Evolução (2001)


Na sexta-feira 13 de julho de 2001 (combinação de data rara), estreou nos cinemas a ficção científica com elementos de humor “Evolução” (Evolution), dirigida por Ivan Reitman e estrelada pelo ator televisivo David Duchovny (mais conhecido como o agente do FBI Fox Mulder, de Arquivo X).
Fala da queda de um meteoro espacial num deserto dos Estados Unidos, trazendo consigo uma forma de vida alienígena cuja composição química se transforma rapidamente, num crescimento assustador (a “evolução” do título). Duchovny interpreta um professor universitário de biologia que primeiro entrou em contato com o meteoro e as estranhas formas de vida que se transformaram em monstros voadores e gosmentas criaturas, as quais são depois eliminadas em contato com o selênio de xampus anti caspas de cabelo.
É uma paródia de ficção científica com todos os elementos e clichês característicos do gênero, não faltando cientistas meio loucos, militares arrogantes paranóicos e alienígenas repugnantes, tudo recheado com bom humor. Participam ainda do elenco Julianne Moore (de Hannibal) como uma cientista desastrada, o experiente Dan Aykroyd como um governador de Estado e típico político oportunista, Orlando Jones como o engraçado companheiro de Duchovny, e Seann William Scott como um jovem e incompetente aprendiz de bombeiro e candidato à idiota.
O filme é mediano, despretensioso e com muitos efeitos especiais de primeira qualidade, principalmente na concepção dos monstros e criaturas espaciais, como no gigantesco ser criado pelo efeito do calor de bombas napalm, lembrando uma imensa “bolha assassina” e que é eliminada através da injeção do tal xampu de selênio pela seu suposto “ânus”. Pode-se obter um bom entretenimento sem muita exigência, além de algumas boas risadas.

“Evolução” (Evolution, 2001) – avaliação: 6,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 17/06/06)