Shrek (Shrek, 2001)


Nos últimos anos tem ocorrido uma avalanche de filmes no cinema com desenhos animados de fantasia. Não tenho visto quase nenhum, primeiro por não despertar mesmo grande interesse e depois pela enorme dificuldade em se assistir versões legendadas, pois as distribuidoras dão preferência disparada para as cópias dubladas direcionadas ao público infantil. Ainda assim, de todos esses filmes consegui ver dois: os ótimos FormiguinhaZ e Shrek, esse último lançado nos cinemas em 22/06/01. Ambos são de uma concorrente da “Disney”, a “DreamWorks”, que aliás tem produzido excelentes trabalhos com muitos efeitos especiais e entretenimento.
Shrek” conta a história de um feio e enorme ogro verde de nome homônimo, que mora solitariamente num pântano. Sua rotina é perturbada quando uma multidão de personagens de contos de fadas tradicionais são expulsos por um vilão de seu reino e invadem o pântano antes sossegado de Shrek. Auxiliado por um divertido burro falante, o ogro é obrigado a partir com destino para um velho castelo onde está aprisionada uma princesa chamada Fiona protegida por um dragão cuspidor de fogo, com o objetivo de resgatá-la e oferecê-la como esposa do vilão para poderem ficar novamente em paz no pântano, com os personagens de fantasia sendo retirados de suas terras.
As vozes originais de atores experientes como Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (burro) e John Lithgow (vilão), além da jovem e bela Cameron Diaz (Fiona), garantem grande autenticidade aos personagens, numa história muito divertida com direito à piadas e paródias com os tradicionais contos de fadas.

Observações: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 20/12/04, pela TV Globo, às 22:00 horas na sessão “Tela Quente”. Teve continuações em 2004, “Shrek 2”, e em 2007, “Shrek Terceiro” (Shrek the Third).

“Shrek” (Shrek, 2001) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/06/06)