O Dom da Premonição (2000)


Em 31 de agosto de 2001 estreou nos cinemas o suspense com elementos sobrenaturais “O Dom da Premonição” (The Gift), dirigido pelo grande Sam Raimi (criador de “The Evil Dead”, 1982, um dos maiores filmes de horror de todos os tempos, e responsável também pelo excelente “Um Plano Simples”, de 1998). Além dessa ótima credencial, ainda tem no elenco a talentosa atriz Cate Blanchett e os conhecidos Keanu Reeves e Giovanni Ribisi.
Annie Wilson (Blanchett) é uma viúva e mãe de três filhos pequenos que possui desde sua infância um dom de premonição, através de imagens em sonhos e na leitura de cartas mediúnicas. Para completar o orçamento familiar, ela trabalha como cartomante em sua pequena cidadezinha e sua rotina começa a se complicar quando é ameaçada pelo marido violento (Reeves) de uma de suas clientes, para quem aconselha se separar devido aos constantes maus tratos, e quando se envolve na denúncia através de suas visões, do assassinato de uma jovem (Katie Holmes), filha de um rico empresário local. Sua situação ainda piora quando também tenta ajudar um jovem maníaco (Ribisi), perturbado mentalmente por ter sido molestado sexualmente pelo pai na infância.
O roteiro é bem interessante, co-escrito pelo ator Billy Bob Thornton, com várias alternativas e situações, misturando elementos sobrenaturais como visões e imagens do além, numa história de suspense com direito a um final no estilo “Além da Imaginação”, além da presença de cenas noturnas bem fantasmagóricas em meio a uma floresta com um lago sinistro e árvores mais parecendo criaturas macabras.

“O Dom da Premonição” (The Gift, 2000) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/06/06)