Viagem ao Fundo do Mar - O Monstruoso Homem Peixe (1964/68) - série de TV


VIAGEM AO FUNDO DO MAR: O MONSTRUOSO HOMEM PEIXE
Extração do fluído pineal completa. Cinco centímetros foram removidos. Deve ser o suficiente para transplantação para o paciente.
– Dr. Borgman, em sua experiência na criação do Homem Peixe.

A fantástica e nostálgica série de televisão dos anos 1960 “Viagem ao Fundo do Mar” (Voyage to the Bottom of the Sea, 1964-68), criada e produzida pelo lendário Irwin Allen (1916-1991) foi um dos maiores exemplos de pura diversão com histórias de ficção científica e horror repletas dos tradicionais elementos característicos do gênero, principalmente as ações inescrupulosas dos chamados “cientistas loucos” e suas experiências científicas absurdas para conquistar o mundo.

(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)

Fazendo parte dessa temática que tanto povoou o cinema fantástico por décadas e até hoje incita a imaginação dos apreciadores do gênero, está o episódio “O Monstruoso Homem Peixe” (The Menfish). A história é sobre um “cientista louco”, Dr. Borgman (John Dehner), e seu assistente Hansjurg (Victor Lundin), em meio a uma experiência completamente inverossímil: criar homens peixes a partir da extração da secreção da glândula pineal humana (localizada na base do cérebro, na parte traseira do pescoço), injetando-a em peixes e submetendo-os à exposições de doses de radiação em determinadas condições de temperatura da água (18 graus Célsius) e pressão (20 decibares).
Inicialmente criando seres mistos de homem e peixe no tamanho pequeno do segundo (algo em torno de 30 cm), o próximo passo na experiência era agora transformá-los para o tamanho natural do primeiro, a altura padrão de um homem (aproximadamente 1,80 m) através da exposição dos pequenos seres mutantes à elementos radiativos no mar a uma profundidade de 105 m (um evento ainda mais inverossímil, o que só reforça a curiosidade despertando nosso interesse e consequente diversão). Para isso, o cientista Dr. Borgman requisitou o auxílio do submarino nuclear “Seaview”, conseguindo a autorização para realizar sua macabra experiência vinda diretamente do Almirante Harrigan Nelson (Richard Basehart – ator fixo na série, mas que não participou desse episódio sendo o seu nome apenas citado).
Para preencher a ausência de Nelson, que fora chamado para uma reunião secreta do governo, foi requisitado o também Almirante Roy Park (Gary Merrill), que já conhecia o Dr. Borgman e era um antigo desafeto de seu trabalho, sempre questionando sua ética científica e os resultados inconsequentes de suas experiências.
O objetivo do “cientista louco” era criar um exército de homens peixes controlados por ele através do implante de um componente eletrônico no cérebro que podia manipular suas ações, e assim ele poderia conquistar os oceanos. Uma vez o Almirante Park descobrindo as reais intenções do cientista, ele é dominado e suas ações são manipuladas devido ao implante do mesmo tipo de aparelho controlador em seu cérebro.
O comandante do “Seaview”, Capitão Lee Crane (David Hedison), juntamente com seu imediato Chefe Chip Morton (Bob Dowdell), cedem então a sala de mísseis do submarino para abrigar o laboratório do Dr. Borgman. A experiência da criação de um ser misto de homem e peixe com o tamanho do primeiro funciona com sucesso e a criatura é trazida à bordo sendo posteriormente responsável pela morte de um tripulante curioso e inconsequente. Devido a esse incidente, o mutante passa a ser mantido agora fora do submarino e numa outra experiência ele recebe uma alta dosagem de radiação transformando-se num gigantesco monstro maior que o próprio “Seaview”, surpreendendo a todos, inclusive o “cientista louco” Dr. Borgman, que via na imensa criatura a concretização de seus ideais de conquista dos mares. Porém, ele não conseguia controlar o descomunal homem peixe com seu aparelho eletrônico e o monstro passou a atacar o “Seaview” agitando-o como se fosse um brinquedo.
Como já esperado no desfecho de todos os episódios, mantendo o clássico e conhecido clichê já largamente explorado, o colossal homem peixe é derrotado por uma rajada de raios laser disparada pelo “Sub-voador”, um pequeno veículo que voa e navega sob a água com grande agilidade, pilotado pelo Almirante Park. E o Dr. Borgman é assassinado por seu assistente Hansjurg, arrependido de colaborar com as experiências e discursando que gostaria agora de ajudar a humanidade.
Os efeitos especiais são completamente toscos e divertidos. Percebe-se claramente um homem vestido com uma roupa de borracha simulando um monstro atacando o submarino (uma maquete de aproximadamente 1,5 m de comprimento). Em determinado momento, o homem peixe (ainda do tamanho natural de um homem) arromba uma porta supostamente de aço do “Seaview” e percebe-se que não passa de um cenário de papelão. Em outra cena, o homem peixe do tamanho do segundo nada mais é que um boneco imóvel completamente artificial. Os rugidos ferozes emitidos pelo homem peixe são os mesmos ouvidos em quase todos os episódios envolvendo monstros. E o mais fascinante nisso tudo é que a série tinha a real intenção em ser séria, o que torna todas essas deficiências uma verdadeira preciosidade dos filmes de baixo orçamento.
“O Monstruoso Homem Peixe” é apenas mais um episódio de “Viagem ao Fundo do Mar” que apresenta em seu incrível argumento monstros criados por cientistas loucos, ou alienígenas hostis que querem conquistar a Terra, ou ainda seres aquáticos gigantescos que ameaçam a humanidade. Isso sem contar os diversos incidentes militares que ameaçam a destruição do planeta por guerras nucleares, a aparição de fantasmas que assombram o submarino e seus tripulantes, e todo tipo de histórias fantásticas que são a marca registrada do mais puro entretenimento.

Nota do Autor: Esse artigo complementa o texto “Viagem ao Fundo do Mar: O Ataque da Aranha Monstruosa”, já publicado anteriormente no meu fanzine Juvenatrix # 70 (janeiro 2003) e no site Boca do Inferno (www.bocadoinferno.com) em 20/12/02, onde são relatados maiores detalhes e informações sobre a série. A presente matéria tem como objetivo maior enfocar especificamente o episódio “O Monstruoso Homem Peixe”.

“Viagem ao Fundo do Mar” (Voyage to the Bottom of the Sea, 1964/68) – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 08/12/05)

Viagem ao Fundo do Mar (Voyage to the Bottom of the Sea, Estados Unidos, 1964/1968). Twenty Century Fox. O episódio “O Monstruoso Homem Peixe”, tema desse artigo, tem o título original de “The Menfish” – Roteiro: William Read Woodfield e Alan Balter. Direção: Tom Gries. Elenco: David Hedison (Capitão Lee Crane), Bob Dowdell (Chefe Chip Morton), John Dehner (Dr. Borgman), Gary Merrill (Almirante Roy Park), Victor Lundin (Hansjurg), Wayne Heffley (médico), Del Monroe (Kowalski).