Final Fantasy (2001)


Em 10/08/01 estreou a super produção “Final Fantasy” (Final Fantasy – The Spirits Within), num trabalho em conjunto entre os EUA e Japão. É uma aventura de ficção científica totalmente animada por computador em sofisticadas técnicas digitais no que há de mais avançado nesse tipo de tecnologia no mundo. O filme é inspirado num famoso e consagrado videogame de aventura que já foi lançado em várias versões e tornou-se muito popular com grande sucesso de vendas, e representa a evolução contínua da união entre os games e o cinema. Na verdade, é um ambiente diferente que tem suas características e atrações particulares. Foram gastos quase quatro anos no projeto todo e mais de 137 milhões de dólares na produção de um filme que resultou num impressionante show de efeitos visuais, mostrando nosso planeta Terra devastado por uma invasão alienígena e personagens tão bem detalhados que parecem atores reais.
No ano de 2065, após uma catastrófica invasão de criaturas alienígenas vindas em um meteoro, chamadas de “fantasmas”, a humanidade vivia confinada em pequenos grupos de sobreviventes em cidades conhecidas como “barreiras”, que eram protegidas da ação nociva dos seres invasores, os quais se alimentavam da energia interior das pessoas. Uma cientista, Dra. Aki Ross (dublada por Ming Na), auxiliada pelo experiente Dr. Sid (dublado pelo veterano Donald Sutherland), tentam combater os alienígenas através de estudos científicos e teorias espirituais segundo as quais todas as formas de vida possuem um espírito específico cujas manifestações podem ser colhidas. Esses espíritos combinados criariam uma onda de enorme intensidade e contrária a dos espíritos alienígenas, sendo a única forma de deter seu poder maléfico sobre o planeta. A própria Dra. Ross é contaminada pelos fantasmas, o que permite um elo de comunicação em seus sonhos com o passado dos alienígenas onde ela viaja até o planeta deles e descobre os acontecimentos que os levaram a atravessar o espaço e chegar em nosso planeta num fragmento de meteoro. Mas ela consegue se manter viva como cobaia das experiências do Dr. Sid e ambos, auxiliados por uma equipe militar formada pelo Capitão Gray Edwards (dublado por Alec Baldwin), o Sargento Ryan Whittaker (Ving Rhames) e os oficiais Jane Proudfoot (Peri Gilpin) e Neil Fleming (Steve Buscemi), partem para um confronto final com os invasores fantasmas. Para atrapalhá-los, surge em seu caminho um determinado oficial militar de alta patente, o General Hein (James Woods), homem arrogante e descrente das teorias espirituais, que imagina destruir tudo com um alto poder de fogo concentrado na cratera do meteoro.
As imagens são belíssimas com tomadas da Terra devastada, do planeta dos invasores, naves espaciais, cidades futuristas e as criaturas alienígenas que mais parecem espectros gigantescos e monstruosos. Os personagens são quase reais, tanto que levantaram até questionamentos preocupantes de atores de verdade quanto aos seus futuros no cinema, mas percebe-se claramente a performance artificial dos atores virtuais, garantindo que o verdadeiro cinema só é possível mesmo com os tradicionais “humanos” de carne e osso. Mas há espaço para todas as manifestações e “Final Fantasy” tem suas qualidades e interesses como um filme totalmente produzido por computador, assim como, o cinema “tradicional” , com atores de verdade atuando e passando emoções “reais”, continuará sempre trilhando seu caminho de entretenimento construindo seu legado na história dessa arte fascinante.

“Final Fantasy” (Final Fantasy, 2001) – avaliação: 8 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 18/05/06)