Sinais (2002)


O diretor indiano M. Night Shyamalan, responsável por “O Sexto Sentido” (1999) e “Corpo Fechado” (2000), retorna em outra produção igualmente com elementos sobrenaturais, “Sinais” (Signs), que estreou nos cinemas brasileiros em 20/09/02. Ao contrário dos dois filmes anteriores estrelados por Bruce Willis, dessa vez o elenco é liderado por Mel Gibson, visto pouco antes no drama da Guerra do Vietnã “Fomos Heróis”, tendo ao seu lado Joaquin Phoenix, de “Gladiador”.
A história, produzida e escrita também pelo multifuncional Shyamalan, procura explorar o mistério da aparição de enormes sinais com estranhos formatos em plantações ao redor do mundo. O filme mostra uma pacata família de fazendeiros do interior da Pensilvânia, Estados Unidos, formada pelo pai, Grahan Hess (Gibson), um ex-padre em crise com sua fé após a morte violenta da esposa Collen (Patricia Kalember) num acidente de carro; seu irmão Merrill (Phoenix), um ex-jogador de baseball; e seus filhos pequenos, Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin). Eles possuem uma grande plantação de milho e repentinamente surgem do nada enormes clareiras no meio da vegetação e que vistas do alto sugerem misteriosas formas geométricas como se fossem algum tipo de código. O mesmo passa a acontecer em vários outros lugares ao redor do mundo e logo a imprensa começa a relacionar os fatos com possíveis ações extraterrestres. Por curiosidade, até o Brasil aparece em uma sequência onde num vídeo amador algumas crianças viram uma criatura supostamente alienígena no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo. Auxiliado por uma policial local, a oficial Paski (Cherry Jones), o fazendeiro Grahan tenta descobrir a origem dos estranhos e gigantescos “sinais” que surgiram em sua propriedade, avaliando a possibilidade de serem obra de alguma brincadeira ou algo maior, mais sinistro e misterioso, sugerindo inscrições para uma invasão coordenada extraterrestre.
Deixando um pouco de lado os fascinantes efeitos especiais que tem povoado as grandes super produções com temáticas similares e utilizando um orçamento menor de US$ 62 milhões com um retorno de bilheteria muito acima disso, “Sinais” é um suspense com elementos de ficção científica que investe fortemente numa história repleta de situações sugeridas, explicações obscuras e muita tensão, levantando questões interessantes como a possibilidade de contatos alienígenas, amistosos ou hostis. Os enigmáticos círculos gigantescos que surgem de forma perfeita e instantânea no meio de plantações instigam a imaginação das pessoas sobre suas reais origens e propósitos. Seria uma farsa muito bem produzida ou realmente um sinal com um importante significado de uma civilização não humana?
O elenco está muito bem, tendo à frente o experiente Mel Gibson, que iniciou sua carreira com a nostálgica FC apocalíptica “Mad Max” (1980), com destaque especial para as interpretações convincentes das crianças e da atuação do próprio diretor Shyamalan como Ray Reddy, um veterinário vizinho da família Hess, com uma pequena participação porém de importância fundamental para a trama, mostrando sua versatilidade também como ator.
“Sinais” é um filme pausado, com pouca ação quando comparado a outras produções parecidas, e os eventos vão sendo revelados aos poucos, homenageando sutilmente clássicos do cinema fantástico como “A Guerra dos Mundos” (1953), baseado em obra de H. G. Wells, que foi citado pelo personagem Merrill Hess num momento de perplexidade frente aos acontecimentos, e “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), de George Romero, na sequência onde o fazendeiro e sua família ficam encurralados dentro de sua própria casa. Mesmo com um desfecho previsível e algumas situações mal explicadas, em “Sinais” o jovem cineasta M. Night Shyamalan continua fazendo sucesso nas bilheterias com seus filmes abordando temáticas fantásticas.

Observação: O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta em 21/11/04, pela TV Globo, na sessão “Tela Quente”.

“Sinais” (Signs, 2002) – avaliação: 7 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/06/06)