Dragão Vermelho (2002)


Um dos psicopatas mais populares do cinema, o Dr. Hannibal Lecter (interpretado pelo genial Anthony Hopkins, num papel que o consagrou), retornou em seu terceiro filme solo, após o sucesso de “O Silêncio dos Inocentes” (1991), e o mediano “Hannibal” (2001). Dessa vez mostrando eventos anteriores ao primeiro filme, estreou nos cinemas brasileiros em 01/11/02 “Dragão Vermelho” (Red Dragon), dirigido por Brett Ratner, mais conhecido pelos dois filmes da série de comédia “A Hora do Rush”.

Contando com um elenco estelar formado ainda por Edward Norton, Harvey Keitel e Ralph Fiennes, entre outros, a história é ambientada antes dos acontecimentos de “O Silêncio dos Inocentes”, onde neste uma agente do FBI, Clarice Sterling (Jodie Foster), pede ajuda ao presidiário Dr. Lecter para capturar outro psicopata assassino. Em “Dragão Vermelho” a premissa básica é muito parecida introduzindo também um agente do FBI, Will Graham (Norton), que está trabalhando num caso envolvendo canibalismo e solicita auxílio ao famoso psiquiatra Dr. Lecter, vindo a descobrir mais tarde uma terrível revelação sobre seu sinistro consultor levando o médico à prisão. Saindo gravemente ferido do confronto entre eles, o agente decidiu sair do FBI indo morar com a família em Marathon, uma pequena cidade da Florida. Mas é novamente recrutado sete anos depois por seu antigo chefe, Jack Crawford (Keitel), para trabalhar na investigação de um novo caso envolvendo outro perigoso “serial killer”, obrigando-o a recorrer novamente pela ajuda do canibal Dr. Lecter na prisão.
O assassino em questão é agora Francis Dolarhyde (Fiennes), que mata famílias inteiras com requintes de crueldade. Um de seus apelidos é “Tooth Fairy” (ou “Fada dos Dentes”), devido ao macabro costume dele deixar suas impressões dentárias no corpo das vítimas, e mais tarde passou a se chamar “Dragão Vermelho” por causa de uma enorme tatuagem em suas costas, inspirada numa ilustração de William Blake. Fazem parte ainda do convívio do assassino uma jovem colega de trabalho cega, Reba McClane (Emily Watson), por quem Dolarhyde se apaixona, e um repórter intrometido de um jornal sensacionalista, Freddy Lounds (Philip Seymour Hoffman), cuja curiosidade lhe custou caro. O agente Graham inicia então uma árdua jornada de perseguição ao psicopata, estudando detalhadamente suas ações e prováveis provas dos crimes, fato que permite seu afastamento involuntário da esposa, Molly (Mary Louise Parker), deixando-a perigosamente desprotegida.

A trilogia de Hannibal Lecter é baseada numa série de livros escritos por Thomas Harris. “Dragão Vermelho” foi o primeiro, lançado em 1981, seguido por “O Silêncio dos Inocentes” (1988, filmado em 91) e “Hannibal” (1999, filmado em 2001). O primeiro livro foi originalmente filmado por Michael Mann em 1986 como “Manhunter” e que também se chamou “Dragão Vermelho” aqui no Brasil. Nesse caso, William Petersen interpretou o agente Will Graham, Dennis Farina fez o papel do chefe Jack Crawford, Tom Noonan foi o psicopata assassino Francis Dolarhyde, Kim Greist foi Molly, a esposa de Graham, o papel da cega Reba McClane foi de Joan Allen, e o jornalista bisbilhoteiro Freddy Lounds foi interpretado por Stephen Lang. Já o papel de Hannibal Lecter (no filme de 86 o personagem era chamado de Lektor) ficou para Brian Cox. Esse primeiro “Dragão Vermelho” é um bom exemplo de um típico thriller envolvendo um serial killer e que mereceria uma atenção maior do público.
Com o sucesso de “O Silêncio dos Inocentes” dirigido por Jonathan Demme, filme vencedor de vários prêmios “Oscar”, o escritor Harris lançou novamente sua obra “Dragão Vermelho”, porém com um novo prólogo e alterações na história, culminando no filme dirigido por Brett Ratner. Curiosamente, o personagem do policial Jack Crawford foi interpretado por Scott Glenn em “O Silêncio dos Inocentes” e por Harvey Keitel em “Dragão Vermelho”, e o desagradável diretor da prisão Dr. Frederick Chilton (Anthony Heald) foi interpretado pelo mesmo ator em ambos os filmes. Contando com um elenco de grandes nomes e um roteiro complexo e interessante, a cargo de Ted Tally, que também fez “O Silêncio dos Inocentes”, esse terceiro filme da trilogia de Anthony Hopkins como Hannibal Lecter tem um clima intenso de suspense e ação, investindo bem menos no horror explícito que seu antecessor “Hannibal” (que tinha cenas grotescas como a do canibalismo com pedaços de cérebro).
“Dragão Vermelho” preferiu optar por uma tensão psicológica crescente entre os personagens, mostrando principalmente o aristocrático vilão Dr. Lecter, mesmo atrás das grades, como um maníaco frio e perverso, dono de uma mente extraordinária, mas também perturbada e capaz de cometer bárbaras atrocidades. Ralph Fiennes como o psicopata Dolarhyde também não fica atrás, interpretando magistralmente um assassino cruel e detalhista, com um passado violento que motivou sua insanidade. A trilogia começou de forma excelente com “Silêncio dos Inocentes” e terminou de forma satisfatória com “Dragão Vermelho” (ou seria o contrário?), fortalecendo ainda mais o prestígio de Anthony Hopkins na pele de um dos mais fascinantes psicopatas do cinema.

Nota: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 07/12/05, pela TV Globo, às 22:30 horas na sessão “Cinema Especial”, que acontece às quartas-feiras em ocasiões especiais, quando não há a exibição de algum jogo de futebol.

“Dragão Vermelho” (Red Dragon, 2002) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 12/05/06)