Fantasmas de Marte (2001)


Em 01/02/02 entrou em cartaz nos cinemas a ficção científica com elementos de horror “Fantasmas de Marte” (Ghosts of Mars), do diretor especialista no gênero John Carpenter.
Aproveitando a moda dos últimos anos com diversas produções abordando o tão misterioso planeta Marte, Carpenter lançou sua colaboração numa história ambientada em 2176, época em que a humanidade possui colônias de exploração no planeta vermelho, dominadas politicamente por mulheres. Um grupo de policiais tendo à frente a tenente Ballard (Natasha Henstridge, de “A Experiência”) está encarregado da perigosa missão de escoltar um bandido acusado de assassinato, James “Desolation” Williams (interpretado por Ice Cube), que está preso em Shining Canyon, um vilarejo de garimpeiros, levando-o até a cidade de Chryse. Ao chegarem de trem no local descobrem que os habitantes foram possuídos por forças malignas que se revelam como entidades marcianas que foram despertadas acidentalmente na detonação de uma mina subterrânea. Os “fantasmas de Marte” passam então a se apossarem dos corpos dos trabalhadores locais formando um exército primitivo para combater os invasores de seu planeta. A tenente Ballard e seu perigoso prisioneiro são obrigados a unirem suas forças para lutarem por sua sobrevivência.
A exemplo de seu filme anterior, “Vampiros” (1998), Carpenter abusou da violência nas cenas de confronto entre o grupo de policiais fortemente armados e os garimpeiros possuídos, com decapitações e tiroteios para todos os lados, sempre embalados por uma trilha sonora com música pesada, numa interessante combinação com a agressividade das ações. As sangrentas matanças lembram muito a carnificina dos vampiros num obscuro bar em “Um Drink no Inferno” (1995). Uma cena hilariante é quando um dos companheiros do marginal “Desolation” está sob o efeito de uma droga pesada e quando se apossou de um facão para cortar um explosivo, conseguiu a façanha de decepar o próprio dedo polegar, gritando depois de desespero. O visual de Marte é muito interessante com uma fotografia carregada em tons vermelhos em belas montanhas e canyons áridos, assim como os edifícios e demais construções das cidades, em momentos de pura ficção científica.
Mas apesar de alguns bons momentos de diversão, “Fantasmas de Marte” é apenas mais um filme mediano com um roteiro óbvio repleto de clichês e situações previsíveis, amparado por um elenco pouco expressivo, funcionando para quem está esperando muita porrada e violência gratuita numa história simples e comum. Os últimos trabalhos de John Carpenter estão nos dando saudades da época de “Halloween – A Noite do Terror” (1978) e outras pérolas similares como “O Enigma de Outro Mundo” e “Fuga de New York” no início dos anos 1980...

“Fantasmas de Marte” (Ghosts of Mars, 2001) – avaliação: 5,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 18/05/06)