Ameaça Virtual (2001)


(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)

Em 27 de abril de 2001 estreou nos cinemas brasileiros “Ameaça Virtual” (AntiTrust), trazendo Tim Robbins como o magnata da informática Gary Winston, dono da NURV, uma espécie de clone de Bill Gates e sua Microsoft, que domina o mercado mundial digital dos softwares utilizando-se de meios ilegais para isso, roubando as idéias dos programadores de “garagem” (os chamados “geeks”) e eliminando-os eventualmente.
Para lançar um novo sistema de telecomunicações via satélite chamado Synapse, o empresário recruta um jovem e inteligente programador (Ryan Phillippe), que ao investigar a morte suspeita de um amigo também programador, acaba descobrindo toda a conspiração criminosa de corrupção onde estão envolvidos membros de todos os lugares, até do Ministério da Justiça. Ajudado por outros amigos, ele consegue desmascarar a farsa em rede nacional ao vivo.
É uma crítica social ao monopólio da informática insinuando o ambiente sem escrúpulos das megas corporações que dominam esse mundo virtual. Um thriller com elementos de ficção científica e clichês convencionais.

“Ameaça Virtual” (AntiTrust, 2001) – avaliação: 6 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 12/06/06)