Alfred Hitchcock - O Mestre do Suspense


O famoso e cultuado cineasta inglês Alfred Joseph Hitchcock nasceu em 13 de agosto de 1899 em Londres e faleceu aos 80 anos de idade nos Estados Unidos em 29 de abril de 1980, na cidade de Los Angeles, California, devido a problemas renais. Ele é considerado o “Mestre do Suspense”, com uma carreira de quase 70 filmes (veja filmografia principal abaixo), boa parte composta por expressivos clássicos do cinema que tornaram-se referências para toda uma safra de “thrillers” seguintes, além de inspiração para o trabalho de vários outros diretores importantes, como George Romero, Francis Ford Coppola, Dario Argento, Mel Brooks, Brian De Palma e Quentin Tarantino, que homenagearam o cineasta em seus filmes.
Hitchcock iniciou sua filmografia na Inglaterra em 1922 e após várias produções mudas e sonoras de sucesso como “O Homem Que Sabia Demais” (1934) e “A Dama Oculta” (1938), ele migrou para os Estados Unidos em 1939. A partir daí, ele iniciou a fase americana de sua consagrada carreira dirigindo seus principais filmes como “Festim Diabólico” (1948), “Pacto Sinistro” (1951), “Disque M Para Matar” (1954), “Janela Indiscreta” (1954), “Um Corpo Que Cai” (1958), “Intriga Internacional” (1959), “Psicose” (1960), “Os Pássaros” (1963) e “Frenesi” (1972), trabalhando com atores consagrados como Cary Grant, James Stewart, Gregory Peck, James Mason, Paul Newman, Sean Connery, Ray Milland, Grace Kelly, Kim Novak, Ingrid Bergman, Vera Miles, Doris Day, e outros.
O diretor casou-se em 1926 com Alma Reville, num matrimônio que durou 54 anos até a sua morte em 1980. Reville curiosamente nasceu quase no mesmo dia do marido, em 14 de agosto de 1899, vindo a falecer em 6 de julho de 1982, pouco tempo depois da morte de Hitchcock. Ela participou como roteirista e integrante da equipe de produção em dezenas de filmes do cineasta. O casal teve uma filha em 1928, Patricia Hitchcock, que teve sua carreira no cinema lançada pelo pai, chegando a participar com pequenos papéis em filmes como “Pavor nos Bastidores”, “Pacto Sinistro” e “Psicose”, além principalmente de vários episódios de mistério e suspense da série de TV “Alfred Hitchcock’s Presents”, entre os anos de 1955 e 1960, creditada como Pat Hitchcock.
Outra curiosidade é que Hitchcock gostava de aparecer em rápidas e curtíssimas pontas em seus próprios filmes, todas não creditadas e como simples figurante, fato que aconteceu em mais da metade dos filmes que dirigiu. Essa atitude inusitada acabava despertando a atenção do público em tentar localizá-lo em seus filmes. No caso de “Psicose”, por exemplo, ele aparece rapidamente com um chapéu de “cowboy” no lado de fora do escritório imobiliário em que a protagonista principal Marion Crane trabalhava.
Para quem procura mais informações sobre o cineasta, uma sugestão é visitar um interessante site brasileiro no endereço eletrônico www.hitchcock.cjb.net onde poderão ser encontradas muitas biografias e filmografias tanto de Hitchcock quanto de seus colaboradores, atores e membros da equipe de produção que trabalharam com ele, ou ainda detalhes sobre seus filmes, com fichas técnicas, sinopses e curiosidades, além de relação de frases polêmicas de Hitchcock e sobre suas aparições rápidas nos filmes.

FASE INGLESA
* O Locatário (The Lodger – A Story of the London Fog, 1927) – Preto e Branco – Mudo – Com Marie Ault e Arthur Chesney.
* Chantagem e Confissão (Blackmail, 1929) – Preto e Branco – Com Anny Ondra e Sara Allgood.
* Assassinato (Murder!, 1930) – Preto e Branco – Com Herbert Marshall e Norah Baring.
* O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1934) – Preto e Branco – Com Peter Lorre e Leslie Banks.
* Os Trinta e Nove Degraus (The Thirty-Nine Steps, 1935) – Preto e Branco – Com Robert Donat e Madeleine Carroll.
* O Marido Era o Culpado (Sabotage, 1936) – Preto e Branco – Com Sylvia Sidney e Oskar Homolka.
* O Agente Secreto (Secret Agent, 1936) – Preto e Branco – Com John Gielgud e Peter Lorre.
* Jovem e Inocente (Young and Innocent, 1937) – Preto e Branco – Com Nova Pilbeam e Derrick De Marney.
* A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938) – Preto e Branco – Com Michael Redgrave e Margaret Lockwood.
* Estalagem Maldita (Jamaica Inn, 1939) – Preto e Branco – Com Charles Laughton e Horace Hodges.

FASE AMERICANA
* Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940) – Preto e Branco – Com Laurence Olivier, Joan Fontaine e George Sanders.
* Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent, 1940) – Preto e Branco – Com Joel McCrea e George Sanders.
* Suspeita (Suspicion, 1941) – Preto e Branco – Com Cary Grant, Joan Fontaine e Cedric Hardwicke.
* Sabotador (Saboteur, 1942) – Preto e Branco – Com Robert Cummings e Priscilla Lane .
* A Sombra de Uma Dúvida (Shadow of a Doubt, 1943) – Preto e Branco – Com Joseph Cotten e Teresa Wright.
* Quando Fala o Coração (Spellbound, 1945) – Preto e Branco – Com Ingrid Bergman e Gregory Peck.
* Interlúdio (Notorious, 1946) – Preto e Branco – Com Cary Grant, Ingrid Bergman e Claude Rains.
* Agonia de Amor (The Paradise Case, 1947) – Preto e Branco – Com Gregory Peck e Charles Laughton.
* Festim Diabólico (Rope, 1948) – Com James Stewart e Cedric Hardwicke.
* Sob o Signo de Capricórnio (Under Capricorn, 1949) – Com Ingrid Bergman e Joseph Cotten.
* Pavor nos Bastidores (Stage Fright, 1950) – Preto e Branco – Com Jane Wyman e Marlene Dietrich.
* Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951) – Preto e Branco – Com Leo G. Carroll e Farley Granger.
* A Tortura do Silêncio (I Confess, 1953) – Preto e Branco – Com Montgomery Clift, Anne Baxter e Karl Malden.
* Disque M Para Matar (Dial M For Murder, 1954) – Com Ray Milland, Grace Kelly e Robert Cummings.
* Janela Indiscreta (Rear Window, 1954) – Com James Stewart e Grace Kelly.
* Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955) – Com Cary Grant e Grace Kelly.
* O Terceiro Tiro (The Trouble With Harry, 1955) – Com Cary Grant, Joan Fontaine e Cedric Hardwicke.
* O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1956) – Refilmagem de homônimo de 1934, com James Stewart e Doris Day.
* O Homem Errado (The Wrong Man, 1956) – Preto e Branco – Com Henry Fonda e Vera Miles.
* Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958) – Com James Stewart e Kim Novak.
* Intriga Internacional (North By Northwest, 1959) – Com Cary Grant, James Mason e Eva Marie Saint.
* Psicose (Psycho, 1960) – Preto e Branco – Com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin e Martin Balsam.
* Os Pássaros (The Birds, 1963) – Com Tippi Hedren, Rod Taylor, Suzanne Pleshette e Veronica Cartwright.
* Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964) – Com Tippi Hedren, Sean Connery e Diane Baker.
* Cortina Rasgada (Torn Curtain, 1966) – Com Paul Newman e Julie Andrews.
* Topázio (Topaz, 1969) – Com Frederick Stafford e Dany Robin.
* Frenesi (Frenzy, 1972) – Com Jon Finch e Alec McCowen.
* Trama Macabra (Family Plot, 1976) – Com Karen Black e Bruce Dern.

“Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense”
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/03/06)