Criatura (2004)


Eles precisavam de DNA alienígena para fazer uma arma. Agora eles precisarão de um milagre para sobreviver

“Há aproximadamente dez mil anos, no começo da civilização, um meteoro chocou-se com a Terra. Para muitos, era um sinal de que os deuses furiosos preparavam-se para punir um mundo desobediente. Mas para outros foi apenas um mistério... Dentro do meteoro, havia uma pedra, a Estrela da Manhã. As lendas sobre sua existência cresceram e os que acreditavam diziam que tinha poderes místicos que não eram desse mundo... E a pedra passou de mão em mão. Cada dono acreditava que tinha a arma mais poderosa contra os inimigos... E estavam certos... Mas a pedra desapareceu. Perdida e enterrada nas areias por milhares de anos. Até que sua própria existência foi apagada da História. Exceto nos textos mais antigos”.

Uma pedra misteriosa, um artefato alienígena criado por uma raça superior, com quarenta bilhões de símbolos gravados, ou cadeias de DNA, vinda do espaço sideral através de um meteoro há muito tempo atrás. Encontrada agora numa escavação arqueológica dentro de uma arca e utilizada pelo cientista Dr. Alan Woodman (John Savage, descabelado e com cara de “louco”), numa experiência genética para a criação de um monstro alienígena como alternativa de guerra. Algo dá errado e a criatura foge, matando todos que surgem pela sua frente, se alimentando de suas carnes frágeis. E para destruí-la e tentar retomar o controle da operação, o exército envia um grupo de soldados especiais.
Mesmo sendo mais uma história já explorada à exaustão em uma infinidade de filmes similares, novamente esse é o argumento básico da ficção científica com elementos de horror “Criatura” (Creature, 2004, e que também é conhecido pelo nome original alternativo de “Alien Lockdown”), uma produção para a televisão da “Nu Image” dirigida por Tim Cox (de “Homem-Larva”), e que foi lançada em DVD no Brasil pela “Califórnia Filmes”.
Num laboratório secreto de pesquisas, localizado numa região glacial e isolada, o Dr. Woodman está coordenando uma experiência para o exército americano, monitorada pelo inescrupuloso Coronel Anslow (Martin Kove), que consiste no desenvolvimento de uma criatura alienígena predadora (interpretada por Stanislav Dimitrov), como uma espécie de arma de guerra. O cientista “louco” é auxiliado nesse trabalho científico pelo especialista em computadores e decifrador de códigos Charlie Dryfuss (James Marshall). Porém, um acidente deixa a experiência fora de controle e o monstro alienígena escapa se escondendo na base, à espreita nas sombras, caçando e destroçando os humanos de forma violenta. Para matar a criatura, é enviado ao laboratório um grupo especial de soldados treinados e fortemente armados candidatos a se tornarem cadáveres. A equipe é composta pelo misterioso Tenente Raymond Green (T. M. Van Ostrand), os soldados Meyer (Nathan Perez), Temple (Atanas Srebrev), Kearns (David Kallaway) e Moog (Stanimir Stamatov), além de ser liderada pela corajosa Rita Talon (Michelle Goh). Eles têm apenas 16 horas para cumprir a missão, mas não imaginam que além da criatura alienígena, eles enfrentarão também uma conspiração governamental.
“Criatura” não apresenta absolutamente nada que já não se tenha visto inúmeras vezes em outros filmes do mesmo estilo. É mais um filme de ação envolvendo o confronto mortal entre um monstro e um grupo de soldados, dentro de um ambiente isolado, escuro e carregado de claustrofobia, além de muita correria, tiroteios ensurdecedores, perseguições frenéticas, corpos destroçados e sangue em profusão. E para complementar, encerrando com o tradicional desfecho previsível, onde é fácil adivinhar quem morre, quem vive, e com todos aqueles clichês óbvios de sempre. Em compensação, o filme tem até alguns bons efeitos especiais, apesar da criatura ser inspirada de forma exagerada no alienígena de “Predador” (87), com um suspense mediano que até pode divertir um pouco os fãs menos exigentes.

Depois de estudar ciências humanas, história e matemática, como eu estudei, não há outra explicação. É tão óbvio. A luz contra a escuridão. O certo contra o errado. O bem contra o mal. Só que agora não estamos ditando as regras” – Dr. Woodman

“Criatura” (Creature / Alien Lockdown, 2004) # 300 – data: 16/02/05 – avaliação: 5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/02/06)

“Criatura” (Creature / Alien Lockdown, Estados Unidos, 2004). Nu Image. Duração: 90 minutos. Direção de Tim Cox. Roteiro de Ross Helford e T. M. Van Ostrand, a partir de história de Boaz Davidson, John Thompson e Ken Badish. Produção de Ken Badish, Boaz Davidson e Tavin Marin Titus. Produção Executiva de Danny Dimbort, Avi Lerner e Trevor Short. Fotografia de John Bartley. Música de John Dickson. Edição de Marc Jakubowicz e Joe Plenys. Desenho de Produção de Carlos Da Silva. Efeitos Especiais de Willie Botha. Elenco: James Marshall, Michelle Goh, John Savage, Martin Kove, Stanislav Dimitrov, Nathan Perez, T. M. Van Ostrand, Atanas Srebrev, David Kallaway, Stanimir Stamatov, Krasimir Pashov, Veronika Sitih, Raicho Vasilev, Alan J. Lam.