Vampiros do Deserto (2001)


No dia 07/12/01 entrou em cartaz nos cinemas brasileiros o horror “Vampiros do Deserto” (The Forsaken), mais um “road movie” de vampiros no mesmo estilo de “Quando Chega a Escuridão” (Near Dark, 1987).

(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)

Um jovem montador de trailers de filmes de horror “B”, Sean (Kerr Smith) pega emprestado um carro e viaja pelas belas estradas dos Estados Unidos rumo à Miami para o casamento de sua irmã. No caminho ele acaba dando carona a um outro rapaz (Brendan Fehr), vindo a descobrir mais tarde que na verdade ele é um “caçador de vampiros”. Numa das paradas numa lanchonete de beira de estrada eles encontram uma garota (Izabella Miko) que havia sido mordida por um vampiro (Johnathon Schaech) e seu sangue infectado por um vírus que algum tempo depois também a transformaria numa criatura da noite, a não ser que o vampiro responsável pelo ataque fosse destruído antes em solo sagrado. O próprio caçador de vampiros também fora infectado há um ano e conseguia prolongar sua vida como um humano normal através de antídotos temporários, procurando por seu agressor viajando pelo interior do país, assim como o próprio Sean também fora mordido involuntariamente pela garota e também passara a procurar por sua cura.
“Vampiros do Deserto” é mais um das centenas de filmes sobre os famosos sugadores de sangue, e nesse caso o filme introduz uma nova variação ao tema explicando a origem do vampirismo através de uma guerra bárbara na Europa de alguns séculos atrás, onde numa batalha mortal entre turcos e franceses, esses últimos num grupo de duzentos soldados foram massacrados restando apenas nove sobreviventes. A lenda dizia que o demônio Abaddom sempre aparecia após as batalhas para aprisionar as almas dos soldados mortos e o grupo de sobreviventes da carnificina fez um pacto com o demônio, menos um dos soldados, que por isso foi assassinado pelos companheiros e teve seu sangue bebido por eles (explicação para a necessidade de sangue para o vampiro). Mais tarde, arrependidos do que fizeram o grupo de oito homens escondeu-se por muito tempo em cavernas sombrias (explicação para a oposição à luz) tomando depois cada um seu rumo diferente pelo mundo ao longo dos séculos sendo chamados de “os abandonados” ou “the forsaken” do título original. Um deles foi destruído pela Inquisição Espanhola, três foram mortos de outras formas, e quatro ainda vagavam pelo planeta, com um na África, um no leste da Europa e dois nos Estados Unidos.
A partir daí, Sean e seu novo amigo passam a caçar o vampiro mestre pelas estradas desertas americanas, seguindo seu enorme rastro de mortes pelas pequenas cidades do caminho, as quais acabavam sempre sendo noticiadas como consequências de assaltos ou obras de “serial killers”, nunca despertando a atenção da polícia para um ato de vampiro.
No final, como já era de se esperar, os jovens conseguem destruir um dos “abandonados” libertando a influência vampírica de Sean e da garota, porém não ainda a do caçador que na verdade fora infectado pelo outro vampiro que vaga pelo país, e eles partem então novamente pelas estradas em busca da outra criatura da noite, propiciando claramente a possibilidade de uma continuação caso seja o desejo dos produtores.
Uma cena forte de grande violência foi quando um guarda rodoviário pára o carro que levava de dia o vampiro escondido no porta malas (ele possui um “escravo” para dirigir durante a luz do sol) e ao abrí-lo é surpreendido com um disparo de espingarda que o arremessa vários metros contra seu próprio carro e ainda agonizando em cima do capô da viatura, o motorista do vampiro incendeia com gasolina o policial que se debate desesperado em meio às chamas.
No mais, é mais um filme mediano de vampiros, com vários clichês do gênero, atores convencionais e alguns absurdos (na maioria dos filmes o vampiro é sempre morto pela exposição à luz solar e é incrível como o confronto final com seus algozes sempre coincide com os últimos momentos da noite e início do amanhecer com o sol aparecendo numa velocidade espantosa e bem conveniente). Porém, tem também seu interesse com algumas boas cenas noturnas de perseguição pelas estradas e a introdução de novas idéias para o surgimento do vampirismo.

“Vampiros do Deserto” (The Forsaken, 2001) – avaliação: 6 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 02/06/06)