Canibais & Solidão (Brasil, 2006)


Felipe M. Guerra já é um nome conhecido entre os apreciadores de cinema de horror que acompanham listas de discussão, comunidades e sites na internet, contando com uma grande legião de fãs e admiradores, principalmente por causa de seus artigos e resenhas sobre filmes do gênero, sejam comerciais ou bagaceiros, num interessante trabalho detalhado de pesquisa e análise crítica. Seus textos estão publicados no site “Boca do Inferno” (www.bocadoinferno.com), que é um dos mais completos portais de horror da internet brasileira. Ele também é o criador da “Necrófilos Produções Artísticas” e com muito idealismo se aventura na produção independente de filmes caseiros. Em 2001 ele lançou “Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-feira 13 do Verão Passado”, um filme com nome quilométrico parodiando as histórias com psicopatas assassinos mascarados.
Dois anos depois Felipe iniciou um novo projeto (dirigindo, escrevendo o roteiro, produzindo e editando), só que dessa vez homenageando os cultuados filmes italianos do ciclo de canibais entre o final da década de 70 e início dos anos 80 do século passado, como o polêmico “Cannibal Holocaust” e “O Último Mundo Canibal” (ambos de Ruggero Deodato), e “Cannibal Ferox” e “Os Vivos Serão Devorados” (ambos de Umberto Lenzi), utilizando um roteiro que mistura comédia romântica e uma dose discreta de horror e humor negro. Intitulado “Canibais & Solidão”, uma série de imprevistos forçou a interrupção da produção por longos três anos, até que em 2006 finalmente o cineasta independente conseguiu concluir o projeto e lançar o filme em DVD, que traz como materiais extras um trailer para exibição nos cinemas de Carlos Barbosa/RS, cidade natal de Felipe e cenários das locações, e aproximadamente quinze minutos com erros de filmagens.

A história básica de “Canibais & Solidão” apresenta um grupo de três jovens amigos que possuem dificuldades no relacionamento com as mulheres e estão tentando perder a virgindade. São eles, Rodrigo (Rodrigo M. Guerra, irmão de Felipe), Eliseu (Eliseu Demari) e Marcelo (Fabio Prina da Silva).
Rodrigo passa seu tempo vendo filmes de canibais, e acha que isso talvez esteja influenciando em seu comportamento. Sua melhor amiga é a bela morena Niandra (Niandra Sartori). Já Eliseu teve uma decepção amorosa que o deixou inseguro, além de ser exageradamente ciumento com sua irmã Kátia (Daniela Vidor), tendo o costume de estourar a cabeça dos namorados dela com um taco de baseball. Ele também se envolve com uma bela loira conhecida como “castradora” (Cíntia Dalposso). E Marcelo é fã de filmes pornô. Para resolverem o problema, eles solicitam a ajuda de Vini (Leandro Fachinni), que é mais experiente e conhecido pelo sucesso com as mulheres.
O grande desafio dos três amigos é colocar em prática os ensinamentos de Vini e conseguirem o objetivo com suas primeiras experiências sexuais, porém no caso de Rodrigo, afetado pelos violentos filmes de canibalismo, o desafio maior é conquistar o amor de Edna (Edna Costa), uma morena lindíssima que conheceu numa locadora de vídeo.

“Canibais & Solidão” é uma produção independente realizada com idealismo por todos os envolvidos, especialmente o seu autor, Felipe M. Guerra. E só por esse idealismo, virtude reservada para poucos, o filme já merece admiração, principalmente pelas imensas dificuldades enfrentadas por Felipe na condução do projeto, com a desistência de atores, cenas que tiveram que ser descartadas e refilmadas, entre outras coisas. Houve uma evolução nítida na qualidade de produção em relação ao longa metragem anterior de 2001, parodiando “Pânico” e similares. Porém, existem pontos positivos e negativos que valem registro.
O principal e mais relevante fato que agrega valor ao trabalho e para o resultado final é a presença indispensável de belas mulheres no elenco (e isso não falta, pois todas as atrizes são muito bonitas). Temos também a favor uma ótima piada encenada no telhado de uma casa, envolvendo uma aparição rápida e inusitada do próprio diretor e que funcionou muito bem. Além de uma outra seqüência hilária (talvez a melhor do filme), dessa vez com a nona (Oldina Cerutti do Monte, avó de Felipe), que ingeriu sem saber um líquido misturado com afrodisíaco. A interpretação da idosa senhora foi impecável e convincente.
Em contrapartida, destaco dois fatos que prejudicaram o filme. Alguns diálogos ficaram incompreensíveis, principalmente envolvendo o grupo de três amigos, onde às vezes falavam baixo demais, ou excessivamente rápido, ou falavam todos juntos de uma só vez, dificultando o entendimento pelo espectador, e causando um certo desinteresse pela história. Uma exceção notável foi Vini, que sempre falou suas frases com clareza e discernimento. Mas, o maior problema é principalmente a falta de horror (e aí é uma questão meramente subjetiva, tratando-se de uma opinião e gosto pessoal). A idéia do canibalismo é muito pouco explorada e totalmente secundária na trama. Quando vemos a ótima introdução com excertos de cenas violentas reproduzidas de filmes italianos com canibais, passamos a esperar por algo que quase não acontece. A ênfase maior está focada numa comédia romântica e num drama comum sobre jovens tentando perder a virgindade, com uma discreta presença de elementos de horror.
Uma sugestão ao Felipe Guerra para um próximo projeto, utilizando-se de seu talento como cineasta independente e crítico cinematográfico de grande qualidade e conhecimento: em vez de paródias, uma boa idéia é filmar uma história séria de horror mais perturbador e extremo, com ousadia e cenas transgressoras sem limites, uma vez que por ser uma produção independente existe uma liberdade de criação artística isenta de qualquer tipo de pressão. Sinceramente, acho que o maior desafio para a produção de um filme caseiro de horror é justamente explorar esse filão, em vez de utilizar elementos de humor negro, como tem acontecido em todos os seus filmes. É uma dica que seria interessante ver numa produção da “Necrófilos”...

“Canibais & Solidão” (Brasil, 2006) # 434 – data: 28/04/07 – avaliação: 6 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 03/05/07)