John Russo


O escritor americano John A. Russo é especialista no gênero Horror, tendo publicado vários livros de ficção e outros tantos de pesquisa e referência, além de eventuais colaborações com roteiros para o cinema e até trabalhos atrás das câmeras como diretor. Porém, ele ainda assim é pouco conhecido entre os fãs e apreciadores do gênero, e poucas informações sobre sua vida e carreira estão disponíveis, sendo que geralmente ele é apenas lembrado pela co-autoria do roteiro do clássico de zumbis “A Noite dos Mortos Vivos” (The Night of the Living Dead, 68), em parceria com George A. Romero. Mas, ele também escreveu outros livros interessantes e tem alguma experiência como cineasta.
Entre os livros que escreveu, destacam-se “A Caça aos Demônios”, que virou filme em 82, e o já citado “A Noite dos Mortos Vivos”, e abaixo seguem pequenos comentários sobre ambas as obras.
Outras experiências de John Russo com o gênero fantástico incluem a produção, roteiro e direção de “Santa Claws” (96).

A Caça aos Demônios (Midnight), 1980 – Publicações Europa-América, Coleção Pêndulo # 1, 156 páginas.

“A Caça aos Demônios” é uma excelente história de horror envolvendo missas negras e rituais satânicos, apresentando uma família composta por uma mãe envolvida com magia negra e os quatro filhos. A única filha, Cynthia, e os três irmãos, Luke, Abraham e o gigantesco e retardado mental Cyrus, organizam grandiosas missas sangrentas com sacrifício humano, reunindo satanistas de todo o mundo. Três jovens garotas são então capturadas e utilizadas para o ritual. Uma característica das obras de John Russo, e que se pode notar nesse livro também, é o enredo geralmente trágico, com o Mal celebrando sua vitória sobre o Bem.
O livro deu origem a um filme com o título original homônimo lançado em 1982 e que teve uma continuação em 93, “Midnight 2: Sex, Death and Videotape”, sendo ambos dirigidos e escritos por John Russo.

A Noite dos Mortos Vivos (The Night of the Living Dead) – Publicações Europa-América, Col. Pêndulo # 27, 134 pgs.

Aí vem eles, erguendo-se do fundo dos túmulos, enchendo a noite de gritos, manchando a terra de sangue... Aí estão eles, caminhando ao ritmo da morte, limpando o sangue dos lábios...

Baseado no argumento para o filme de mesmo nome, escrito por John Russo e George Romero, essa é uma história de pessoas mortas que retornam de suas tumbas geladas, caminhando novamente entre os vivos à procura de carne humana fresca. O filme, fotografado em preto e branco e rodado em 1968, tornou-se um clássico e gerou três outras interessantes: “Despertar dos Mortos” (Dawn of the Dead, 78), “O Dia dos Mortos” (Day of the Dead, 85), e “Terra dos Mortos” (Land of the Dead, 2005), sendo todos os filmes dirigidos pelo especialista em horror George Romero, e carregados de interessantes críticas sociais, que vão desde o preconceito racial, o consumismo desenfreado da sociedade contemporânea, passando pela arrogância do militarismo até as injustas diferenças de classes.
Em “A Noite dos Mortos Vivos”, uma sonda espacial enviada à Vênus retorna para a Terra trazendo consigo um altíssimo grau de radioatividade, que em contato com pessoas mortas, as fazem reviver como mutantes que se alimentam de carne humana. A única maneira de deter os monstros é através do desmembramento da cabeça com o resto do corpo. A praga se espalha rapidamente e um grupo isolado de sete pessoas fica preso numa casa de campo, onde tentam desesperadamente sobreviver em meio a um ataque de zumbis famintos por suas carnes e cérebros. É uma excelente história de horror sobre mortos vivos, original na época em que foi escrita, e que serviu de referência para muitas produções similares que vieram no rastro de seu sucesso.
Curiosamente, em 1990 foi lançada uma refilmagem desse clássico de 68, com direção de Tom Savini (mais conhecido como um conceituado técnico em maquiagem), e desta vez com o suporte de excelentes efeitos especiais que realçaram ainda mais a violência e o sangue na história. E em 2004, houve outra refilmagem, agora para o clássico moderno “Despertar dos Mortos”, e que recebeu por aqui o nome de “Madrugada dos Mortos” (Dawn of the Dead), de Zack Snyder, tendo como característica diferencial em relação aos outros filmes da série de zumbis de George Romero, o fato dos mortos vivos terem bastante agilidade nos movimentos, tornando-os ainda mais ameaçadores. Em 1985, John Russo escreveu também um livro especialmente sobre o clássico “A Noite dos Mortos Vivos”, chamado “The Complete Night of the Living Dead Filmbook” (pela Editora “Harmony Books”), com 120 páginas trazendo uma infinidade de informações sobre o filme de George Romero, com fotos, cartazes, notas de produção, curiosidades de bastidores, comentários dos atores e produtores, entre outras coisas interessantes, num produto de grande valor para colecionadores.

Nota: Esse texto foi publicado originalmente no fanzine “Megalon” # 7 (1990), recebendo agora uma revisão e atualização para nova publicação no fanzine “Juvenatrix” e site “Boca do Inferno”.

“John Russo” – data: 05/08/05
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/03/06)