M. I. B. - Homens de Preto II (2002)


Em 1997 foi lançada a ficção científica com elementos de humor “M.I.B – Homens de Preto” (M.I.B – Men in Black) dirigida por Barry Sonnenfeld e estrelada por Tommy Lee Jones e Will Smith, que contava a história de uma entidade secreta do governo americano encarregada de eventualmente hospedar e principalmente monitorar a ação de alienígenas na Terra. Como toda boa conspiração governamental, isso era feito sob os olhos do público porém sem o conhecimento deles, onde podíamos tranquilamente estar convivendo com um extraterrestre ao nosso lado e nem sabermos disso. O roteiro basicamente mostrava uma dupla de agentes secretos combatendo um monstruoso alienígena vindo numa nave parecida com um meteoro que se apossou do corpo de um fazendeiro e cuja aparência real se assemelhava a uma gigantesca barata. Foi um grande sucesso de bilheteria e trouxe belos efeitos especiais, principalmente com os estranhos alienígenas.
Agora, cinco anos depois, foi produzida a sequência “M.I.B. – Homens de Preto 2” (M.I.B. – Men in Black II), que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 12/07/02, com o mesmo diretor Sonnenfeld e dupla de atores principais, Will Smith e Tommy Lee Jones, que interpretam os agentes secretos “J” e “K”, respectivamente, e que possuem dessa vez a missão de impedir a ameaça de uma temível alienígena chamada Serleena (Lara Flynn Boyle), que na verdade é uma “Kylothiana” perversa e horripilante, uma espécie de criatura repleta de tentáculos que está disfarçada na pele de uma bela modelo humana, e que está na Terra à procura de um misterioso objeto que está em nosso planeta, a “Luz de Zartha”, que lhe confereria um super poder. Para auxiliá-la, ela recruta um outro alienígena disfarçado de humano, e que na verdade tem duas cabeças, uma delas escondida numa mochila às costas (interpretado por Johnny Knoxville). O agente “J” tornou-se agora um dos mais importantes membros do secreto órgão do governo que monitora os ET’s e vai atrás do antigo companheiro “K” que havia se aposentado tendo sua memória apagada e vindo a trabalhar como um pacato funcionário do correio chamado Kevin Brown, em uma pequena cidade em Massachusetts. Novamente juntos, eles enfrentam diversas aventuras e situações hilariantes em meio aos alienígenas mais esquisitos do universo. Além dos problemas normais de seu obscuro ofício, o agente “J” tem ainda outras missões adicionais como administrar a crise emocional de um de seus parceiros, o agente “T” (Patrick Warburton), e enfrentar seu inevitável romance com a bela Rita (Rosario Dawson), funcionária de uma lanchonete e testemunha de um crime entre alienígenas (mais tarde revelando ainda uma importante participação na trama).
Entre os destaques temos o divertido cachorro falante alienígena Frank, que já havia aparecido rapidamente no filme original, e que ganhou mais espaço dessa vez como um agente “MIB” sendo o responsável por várias cenas engraçadas envolvendo seus comentários; a minhoca Jeffrey, um criatura alienígena gigante de 200 metros de comprimento que habita os túneis do metrô; as pequenas criaturas semelhantes a ratos que vivem num mundo restrito ao interior de um armário de aço (e nesses dois últimos casos, o filme procura explorar bem os mitos populares sobre os medos das possibilidades de monstros habitarem os subterrâneos dos metrôs e os interiores dos armários); os engraçados quatro vermes extraterrestres (que também apareceram no primeiro filme) que proporcionam vários momentos de humor, principalmente quando tentam ajudar os agentes secretos no confronto com Serleena, e demonstram tremer de medo; o momento onde alguns funcionários dos correios revelam serem extraterrestres numa brincadeira aos profissionais dessa área; e a cena onde o agente “K” toca inadvertidamente com o dedo uma esfera brilhante mostrando que um simples toque pode ocasionar a destruição de um mundo, dependendo do ponto de vista. Alguns personagens do filme de 1997 retornaram agora como o alienígena contrabandista Jeebs (Tony Shalhoub), que tem o poder de regenerar rapidamente sua cabeça quando estourada, e o chefe dos “homens de preto”, o agente “Z” (Rip Torn).
Curiosamente, o veterano ator Peter Graves (que atuou como fixo na nostálgica série de TV “Missão Impossível” e em vários outros filmes “B” antigos de horror e ficção científica) aparece como um narrador de um bizarro programa de televisão que exibe casos insólitos e misteriosos, além também das participações rápidas do cantor Michael Jackson (tentando ser um dos “homens de preto”, o agente “M”) e do próprio diretor Barry Sonnenfeld (que não diz uma só palavra aparecendo como o pai de família da casa onde o agente “K” morava e que retorna para pegar suas armas num quarto secreto). Outra curiosidade é uma cena no quartel general dos agentes MIB onde o funcionário responsável por guardar a entrada da entidade está sentado lendo despreocupadamente um jornal enquanto o local está sendo invadido pela alienígena Serleena, e na primeira página desse jornal está escrita uma manchete sensacionalista, algo irônico como “Satã escapa do inferno!”, numa engraçada relação com os fatos que realmente estavam acontecendo na história.
O prestigiado maquiador Rick Baker (que também trabalhou no primeiro filme e em “Planeta dos Macacos” de Tim Burton) foi o responsável pela concepção fantástica dos esquisitos alienígenas, auxiliado pelos efeitos especiais da “Industrial Light and Magic” (ILM) de George Lucas. A trama de “Homens de Preto 2” é ambientada na cidade de New York e também foi prejudicada pelos atentados terroristas contra os Estados Unidos no trágico e histórico dia 11/09/01, com a queda fatal das torres do “World Trade Center”, as quais apareciam nas filmagens e tiveram que ser substituídas evitando uma possível reação negativa do público americano. A atriz Famke Janssen estava escalada inicialmente para o papel da alienígena Serleena chegando até a gravar algumas cenas, mas teve que abandonar a produção por problemas pessoais deixando a vaga para a bela Lara Flynn Boyle.
Enfim, “Homens de Preto II” acaba sendo mais um divertido filme oportunamente lançado no período das férias escolares no Brasil, repleto de excelentes efeitos especiais, apesar de ter uma história curta (somente 88 minutos), simples e até banal (o roteiro é de Robert Gordon e Barry Fanaro), sem elementos novos que parece deixar evidente a intenção dos realizadores em privilegiar os efeitos e os fantásticos alienígenas, que são realmente o grande e maior destaque, ao invés de investir numa história mais consistente. Tudo parece muito previsível e a solução final para concluir o confronto entre Serleena e os agentes secretos “J” e “K” é a esperada e não surpreende, apesar da cena final ser muito criativa e encerrar de forma magistral o filme...
Porém, apesar do fraco roteiro, “Homens de Preto II” cumpre seu objetivo de entreter (e com isso também lucrar...), e vale principalmente pelos alienígenas e pela presença do experiente ator Tommy Lee Jones, que foi um dos astronautas veteranos em “Cowboys do Espaço”, juntamente com Clint Eastwood. Para quem procura uma diversão modesta e com toques de humor, numa aventura de ficção científica com alienígenas bizarros, esse MIB II pode ser recomendado como uma boa opção, que igualmente já conquistou o público e deu o sinal verde para a realização de mais uma sequência, conforme já anunciado pela produtora “Columbia Pictures”.

Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 11/04/05, pela TV Globo, na sessão “Tela Quente”.

“M.I.B. – Homens de Preto 2” (M.I.B. – Men in Black II, 2002) – avaliação: 6 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 22/05/06)