Círculo de Fogo (2001)


Em 06 de abril de 2001 entrou em cartaz nos cinemas o drama de guerra “Círculo de Fogo” (Enemy at the Gates), com Jude Law, Joseph Finnes, Rachel Weiz e Ed Harris (arrasando como um atirador de elite alemão).
O filme fala de um acontecimento real em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial, na longa batalha entre alemães e russos na cidade de Stalingrad, onde um atirador de elite russo (Law) é transformado em herói de guerra por sua bravura e principalmente por propaganda política, objetivando elevar o moral dos soldados russos no campo de batalha. Para combatê-lo, um oficial da elite nazista (Harris) é recrutado e ambos fazem um duelo particular.
Juntamente com “O Resgate do Soldado Ryan” e “Além da Linha Vermelha”, o filme é grandioso, com fortes cenas de violência, e principalmente um bom exemplo da estupidez e irracionalidade humana que leva à guerra, nesse caso ainda pior por ser um confronto particular entre os ditadores Stalin e Hitler, cuja arrogância política foi responsável pela morte de milhares de soldados e civis de suas respectivas nações.

“Círculo de Fogo” (Enemy at the Gates, 2001) – avaliação: 8 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/05/06)