Cruzada (2005)


Seguindo uma tendência do início desse novo século com a indústria do cinema produzindo filmes épicos com orçamentos gigantescos e abordando temas marcantes da história da humanidade, como “Gladiador”, “Tróia”, “Rei Arthur” e “Alexandre”, em 06/05/05 houve o lançamento mundial de “Cruzada” (Kingdom of Heaven, 2005), dirigido por Ridley Scott e com elenco de prestígio formado pelo jovem Orlando Bloom (mais conhecido como o arqueiro elfo Legolas da saga “O Senhor dos Anéis”), além do talentoso Edward Norton e os experientes Jeremy Irons e Liam Neeson.

A ação se passa no turbulento século 12 e o filme basicamente conta a história da incessante luta entre os povos com diferentes religiões pela conquista da cidade sagrada de Jerusalém, onde Jesus Cristo foi crucificado há cerca de 2.000 anos atrás. Nesse caso, o roteiro se concentra na guerra entre cristãos e muçulmanos, sendo os primeiros governados pelo Rei Balduíno IV (Edward Norton), que tem o corpo deformado pela lepra, e os últimos liderados pelo Rei Saladino (o sírio Ghassan Massoud).

Como pontos positivos destacam-se as cenas grandiosas de guerras sangrentas, decididas na lâmina das espadas rasgando a carne dos inimigos. E uma cena memorável e digna de registro, principalmente por sua agressividade crua, é quando uma tomada aérea evidencia um campo de batalha após o fim de um confronto violento, mostrando centenas de cadáveres de soldados ensangüentados espalhados para todos os lados, alguns amontoados uns sobre os outros, além de membros e cabeças decepadas irrigando o solo seco da planície com sangue. São uma infinidade de corpos destroçados pela ação devastadora do aço cortante das espadas, com uma legião imensa de urubus, abutres e corvos sobrevoando o local, prontos para degustar a carne e devorar os restos mortais dos soldados vencidos.
Porém, como todo “filme pipoca” produzido para gerar lucros, a história tem que apresentar um herói, nesse caso um ferreiro francês, Balian (Orlando Bloom), que após conhecer seu pai Godfrey (Liam Neeson), um respeitado guerreiro conhecido como o “Barão de Ibelin”, se tornou rapidamente um temido líder militar, numa situação bastante improvável e forçada. E que invariavelmente se apaixona pela mocinha, Sibylla, a irmã do rei cristão de Jerusalém, que depois tornou-se a rainha, interpretada pela francesa Eva Green. Além de uma infinidade de frases óbvias e repetitivas utilizadas para enaltecer a bravura dos soldados no campo de batalha com todo aquele papo clichê de sempre, do tipo “não demonstre medo perante seu inimigo”...

Os exércitos de ambos os lados exaltam Deus como seu protetor e guia na guerra, que é travada por motivos religiosos, segundo suas convicções equivocadas. Mas, na verdade, o objetivo mesmo é apenas saciar o desejo de conquista imperialista por poder e riquezas do ser humano, buscando a glória na derrota do inimigo, como sabiamente diz um dos personagens, Tiberias (Jeremy Irons), o conselheiro do Rei de Jerusalém.
E no final, fica a mensagem de um culto à estupidez humana, que sempre insistiu na guerra violenta como a solução das diferenças entre os povos, celebrando a irracionalidade e cobiça de nossa espécie ao longo de toda sua história, onde até os dias de hoje, muitos séculos depois, ainda travamos violentos confrontos na região onde está Jerusalém, o “Reino do Céu” do título original.

“Cruzada” (Kingdom of Heaven, 2005) # 313 – data: 12/05/05 – avaliação: 8 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/05/06)

Cruzada (Kingdom of Heaven, Estados Unidos / Espanha / Inglaterra, 2005). Duração: 145 minutos. Direção de Ridley Scott. Roteiro de William Monahan. Produção de Ridley Scott, Mark Albela, Bruce Devan, Henning Molfenter, Denise O’Dell e Thierry Potok. Produção Executiva de Lisa Ellzey, Branko Lustig e Terry Needham. Música de Harry Gregson-Williams. Fotografia de John Mathieson. Direção de Arte de Robert Cowper, John King e Marco Trentini. Desenho de Produção de Arthur Max. Edição de Dody Dorn. Elenco: Orlando Bloom (Balian), Eva Green (Sibylla), Liam Neeson (Godfrey), Jeremy Irons (Tiberias), Edward Norton (Rei Balduíno IV), Brendan Gleeson (Reynald de Chatillon), Ghassan Massoud (Saladino), Marton Csokas (Guy de Lusignan).