Vanilla Sky (2001)


Em mais um aniversário da grande cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 2002, entrou em cartaz nos cinemas o suspense psicológico com elementos de ficção científica “Vanilla Sky” (Vanilla Sky, 2001), trazendo no elenco Tom Cruise, Penélope Cruz e Cameron Diaz, num triângulo amoroso de graves conseqüências.
Cruise interpreta o jovem David Aames, filho de um rico empresário proprietário de uma grande editora que faleceu e deixou a empresa em suas mãos com a maioria das ações, dividindo o poder com uma diretoria formada por um grupo de sete executivos. David tem um caso amoroso com Julie Gianni (Cameron Diaz) e na festa de seu aniversário conhece e se apaixona por Sofia Serrano (Penélope Cruz), uma jovem espanhola apresentada a ele por seu melhor amigo. As coisas começam a se complicar quando sua amante Julie furiosa e com ciúmes decide se suicidar jogando seu carro por um viaduto e com a companhia de David. Ela morre e ele sobrevive, porém com o rosto desfigurado e o braço direito destruído. A partir daí fatos estranhos surgem ao redor do jovem empresário, que é preso acusado de assassinato e já não consegue mais distinguir o que é sonho (ou pesadelo) e realidade.
Anunciado como uma história de suspense, na verdade “Vanilla Sky” (o nome vem de um quadro valioso de Monet) é um thriller de ficção científica de menor impacto porém nos mesmos moldes dos similares “Matrix”, “O 13o Andar” ou “ExistenZ”, onde uma linha muito tênue separa os mundos dos sonhos e da realidade, envolvendo experiências de criogenia em seres humanos e eventos no futuro. Tom Cruise está bem no papel de um jovem confuso com o mundo ao seu redor, vindo somente mais tarde a saber a verdade dos fatos, tendo como conselheiro na prisão o psicólogo Dr. McCabe, interpretado por Kurt Russell (é interessante vê-lo num papel mais dramático, saindo um pouco dos seus habituais filmes de ação), e tendo como amantes as belíssimas Penélope Cruz (Cruise iniciou um romance com a atriz fora das telas após sua separação com Nicole Kidman) e Cameron Diaz (uma das agentes da refilmagem de “As Três Panteras”).
O roteiro é muito interessante, no melhor estilo “Arquivo X”, onde constantemente se tem a impressão de uma conspiração na vida de David, que poderia ser manipulada pela diretoria da empresa que quer destituí-lo do poder, e sempre levantando questões sobre o que é ou não realidade. O filme é uma refilmagem do espanhol “Abre los Ojos” (Preso na Escuridão) de 1997, dirigido por Alejandro Amenábar, o mesmo diretor talentoso do drama de horror “Os Outros”, e funciona muito bem como uma trama sombria envolvendo os pesadelos reais ou imaginários de um jovem transtornado em busca da verdade.

“Vanilla Sky” (Vanilla Sky, 2001) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 04/06/06)