Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)


A popular série de literatura de fantasia descrevendo as aventuras do jovem bruxo “Harry Potter”, de autoria da escritora inglesa Joanne Kathleen Rowling, retornou aos cinemas após o lançamento em 2001 do primeiro filme da série, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
Dessa vez, o segundo livro da saga foi transformado num divertido filme e em 22/11/02 estreou nos cinemas brasileiros “Harry Potter e a Câmara Secreta” (Harry Potter and the Chamber of Secrets), novamente dirigido por Chris Columbus, com roteiro de Steven Kloves e com o mesmo elenco do filme anterior, formado principalmente pelo trio de adolescentes Daniel Radcliffe (que interpreta Harry Potter), Rupert Grint (que faz Rony Weasley) e Emma Watson (no papel de Hermione Granger). Ainda retornam em seus respectivos personagens os experientes atores Richard Harris (como o professor Alvo Dumbledore, que infelizmente morreu pouco antes do lançamento oficial do filme), Maggie Smith (como a professora Minerva McGonagal), Alan Rickman (como o sinistro professor Severo Snape), David Bradley (como o ranzinza Argus Filch), John Cleese (numa pequena ponta como o fantasma Nick-Quase-Sem-Cabeça) e Robbie Coltrane (como o simpático e gigantesco Hagrid).
Esse segundo filme de Harry Potter apresenta também em destaque outros novos personagens como o hilariante e incompetente professor de “Defesa Contra as Artes das Trevas” Gilderoy Lockhart (feito pelo consagrado ator Kenneth Branagh), o vilão sinistro Lucius Malfoy (papel de Jason Isaacs), pai do bruxo rival de Potter, Draco (Tom Felton), e o fantasma de uma jovem aluna que morreu no passado e que habita o banheiro feminino da escola, Murta-Que-Geme (Shirley Henderson). A história traz o jovem mago Harry Potter em férias na casa de seus severos tios Dursley, Valter (Richard Griffiths) e Petunia (Fiona Shaw), além do primo Duda (Harry Melling), quando recebe a visita de um elfo doméstico chamado Dobby (voz de Toby Jones) que o alerta para não retornar à Escola de Magia no mundo fictício de Hogwarts, onde Potter cursará o segundo ano. A estranha criatura alega que o bruxo adolescente estará em perigo, pois uma maldição havia sido libertada envolvendo uma misteriosa e antiga câmara secreta oculta no castelo da escola e que transformaria os alunos em estátuas de pedra. Ignorando o aviso do elfo, Potter parte para Hogwarts contrariando os irritantes tios, auxiliado pelo amigo Rony Weasley numa incrível fuga com um carro enfeitiçado voador. Uma vez novamente juntos, Potter e seus amigos, o desastrado Rony e a inteligente Hermione, enfrentam várias aventuras para descobrir o mistério que assombra a escola e combater o mal que habita a câmara secreta.
Com um alto orçamento de US$ 100 milhões, repleto de fascinantes efeitos especiais ao longo de 161 minutos de projeção, o segundo filme da saga de J. K. Howling, “A Câmara Secreta”, é muito mais divertido que o original produzido em 2001, “A Pedra Filosofal”, que teve seus momentos de interesse mas sem grande empolgação, num filme convencional de fantasia, amparado por efeitos visuais modernos e por uma história famosa da literatura infanto-juvenil mundial. Agora, os personagens em sua maioria já foram apresentados ao público e notavelmente percebe-se um investimento maior em cenas de ação, com um desfile de todos os tradicionais elementos característicos do universo da fantasia, com destaque para as cenas envolvendo as gritantes “mandrágoras”, os voadores “diabretes”, a assustadora aranha gigante “Aragog” (voz de Julian Glover) e seu exército de aracnídeos, a mortal e enorme serpente “Basilisco”, e o inusitado “quadribol”, esporte praticado voando-se sobre vassouras enfeitiçadas. Independente de qualquer comparação com o livro no qual foi baseado, o filme é um exercício de entretenimento voltado para quem gosta de se divertir com o cinema, não sendo necessário conhecer ou apreciar o universo ficcional do bruxo Harry Potter (como é o meu caso), porém é aconselhável assistir primeiro “A Pedra Filosofal”, para um maior entendimento dos elementos envolvidos na trama.
Isto tem justificado plenamente o enorme sucesso mundial de bilheterias. Harry Potter está bem mais interessante, mais esperto e ativo, assumindo de forma definitiva seu papel principal como um bruxo especial e com uma missão a cumprir. A presença de atores veteranos certamente atrai uma atenção maior, e dessa vez destacando a atuação do inglês Kenneth Branagh (responsável por diversas cenas cômicas com seu personagem convencido e farsante), além do notável amadurecimento do trio central de atores mirins, que demonstram talento e grande envolvimento com a produção. As milionárias franquias do cinema como “O Senhor dos Anéis” (da obra de J. R. R. Tolkien) e “Harry Potter” continuarão a invadir as telas grandes ao redor do planeta levando magia e povoando o imaginário das pessoas com seus fascinantes universos de fantasia.

Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 04/12/05, Domingo, pelo SBT, às 20:30 horas.

“Harry Potter e a Câmara Secreta” (Harry Potter and the Chamber of Secrets, Estados Unidos, 2002) – avaliação: 7,0 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 22/05/06)