2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)


Alguns filmes de ficção científica são imortais, clássicos que jamais serão esquecidos e sempre que possível serão reverenciados. “2001: Uma Odisséia no Espaço” (2001: A Space Odyssey), filmado em 1968 pelo genial e já falecido cineasta Stanley Kubrick, certamente é um deles, pois tornou-se uma referência dentro do gênero.
Ao conhecê-lo pela primeira vez, a sensação é estranha, o filme é grandioso, repleto de belos efeitos especiais, trilha sonora com música clássica, enormes naves espaciais, poucos diálogos e história de complexa interpretação, sendo necessário uma atenção especial para compreendê-lo.
Mas, após conhecê-lo melhor é inevitável o impacto impressionante de suas imagens e a transmissão de sua idéia central, através de um artefato descoberto na nossa Lua pela humanidade, deixado como uma sonda automática por uma raça alienígena super inteligente num passado longínquo, com o objetivo de monitorar a evolução da raça humana e ser informada quando estivesse conquistando as estrelas.
O ano de 2001 acabou tornando-se uma marca para as gerações que acompanharam o filme, como uma referência de um futuro onde o Homem estaria realizando a tão esperada odisséia no espaço, o que de forma frustrante não se verificou na realidade, apesar dos notáveis avanços científicos, visto que esse futuro já chegou, logo vai passar e estamos ainda muito longe das viagens interestelares tripuladas, para a conquista do espaço e contato com outras raças inteligentes. Ou seja, continuamos ainda no campo da ficção científica, porém o filme continuará sendo sempre um grande momento de entretenimento.

“2001: Uma Odisséia no Espaço” (2001: A Space Odyssey, 1968) – avaliação: 10 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 07/06/06)