Terra Rasa (Shallow Ground, 2004)


Os vivos irão pagar por toda a dor que os mortos sofreram

A floresta parece ser um ambiente apropriado para o desenvolvimento de uma história de horror, com elementos sobrenaturais ou não. As árvores com aspectos fantasmagóricos ou mesmo os perigos naturais das entranhas de uma mata conseguem trazer à tona aquela atmosfera característica e opressora que permite proporcionar medo e insegurança. Muitos filmes utilizaram esse cenário natural como base para seus roteiros carregados de horror. Sempre vem à mente alguns exemplos mais conhecidos, como a cabana isolada nas montanhas em “The Evil Dead” (1982), com a floresta abrigando demônios enfurecidos ávidos por possuir os vivos, ou os efeitos perturbadores da escuridão de uma mata e de sentir-se perdido e desorientado como em “A Bruxa de Blair”. Em “Terra Rasa” (Shallow Ground, 2004), distribuído em DVD no Brasil pela “Europa”, novamente a floresta esconde um segredo terrível que envolve dor, sangue, morte, sofrimento e vingança.

Uma delegacia de polícia localizada em Shallow Valley, nos arredores da pequena cidade de Pineview, está sendo desativada. Nela trabalham o xerife Jack Sheppard (Timothy V. Murphy), sua namorada Laura Russell (Lindsey Stoddart) e o assistente Stuart Dempsey (Stan Kirsch). O xerife enfrenta uma crise de depressão devido ao desaparecimento da jovem Amy Underhill (Tara Killian) há um ano atrás, sentindo-se culpado por encontrá-la amordaçada no meio da floresta e depois perdê-la de vista ao procurar pistas na região.
Porém, antes de fecharem o posto policial, eles são surpreendidos pela aparição misteriosa de um adolescente nu e coberto de sangue (Rocky Marquette), que sai da floresta caminhando lentamente deixando um rastro de sangue. Ele é detido para averiguação e os policiais recebem a ajuda da médica Darby Owens (Natalie Avital) para tentar identificar a procedência do sangue. Mas, eles não imaginavam que se deparariam com um mistério aterrador e que o garoto poderia ser a chave para a solução de uma série de desaparecimentos de pessoas na região.

Você tem ideia de como é ter sua carne arrancada e costurada de volta enquanto você ainda vive? Como você acha que é ter seu corpo pendurado por anzóis e cada gota de seu sangue drenado?

Dirigido e escrito por Sheldon Wilson, “Terra Rasa” é mais um filme de orçamento modesto que de forma despretensiosa conta uma história de assassinatos brutais e vingança com a presença de elementos sobrenaturais e cenas de tortura física, mortes violentas e muito sangue manchando a tela de vermelho. A história é envolvente, conseguindo manter a atenção do espectador durante todo o tempo, incitando-nos a procurar por explicações sobre o mistério da identidade e os objetivos do sinistro garoto coberto de sangue, além do destino das pessoas desaparecidas na região, as ações e motivações do assassino, e tudo mais que cerca o segredo escondido na floresta. O desfecho também procura surpreender e passar uma ideia pessimista, tentando fugir do convencional.
“Terra Rasa” faz parte de um grupo recente de produções de baixo orçamento que exploram histórias simples, sem a preocupação de revelar detalhes importantes das tramas, mas em compensação, repletas de violência, sangue e cenas fortes de horror como “The 8th Plague”, “Jogos Sangrentos” (Broken), “Altered” e outros. O DVD lançado no Brasil traz apenas um trailer como material extra, e a capa é bem interessante e convidativa, daquelas que despertam uma atenção especial, evidenciando as pegadas ensangüentadas de um homem caminhando descalço.

“Terra Rasa” (Shallow Ground, Estados Unidos, 2004) # 440 – data: 19/05/07
www.bocadoinferno.com / www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 21/05/07)