Alien Vs. Predador (Alien Vs. Predator, 2004)


Confirmando a tendência de misturar personagens de filmes diferentes numa mesma história, num estilo parecido com o que aconteceu com “Freddy vs. Jason”, lançado em 2003, tivemos agora mais um crossover do gênero fantástico, dessa vez envolvendo duas das mais temíveis criaturas alienígenas do cinema: “Alien Vs. Predador” (Alien Vs. Predator, 2004), que chegou ao Brasil em 03/09/04.
É o oitavo filme da franquia, que já tem quatro produções no universo ficcional de “Alien”, monstros horrendos que babam gosmas nojentas, e outros três filmes sobre o “Predador” (incluindo "Predadores"), um alienígena caçador que possui uma tecnologia muito superior à humanidade, com capacidade de invisibilidade e belas e imensas naves espaciais para viajar pelas estrelas.
Com direção do especialista no gênero Paul W. S. Anderson, o mesmo de filmes como “O Enigma do Horizonte”, “O Soldado do Futuro”, “A Visão / Visões” e “Resident Evil – O Hóspede Maldito”, o filme que reúne essas famosas criaturas conta a história de uma imensa pirâmide encontrada na Antártida, soterrada 600 metros solo abaixo. A antiga construção foi descoberta pelos satélites especiais de um industrial bilionário, Charles Bishop Weyland (o sempre presente Lance Henriksen, ator extremamente produtivo), que convoca uma expedição de reconhecimento liderada por Alexa Woods (Sanaa Lathan). Uma vez lá, eles descobrem também que na verdade foram atraídos ao local para servirem de hospedeiros, estando no meio de uma guerra histórica entre duas raças alienígenas monstruosas.
“Alien Vs. Predador” é carregado de belos efeitos especiais e muita ação e violência, com elementos que lembram outros filmes como “A Múmia” (1999), devido ao clima de aventura arqueológica. Mas inevitavelmente existem muitas cenas exageradas, principalmente envolvendo a protagonista heroína, numa tentativa forçada de relembrar a Tenente Ripley de “Alien”, com um resultado infinitamente inferior. Apesar do excesso de ação e barulho, e horror de menos, o filme ainda assim vale o ingresso do cinema e provavelmente a saga ainda terá continuidade graças ao enorme gancho no final para mais sequências.

“Alien Vs. Predador” (Alien Vs. Predator, 2004) – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 08/06/06)