O Sexto Dia (2000)


Iniciando o ano de 2001, em 05 de janeiro estreou nos cinemas “O Sexto Dia” (The 6th Day), um thriller de ficção científica explorando o tema da clonagem de seres humanos, estrelado por Arnold Schwarzenegger (que deixou o ofício de ator para entrar na política e ser Governador nos Estados Unidos). O filme tem ainda as participações de outros rostos conhecidos como Michael Rooker e o veterano Robert Duvall.
No futuro, com a alta tecnologia a favor da humanidade, um empresário sem escrúpulos dirige uma organização científica que clona ilegalmente as pessoas. Um piloto de helicópteros, Adam Gibson (Schwarzenegger), é clonado por engano e devido a isso acaba se envolvendo numa perigosa e mortal aventura.
O filme é a cara de seu ator principal, parece ter sido feito especialmente para ele, tem bons efeitos especiais, muita ação e lembra “O Vingador do Futuro” (Total Recall, 1990) de Paul Verhoeven. Porém, o que decepciona é o sempre final feliz e previsível, e o pior nesse caso é que temos um desfecho duplamente feliz envolvendo o herói protagonista e seu clone.
Sobre a clonagem, um assunto polêmico e complexo, talvez deva mesmo existir um limite para a ciência. Vale refletir na frase de um dos personagens no filme: “Nós nascemos, vivemos, e morremos...”. Talvez esse deva ser o curso natural da vida.

“O Sexto Dia” (The 6th Day, 2000) – avaliação: 5,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 01/06/06)