H. P. Lovecraft


O cultuado escritor Howard Phillips Lovecraft teve algumas das suas obras filmadas, além de várias quadrinizações de seus contos em diversas revistas do gênero. Abaixo seguem alguns exemplos de filmes inspirados em suas histórias.
“O Caso de Charles Dexter Ward” serviu de base para o primeiro filme referenciando o autor: “O Castelo Assombrado” (The Haunted Palace, 1963), com o grande Vincent Price no elenco. Em 1992, houve outro filme baseado nesta mesma história, “Renascido das Trevas” (The Resurrected), com Chris Sarandon.
Já em 1965, tivemos “Morte Para Um Monstro” (Die, Monster, Die!) com Boris Karloff e baseado no conto “A Cor Que Caiu do Céu”. A mesma história foi filmada também num episódio da antologia “Creepshow” (1982), com o famoso escritor Stephen King no papel do fazendeiro Nahum Witley.
Em 1968, os ícones Boris Karloff (em um de seus últimos filmes, uma vez que falecera no ano seguinte) e Christopher Lee, além da musa Barbara Steele, estrelaram “A Maldição do Altar Escarlate” (Curse of the Crimson Altar), baseado na história “Os Sonhos na Casa das Bruxas”.
O conto “The Dunwich Horror” foi filmado em 1969 em “O Altar do Diabo” (The Dunwich Horror), com Dean Stockwell.
Na série de TV “Galeria do Terror” (Night Gallery), criada por Rod Serling, tivemos dois contos filmados em episódios curtos e com ótimas adaptações. São eles: “Vento Frio” (Cool Air) e “O Modelo de Pickman” (Pickman’s Model).
Em meados da década de 80 tivemos dois grandes filmes dirigidos por Stuart Gordon e com Jeffrey Combs e a belíssima Barbara Crampton, “Reanimator – A Hora dos Mortos-Vivos” (Reanimator, 1985), e “Possuídos Pelo Mal / Do Além” (From Beyond, 1986), ambos baseados em contos homônimos. Assim como em 1988 foi a vez da história “The Unnamable” ser filmada em “A Abominável Criatura”, e em 1991 tivemos “Mansão Macabra” (Cthulhu Mansion), baseado nos Mitos de Cthulhu.
Todos os filmes citados, exceto pela série “Galeria do Terror”, foram lançados no Brasil em vídeo VHS, porém tudo está fora de catálogo há muito tempo, principalmente após a popularização da mídia digital do DVD.

“H. P. Lovecraft no Cinema”
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 07/03/06)