Stephen King - O Mestre do Horror Moderno


Escritor americano nascido em 21/09/1947 em Portland (Maine), Stephen Edwin King pode ser considerado como “O Mestre do Horror Moderno”, devido ao seu notável talento em escrever livros e contar histórias recheadas com elementos sobrenaturais. Sua obra literária alcançou um sucesso e reconhecimento tão grande, que foi traduzida para mais de 35 países e dezenas de suas histórias foram adaptadas para o cinema e televisão, tornando-se um dos autores mais filmados na história do cinema de horror, ao lado de outros mestres como Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e Clive Barker.
No começo de 1959, ele iniciou suas atividades literárias editando um fanzine local chamado “Dave´s Rag” juntamente com seu irmão mais velho David. Com baixa tiragem e utilizando recursos modestos de produção, eles reproduziam o jornal com o auxílio de um mimeógrafo e distribuíam na cidade onde moravam, Derham.
Em 1963, com a ajuda do amigo Chris Chesley, King publicou uma coleção com 18 contos sobrenaturais chamada “People, Places, and Things – Volume I”, vindo um ano depois a publicar de forma amadora o livro “The Star Invaders”. Aos 18 anos de idade, Stephen King teve seu primeiro trabalho publicado, o conto “I Was a Teenage Grave Robber”, na revista “Comics Review”. Em 1967, ele teve sua primeira história vendida, “The Glass Floor”, para a revista “Startling Mystery Stories”.
Em janeiro de 1971, o escritor casou-se com Tabitha Jane Spruce, com quem vive até hoje. Ela foi a responsável pelo marido terminar de escrever o livro “Carrie”, cujo projeto tinha sido abandonado por ele antes da conclusão. Publicado em 1974 e transformado em filme dois anos depois nas mãos do diretor Brian De Palma, a história de uma adolescente com poderes telecinéticos que se vinga mortalmente dos colegas de escola que a desprezavam, foi um grande sucesso de bilheteria e impulsionou de forma avassaladora a carreira de Stephen King, que a partir daí iniciou uma overdose de lançamentos de livros como “A Hora do Vampiro” (1975), “O Iluminado” (1977), “A Dança da Morte” (1978), “Sombras da Noite” (contos, 1978), “Zona Morta” (1979), “A Incendiária” (1980), e muitos, muitos outros mais, com a maioria sendo adaptada e transformada em filmes.
Atualmente, Stephen King vive com sua esposa e três filhos em Bangor, no Maine (Estado americano onde a maioria de suas histórias são ambientadas), e com mais de 300 milhões de livros em publicação pelo mundo, ele continua escrevendo e também emprestando seu talento para o cinema, que já possui uma galeria maldita com dezenas de filmes baseados em sua obra.
Em junho de 1999 ele sofreu um grave atropelamento quando caminhava por uma estrada, mas com muito esforço conseguiu recuperar-se e logo escreveu o roteiro da mini-série para a TV “A Casa Adormecida” (Rose Red, 2002) e o livro “O Apanhador de Sonhos” (Dreamcatcher), que transformou-se em filme para o cinema no início de 2003, perpetuando seu legado de horror e felizmente saciando sua legião de fãs sedentos por histórias sobrenaturais.

FILMOGRAFIA – CINEMA

* Carrie, A Estranha (Carrie, 1976) – Direção de Brian De Palma, com Sissy Spacek, Amy Irving, Nancy Allen e John Travolta.
Notas: História adaptada do livro “Carrie” (1974). Teve uma seqüência em 1999 (“A Maldição de Carrie” / The Rage – Carrie 2), de Katt Shea, e uma refilmagem de 180 minutos para a TV, “Carrie” (2002), de David Carson.

* O Iluminado (The Shining, 1980) – Direção de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson.
Notas: História adaptada do livro “O Iluminado” (1977). Inspirou uma mini-série homônima para a TV em 1997.

* Creepshow (Creepshow, 1982) – Direção de George A. Romero, com Leslie Nielsen, Ed Harris, Tom Savini e Fritz Weaver.
Nota: Filme dividido em cinco histórias sobrenaturais, com roteiro de Stephen King homenageando as antigas revistas em quadrinhos de horror dos anos 1950 da editora “EC Comics” (Tales From the Crypt / Weird Science / The Vault of Horror). Stephen King protagoniza um dos episódios, “The Lonesome Death of Jordy Verril”. Teve uma seqüência em 1987, “Show de Horrores”, de Michael Gornick.

* Cujo, o Cão Assassino (Cujo, 1983) – Direção de Lewis Teague, com Dee Wallace Stone e Ed Lauter.
Nota: História adaptada do livro “Cujo” (1981).

* A Hora da Zona Morta (The Dead Zone, 1983) – Direção de David Cronenberg, com Christopher Walken, Anthony Zerbe, Martin Sheen, Herbert Lom e Tom Skerritt.
Notas: História adaptada do livro “Zona Morta” (1979). Inspirou uma série de TV homônima em 2002.

* Christine, o Carro Assassino (Christine, 1983) – Direção de John Carpenter, com Keith Gordon e John Stockwell.
Notas: História adaptada do livro “Christine” (1983).

* Colheita Maldita (em vídeo) / Filhos do Mal (no cinema) (Children of the Corn, 1984) – Direção de Fritz Kiersch, com Linda Hamilton e R. G. Armstrong.
Notas: Adaptação da história “As Crianças do Milharal”, do livro de contos “Sombras da Noite” (Night Shift, 1976/77/78). Originou uma enorme franquia com outros seis filmes produzidos diretamente para o mercado de vídeo até 2001: Colheita Maldita 2 – O Sacrifício Final (The Final Sacrifice, 1993, de David F. Price); Colheita Maldita 3 (Urban Harvest, 1994, de James D. R. Hickox); Colheita Maldita 4 (The Gathering, 1996, de Greg Spence); Colheita Maldita 5 – Campos do Terror (Fields of Terror, 1998, de Ethan Wiley); Colheita Maldita 666 – Isaac Está de Volta (Isaac’s Return, 1999, de Kari Skogland); Colheita Maldita 7 – A Revelação (Revelation, 2001, de Guy Magar).

* Chamas da Vingança (Firestarter, 1984) – Direção de Mark L. Lester, com Drew Barrymore, George C. Scott e David Keith.
Notas: História adaptada do livro “A Incendiária” (1980). Teve uma seqüência em 2002 para a TV (“Vingança em Chamas” / Firestarter 2: Rekindled), de Robert Iscove, com Malcolm McDowell e Dennis Hopper.

* Olho de Gato (Cat’s Eye, 1984) – Direção de Lewis Teague, com James Woods e Drew Barrymore.
Notas: Filme dividido em três episódios, sendo a história “Ex-Fumantes Ltda.” (Quitter´s Inc.) adaptada do livro de contos “Sombras da Noite”.

* A Hora do Lobisomem (Silver Bullet, 1985) – Direção de Daniel Attias, com Gary Busey e Corey Haim.
Notas: História adaptada do livro “A Hora do Lobisomem” (Cycle of the Werewolf, 1984). Foi exibido na televisão como “Bala de Prata”, tradução literal do original. Os responsáveis pela escolha dos títulos no Brasil foram oportunistas e de forma equivocada nomearam o filme “Lone Wolf”, de 1988, dirigido por John Callas e com Dyan Brown, como “A Hora do Lobisomem 2”, não tendo na verdade nenhuma relação com o filme inspirado no livro de Stephen King.

* Comboio do Terror (Maximum Overdrive, 1985) – Direção de Stephen King, com Emilio Estevez.
Notas: Adaptação da história “Caminhões”, do livro de contos “Sombras da Noite”. Único filme dirigido por Stephen King. Teve uma espécie de refilmagem para a TV em 1998 chamada “Trucks”.

* Conta Comigo (Stand By Me, 1986) – Direção de Rob Reiner, com Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O’Connell, Kiefer Sutherland e Richard Dreyfuss.
Notas: História adaptada da novela “O Corpo” (The Body), da coleção “Quatro Estações” (Different Seasons, 1982). A história é verídica, foi baseada num fato realmente ocorrido na infância de King. Inclusive, o próprio autor é retratado no filme, no personagem que se torna um escritor quando adulto.

* Show de Horrores (Creepshow 2, 1987) – Direção de Michael Gornick, com Tom Savini e George Kennedy.
Notas: Filme dividido em três histórias sobrenaturais, com roteiro de George A. Romero, homenageando as antigas revistas em quadrinhos de horror dos anos 1950 da editora “EC Comics” (Tales From the Crypt / Weird Science / The Vault of Horror). O episódio “A Balsa” é inspirado em conto de Stephen King, do livro “Tripulação de Esqueletos” (Skeleton Crew, 1985). Teve um filme anterior em 1982, “Creepshow”, de George A. Romero.

* O Sobrevivente (The Running Man, 1987) – Direção de Paul Michael Glaser, com Arnold Schwarzenegger.
Nota: História adaptada do livro “The Running Man” (1982, sob o pseudônimo de Richard Bachman).

* O Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989) – Direção de Mary Lambert, com Fred Gwynne, Dale Midkiff e Denise Crosby.
Notas: História adaptada do livro “O Cemitério” (1983), com roteiro do próprio Stephen King. Teve uma seqüência em 1992 (“O Cemitério Maldito 2” / Pet Sematary Two), também de Mary Lambert, com Edward Furlong.

* A Criatura do Cemitério (Graveyard Shift, 1990) – Direção de Ralph S. Singleton, com Brad Dourif.
Nota: Adaptação da história “Turno do Cemitério”, do livro de contos “Sombras da Noite”.

* Contos da Escuridão (Tales From the Darkside – The Movie, 1990) – Direção de John Harrison, com Christian Slater.
Nota: Produção de George A. Romero, baseada em série homônima de TV, com três episódios sendo um deles, “The Cat from Hell”, adaptado de um conto de Stephen King, que foi publicado nas antologias “Tales of Unknown Horror” (1978) e “Magicats” (1984).

* Louca Obsessão (Misery, 1990) – Direção de Rob Reiner e com James Caan, Kathy Bates e Lauren Bacall.
Notas: História adaptada do livro “Angústia” (1987). Kathy Bates ganhou o “Oscar” de melhor atriz por sua atuação.

* O Passageiro do Futuro (The Lawnmower Man, 1992) – Direção de Brett Leonard, com Pierce Brosnan.
Notas: Adaptação da história “O Homem do Cortador de Grama”, do livro de contos “Sombras da Noite”. Stephen King considerou que o filme não tem nenhuma relação com seu conto e entrou na justiça conseguindo retirar o crédito da história para ele por decisão judicial. Apenas por curiosidade, pois não houve nenhum envolvimento de Stephen King, foi filmada uma seqüência em 1996 (“O Passageiro do Futuro 2” / Lawnmower Man 2: Beyond Cyberspace), de Farhad Mann, com Patrick Bergin.

* Sonâmbulos (Sleepwalkers, 1992) – Direção de Mick Garris, com Mark Hamill e Brian Krause.
Nota: Roteiro original de Stephen King, sem ser baseado em nenhum livro ou história já publicada anteriormente.

* A Metade Negra (The Dark Half, 1993) – Direção de George A. Romero, com Timothy Hutton e Michael Rooker.
Nota: História adaptada do livro “A Metade Negra” (1989).

* Trocas Macabras (Needful Things, 1993) – Direção de Fraser C. Heston, com Max Von Sydow e Ed Harris.
Nota: História adaptada do livro “Trocas Macabras” (1991).

* Mangler – O Grito do Terror (The Mangler, 1994) – Direção de Tobe Hooper, com Robert Englund e Ted Levine.
Notas: Adaptação da história “A Máquina de Passar Roupa”, do livro de contos “Sombras da Noite”. Teve uma seqüência em 2001 para a TV (“Pânico Virtual” / The Mangler 2), de Michael Hamilton-Wright, com Lance Henriksen.

* Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) – Direção de Frank Darabont, com Morgan Freeman e Tim Robbins.
Nota: História adaptada da novela “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank” (Rita Hayworth & the Shawshank Redemption), da coleção “Quatro Estações”.

* Eclipse Total (Dolores Claiborne, 1995) – Direção de Taylor Hackford, com Kathy Bates e Jennifer Jason Leigh.
Nota: História adaptada do livro “Eclipse Total” (1992).

* A Maldição do Cigano (Thinner, 1996) – Direção de Tom Holland, com Robert John Burke.
Nota: História adaptada do livro “A Maldição do Cigano” (1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman).

* Vôo Noturno (The Night Flier, 1998) – Direção de Mark Pavia, com Miguel Ferrer.
Nota: Adaptação de história “O Piloto Noturno”, do livro de contos “Pesadelos e Paisagens Noturnas” (Nightmares & Dreamscapes, 1993), e que também havia sido publicado antes na antologia “Prime Evil” (1988).

* O Aprendiz (Apt Pupil, 1998) – Direção de Bryan Singer, com Ian McKellen, Brad Renfro e Elias Koteas.
Nota: História adaptada da novela “Aluno Inteligente”, da coleção “Quatro Estações”.

* Cain Rose Up (1999) – Direção de David Britten Prior, com Deborah Offner.

* À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999) – Direção de Frank Darabont, com Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse, Gary Sinise e Barry Pepper.
Notas: História adaptada da mini-série literária “O Corredor da Morte” (1996), a primeira e única já escrita por Stephen King. Somente depois da produção do filme é que os capítulos foram reunidos em um único livro, que no Brasil se chamou “À Espera de Um Milagre”.

* Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis, 2001) – Direção de Scott Hicks, com Anthony Hopkins e David Morse.
Nota: História adaptada do livro “Corações na Atlântida” (1999).

* O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher, 2003) – Direção de Lawrence Kasdan, com Morgan Freeman e Tom Sizemore.
Nota: História adaptada do livro “O Apanhador de Sonhos” (2001).

* A Janela Secreta (Secret Window, 2004) – Direção e roteiro de David Koepp, com Johnny Depp, John Turturro, Timothy Hutton, Maria Bello e Charles Dutton.
Nota: História adaptada do conto “Meia-noite e Dois Minutos: Janela Secreta, Jardim Secreto”, do livro “Depois da Meia-Noite” (From Four Past Midnight, 1990).

* Montado na Bala (Riding the Bullet, 2004) – Direção de Mick Garris, com David Arquette.
Nota: História adaptada da novela “Riding the Bullet”.

* 1408 (1408, 2007) – Direção de Mikael Hafstrom, com John Cusack e Samuel L. Jackson.
Nota: História adaptada do conto “1408”.

* O Nevoeiro (The Mist, 2007) – Direção e roteiro de Frank Darabont.
Nota: História adaptada da novela “The Mist”, da coletânea de contos “Tripulação de Esqueletos”.

FILMOGRAFIA – TELEVISÃO / VÍDEO

* Os Vampiros de Salem (Salem’s Lot, 1979) – Mini-série de 183 minutos com direção de Tobe Hooper e com James Mason e David Soul.
Notas: História adaptada do livro “A Hora do Vampiro” (1975). Teve uma versão reduzida de 112 minutos lançada em vídeo, além de uma seqüência em 1988 (“Retorno a Salem’s Lot” / “A Return to Salem’s Lot”), de Larry Cohen. E em 2004 teve uma outra versão produzida diretamente para a TV com direção de Mikael Salomon, 181 minutos de duração, estrelada por Rob Lowe, Hutger Hauer, Donald Sutherland e James Cromwell, e lançada em DVD no Brasil pela “Warner” como “A Mansão Marsten”.

* O Túnel do Horror (Night Shift Collection)
Notas: Antologia com três episódios curtos de horror, dirigidos por John Woodward, Jack D. Garrett e Damian Harris, respectivamente. As histórias são “Discípulos do Corvo” (Disciples of the Crow, 1983, do conto “As Crianças do Milharal”, filmado também em 1984 como “Colheita Maldita”, inspirada no livro de contos “Sombras da Noite”), além de “O Quarto 321” (The Night Waiter, 1987) e “A Hora da Morte” (Killing Time, 1995), estas não baseadas na obra de King. Foi lançado em VCD no Brasil.

* O Processador de Palavras dos Deuses (The Word Processor of the Gods, 1984) – Episódio da série de TV “Tales From the Darkside”.
Nota: Lançado em vídeo VHS como “Contos da Escuridão 2”, baseado em conto do livro “Tripulação de Esqueletos”.

* Gramma (1985) – Episódio da segunda geração da série de TV “Além da Imaginação” (The Twilight Zone, 1985/1989).
Nota: Com roteiro do escritor Harlan Ellison, baseado em conto do livro “Tripulação de Esqueletos”.

* The Moving Finger (1988) – Episódio da série de TV “Monstros” (Monsters, 1988/1989).
Nota: Primeiro foi escrito o roteiro e depois a história foi publicada na revista “Fantasy & Science Fiction” (Dezembro de 1990).

* It – Uma Obra-Prima do Medo (It, 1990) – Mini-série de 192 minutos, com direção de Tommy Lee Wallace e com Anette O’Toole e Richard Thomas.
Nota: História adaptada do livro “A Coisa” (1986).

* Jovem Outra Vez (The Golden Years, 1991) – Mini-série, com Keith Szarabajka, Ed Lauter e R. D. Call.
Nota: Roteiro original de Stephen King, sem ser baseado em nenhum livro ou história já publicada anteriormente.

* Às Vezes Eles Voltam (Sometimes They Come Back, 1991) – Direção de Tom McLoughlin, com Tim Matheson.
Notas: Adaptação da história “Às Vezes Eles Voltam”, do livro de contos “Sombras da Noite”. Teve outras duas seqüências em 1996 (“Às Vezes Eles Voltam 2” / Sometimes They Come Back... Again), de Adam Grossman e 1998 (“Às Vezes Eles Voltam... Para Sempre” / Sometimes They Come Back... For More), de Daniel Zelik Berk.

* Chinga (1993) – Episódio da série de TV “Arquivo X” (The X-Files, 1993/2002).

* Tommyknockers – Tranquem Suas Portas (The Tommyknockers, 1993) – Direção de John Power, com Jimmy Smits e Traci Lords.
Nota: História adaptada do livro “Os Estranhos” (1988).

* A Dança da Morte (The Stand, 1994) – Mini-série de 366 minutos com direção de Mick Garris e com Gary Sinise.
Nota: História adaptada do livro “A Dança da Morte” (1978).

* Fenda no Tempo (The Langoliers, 1995) – Direção de Tom Holland, com Dean Stockwell e David Morse.
Nota: Adaptação da novela “Os Langoliers”, do livro “Depois da Meia-Noite”.

* The Revelations of Becka Paulson (1995) – Episódio da nova série de TV “Quinta Dimensão” (The Outer Limits, 1995).
Nota: Adaptação da história “The Revelations of Becka Paulson”, publicada na revista “Rolling Stone” (Dezembro de 1979).

* O Iluminado (The Shinning, 1997) – Mini-série de 273 minutos, com direção de Mick Garris e com Rebecca De Mornay.
Notas: História adaptada do livro “O Iluminado” (1977). Teve um filme homônimo para o cinema em 1980, dirigido por Stanley Kubrick e com Jack Nicholson.

* Trucks – Comboio do Terror (Trucks, 1998) – Direção de Chris Thomson, com Brendan Fletcher.
Notas: Adaptação da história “Caminhões”, do livro de contos “Sombras da Noite”. Uma espécie de refilmagem de “Comboio do Terror” (1985), único filme dirigido por Stephen King.

* A Maldição de Quicksilver (Quicksilver Highway, 1998) – Direção de Mick Garris, com Christopher Lloyd.
Notas: Filme dividido em duas histórias de uma série cancelada de TV em forma de antologia. Uma das histórias é de Clive Barker (The Body Politic) e a outra é de Stephen King (“A Dentadura Mecânica” / Chattery Teeth), do livro de contos “Pesadelos e Paisagens Noturnas”.

* A Tempestade do Século (Storm of the Century, 1999) – Mini-série de 288 minutos, com direção de Craig R. Baxley e com Timothy Daly.
Nota: Primeiro foi escrito o roteiro para uma mini-série de TV, e depois a história foi transformada em livro.

* A Casa Adormecida (Rose Red, 2002) – Mini-série de 254 minutos, com direção de Craig R. Baxley e com Nancy Travis e Kimberly J. Brown.
Nota: Roteiro original de Stephen King, sem ser baseado em nenhum livro ou história já publicada anteriormente.

* The Dead Zone (2002) – Série de TV, com Anthony Michael Hall.
Notas: História adaptada do livro “Zona Morta” (1979). Teve um filme homônimo para o cinema de 1983 (“A Hora da Zona Morta”), dirigido por David Cronenberg, com Christopher Walken, Anthony Zerbe, Martin Sheen, Herbert Lom e Tom Skerritt.

* The Diary of Ellen Rimbauer (2003) – direção de Craig R. Baxley e com Lisa Brenner e Steven Brand.
Nota: Os personagens da história foram criados por Stephen King.

* Kingdom Hospital (2004) – Série de TV, com direção de Craig R. Baxley.

* Desespero (Desperation, 2006) – direção de Mick Garris, roteiro de Stephen King e com Tom Skerrit.
* Pesadelos e Paisagens Noturnas (Nightmares and Dreamscapes: From the Stories of Stephen King, EUA / Austrália, 2006) – Mini-série de TV em 8 episódios, com direção de Rob Bowman, Mark Haber, Brian Henson, Sergio Mimica-Gezzan, Mike Robe, Mikael Salomon.
Nota: Episódios baseados nos contos das antologias “Pesadelos e Paisagens Noturnas Vol. 1 e 2”.
* Sede de Vingança (Dolan´s Cadillac, EUA / Inglaterra, 2009) – Direção de Jeff Beesley e com Christian Slater.
Nota: História adaptada da novela “Dolan´s Cadillac”.
Observações:
1: Essa listagem da produção de cinema e TV/Vídeo baseados em histórias de Stephen King pode ser considerada bem completa, abrangendo um período de quase quarenta anos e dezenas de filmes com participação direta ou indireta do “mestre do horror moderno”. Porém, podem ocorrer também omissões de filmes ou falhas de informações. Alguns filmes produzidos como seqüências de franquias foram realizados para a televisão ou vídeo, apesar de constarem como notas na lista de filmes para o cinema, devido aos seus originais terem sido lançados na tela grande.

2: Não constam na listagem alguns filmes de curta metragem lançados em vídeo como: “A Mulher no Quarto” (The Woman in the Room, 1983), “The Night Waiter” (1987), “The Boogeyman” (1995), “O Fantasma” (Ghosts, 1997), “Paranoid” (2000), “Primavera Vermelha” (Strawberry Spring, 2001), “Night Surf” (2002), “Rainy Season” (2002), e outros.

3: Entre os vários projetos anunciados ou em desenvolvimento com participação de Stephen King, teremos para 2008 o lançamento de uma mini-série para a TV inspirada no livro “O Talismã” (The Talisman). Como podemos perceber, o escritor Stephen King continua com seu trabalho bastante requisitado, mostrando que sua obra permanece despertando muito interesse aos executivos da indústria de televisão e cinema.

4: Esse artigo tem recebido constantes atualizações conforme vão surgindo novos filmes e produções em geral envolvendo o nome de Stephen King, porém acompanhar o ritmo de atividades profissionais do escritor é um trabalho difícil e podem ocorrer falhas e erros ao longo do texto (reforçando o que já foi registrado no item 1 das observações).

Stephen King – O Mestre do Horror Moderno
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 09/03/06)