Revista Cine Monstro


Após alguns anos sem nenhuma revista especializada em cinema de horror em circulação nas bancas – a última foi a saudosa “Horrorshow”, lançada pela “Editora Escala” em 1997, e editada pelos fanzineiros experientes César R. T. Silva (“Hiperespaço”) e Marcello Simão Branco (“Megalon”) – novamente os fãs são presenteados agora com uma nova publicação impressa. Trata-se da revista “Cine Monstro”, da “Works Editora”, numa realização do selo “Dark Side”, que também tem lançado no Brasil vários DVD’s de filmes raros da saudosa produtora inglesa “Hammer”, para a satisfação dos colecionadores e cinéfilos em geral.
Editada por Carlos Primati e com uma equipe de redatores especializada no assunto, a revista teve seu lançamento oficial no dia 31/08/03 às 19:30 horas no “Cine Sesc” da Rua Augusta 2.075, num evento realizado em paralelo com o “14º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Especial Horror”, cuja programação reservou para o mesmo dia a partir das 21:00 horas a exibição de seis ótimos curtas da categoria “Mondo / Thriller”.
Eu e o amigo Marcelo Milici estivemos presentes no evento como representantes do site “Boca do Inferno” (www.bocadoinferno.com), com o objetivo de prestigiar e apoiar o lançamento da revista, conhecer novos fãs e realizadores, efetivar contatos inéditos e intensificar os já existentes, divulgar nosso site (que é um dos principais endereços eletrônicos de Horror na internet brasileira) e meus fanzines impressos “Juvenatrix”, “Astaroth” e “Carnage”, além de outros trabalhos como a produtora de filmes independentes “Necrófilos” (www.necrofilosfilmes.hpg.com.br) do videomaker Felipe M. Guerra, assíduo colaborador do “Boca do Inferno”.
Chegamos ao local por volta das 19:00 horas e fomos muito bem recepcionados por representantes do selo “Dark Side” e “Works Editora” (sediada na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo).
Conhecemos e trocamos informações e materiais (fanzines, flyers, panfletos e releases) com os diretores da editora, Rick Rici, Carla Zagotti e Ernani Silva, que foram muito atenciosos, assim como também com a jornalista responsável Glaucia Mazzei. Conversamos também com o editor da “Cine Monstro” Carlos Primati (que escreve ótimos artigos, com vários textos bem interessantes publicados na primeira edição da revista).
Ficamos sabendo de várias novidades interessantes como o próximo lançamento da revista “Dark Side DVD”, cuja edição # 6 (após oito meses de silêncio) retornou trazendo mais um filme da Hammer, “A Epidemia de Zumbis” (The Plague of the Zombies, 1966, de John Gilling), e do lançamento de um box luxuoso chamado “A Cripta de Drácula”, com quatro DVD’s de filmes com Christopher Lee protagonizando o vampiro “Drácula”, sendo que três deles já haviam sido lançados em 2002 e um ainda inédito trazendo os documentários “As Várias Faces de Christopher Lee” e “Drácula e os Mortos-Vivos”.
Além disso, outros filmes raros também estão sendo lançados em DVD como “A Companhia de Lobos” (1984), de Neil Jordan e “Viy, o Espírito do Mal” (filme russo de 1967). Na programação da editora estão várias raridades como previsão dos próximos lançamentos, filmes como “Suspiria” (1977, de Dario Argento), “O Despertar dos Mortos” (1978, de George Romero) e outros...
Encontramos, conversamos e tiramos fotos com o cineasta José Mojica Marins (o popular “Zé do Caixão”) e o videomaker André ZP e seu sócio André Pereira (da “Quizumba Filmes”), que lançou os curtas independentes “Crônicas de um Zumbi Adolescente” e “Sozinho”. André ZP foi o editor dos divertidos fanzines “Sinner Frog” e “Silence Man” e já o conhecia há muitos anos, porém apenas por cartas e e-mails. Outros contatos foram com o Nagash do site gótico “Carcasse” (www.carcasse.com), com os videomakers Luciano Maciel (diretor do curta “Conrad: Bruxaria, Pajelança & Canibalismo”) e Carlos G. Gananian (“Behemoth”), cujos trabalhos foram exibidos no “Festival de Curtas”, e com a simpática assessora de imprensa Madalena Martins, do “Grupo Play Arte” (empresa responsável pelo lançamento no Brasil de filmes como “A Vingança de Willard” e “Freddy x Jason”).
Fomos entrevistados e tiramos fotos para a revista e site “Carta Capital” (www.cartacapital.com.br), através da simpática repórter Ana Paula Sousa, que gostou das estampas das nossas camisas do “Boca do Inferno”.
Outros contatos foram com o jornalista Roberto Hirao, do jornal “Agora São Paulo”, que já conhecia o meu fanzine “Juvenatrix”, e com a infernauta Patty Fang, que participa da lista de discussão do “Boca do Inferno”. Aproveitamos a oportunidade e revimos amigos já conhecidos da cena underground como Cid Vale Ferreira (do site “Carcasse”), o cinéfilo José Salles (experiente escritor, fanzineiro e videomaker), o fanzineiro carioca Zé Colméia (dos fanzines “Bizarr” e “Queers From Outer Space”), Marcos T. R. Almeida (pesquisador, poeta e editor do fanzine “O Corvo”), e a bela e simpática Denise V. (atriz e musa de vários filmes independentes como “Ritual do Delírio – Círculo de Aratron” e “Countess Erzebeth Bathory”).
Soubemos no dia seguinte que o escritor Adriano Siqueira, editor do site “Adorável Noite” (www.contonoturno.hpg.com.br), um dos mais completos e respeitáveis sites de vampirismo no Brasil, esteve presente também, mas infelizmente não nos encontramos. Aliás, o local foi completamente invadido por uma enorme horda de fãs e realizadores de horror, e o espaço acabou ficando muito pequeno para tanta gente, provando que o público que aprecia, acompanha ou produz Horror no Brasil é extremamente significativo. Tanto que a sala do cinema tinha capacidade para 329 lugares e muita gente acabou sentada no chão para assistir os seis curtas internacionais que foram exibidos.
Enfim, o evento de lançamento da revista de cinema de horror “Cine Monstro” foi certamente uma noite memorável, com a presença de muita gente interessante que produz e aprecia o gênero. Peço desculpas em meu nome e do Marcelo Milici se esqueci de citar algum nome nesse relato oficial do fanzine “Juvenatrix” e site “Boca do Inferno”, ou se nós eventualmente não demos a atenção que gostaríamos a alguém, pois o encontro transformou-se numa verdadeira “overdose” de contatos e informações. Não deixem de ir às bancas e comprar suas revistas, avisem seus amigos e correspondentes, ajudem a divulgar as únicas publicações genuínas de horror em circulação, “Cine Monstro” e “Dark Side DVD”.
Desejamos sucesso ao pessoal do selo “Dark Side” e “Works Editora”, cujas iniciativas tem o nosso total apoio e que suas revistas e projetos em geral tenham vida longa e próspera... (pedindo licença ao lógico Sr. Spock de “Star Trek” pela reprodução dessa última frase...)

“Revista Cine Monstro” – site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 24/03/06)