busca de vingança contra o terrorismo, e expondo sua política imperialista em outros países.

Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 21/12/04, pela TV SBT, às 22:30 horas numa sessão que acontece às terças-feiras.

“Efeito Colateral” (Collateral Damage, Estados Unidos, 2002) – avaliação: 3 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/05/06)