Dia de Treinamento (2001)


Filmes policiais que mostram o ambiente selvagem das ruas despertam um interesse especial por se tratar de um tema comum a todos nós, a violência urbana que está ao nosso redor e nos atinge impondo um estado de horror real. Dentro desse contexto, entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 15/03/02 o filme “Dia de Treinamento” (Training Day), com um excelente elenco principal formado por Denzel Washington e Ethan Hawke, e ainda com coadjuvantes do calibre de Scott Glenn e Tom Berenger.
Washington é o policial Alonzo Harris, da perigosa divisão de narcóticos de Los Angeles, que está recebendo um novo recruta para sua equipe, o jovem Jake Hoyt (Hawke), que para ser aceito por Harris tem que passar um “dia de treinamento” nas ruas com ele, enfrentando todo tipo de violência comum às cidades com investigações sobre tráfico de drogas, tiroteios e pancadaria em geral. Ele tem que para isso enfrentar dois decisivos desafios. O primeiro desafio do inexperiente Hoyt é compreender o temperamento incomum e atitudes estranhas de seu novo superior (que entre outras coisas o obriga a fumar uma droga pesada que o deixa meio “relaxado”), e cujas ações acabam revelando sua verdadeira face como corrupção e envolvimento com situações ilícitas. Numa delas, uma briga com morte em Las Vegas resultou em sua cabeça à prêmio pela máfia russa local. E para escapar da morte, ele tinha que conseguir um milhão de dólares urgente, utilizando para isso todos os seus recursos e influências. O segundo desafio do policial Hoyt é conseguir sobreviver em seu “dia de treinamento” e optar finalmente para qual lado seguir.
Tem ainda as participações rápidas de Scott Glenn como um traficante de drogas e Tom Berenger como um corrupto da polícia. O que realmente impressiona é o ambiente hostil das ruas, no submundo das drogas e ação de gangues, retratando a violência real que domina as cidades e está por todos os lados, independente de país ou situação econômica, seja nos Estados Unidos, Brasil ou qualquer lugar do planeta.
“Dia de Treinamento” é um filme interessante que mantém a atenção do espectador em sua história de violência urbana e corrupção e principalmente por tratar de um tema real em nossos dias.

“Dia de Treinamento” (Training Day, 2001) – avaliação: 7,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 16/06/06)