Lugares Escuros (In a Dark Place, 2006)


A famosa obra literária sobre fantasmas “A Volta do Parafuso” (The Turn of the Screw), escrita no final do século XIX por Henry James, serviu de inspiração para vários filmes, sendo o principal o cultuado clássico inglês “Os Inocentes” (The Innocents, 1961), de Jack Clayton e com Deborah Kerr. O livro também foi a base do roteiro de outro filme mais moderno, “Lugares Escuros” (In a Dark Place, 2006), estrelado pela bela Leelee Sobieski, e lançado no Brasil em DVD pela “California”.

Uma jovem professora e terapeuta de crianças, Anna Veigh (Leelee Sobieski), é demitida do emprego numa escola e encontra outro trabalho como babá numa mansão distante e isolada da cidade, para cuidar de duas crianças que perderam os pais num acidente de avião, Flora (Gabrielle Adam) e Miles (Christian Olson), e que estão sob a custódia de um tio rico, mas relapso. Recepcionada pela governanta Srta. Grose (Tara Fitzgerald), a babá tem a missão de se ambientar na nova moradia, conhecer e interagir com as crianças (que possuem segredos e comportamentos estranhos), se relacionar com a rígida governanta e descobrir os mistérios do passado do lugar, com histórias de fantasmas e tragédias envolvendo a jovem babá anterior e seu amante.

Lento, cansativo, desinteressante. São alguns adjetivos que rapidamente vem à cabeça para descrever “Lugares Escuros”, mostrando como o filme está extremamente distante da qualidade do excelente “Os Inocentes”, fotografado em preto e branco quase cinqüenta anos antes. Os fantasmas aparecem pouco e sem nenhum impacto, pois o roteiro de Peter Waddington não soube explorar com eficiência os elementos assustadores e potenciais presentes em espíritos perturbados. As crianças também não conseguem transmitir um comportamento sinistro e inquietante. E a babá interpretada por Leelee Sobieski é infinitamente inferior daquela feita por Deborah Kerr. Sobieski é uma mulher lindíssima e estonteante, mas como atriz é bastante limitada (como já visto anteriormente também em “A Casa de Vidro”, “Perseguição” e “O Sacrifício”). Em vez daquela atmosfera sombria e um horror psicológico que seriam esperados pelo espectador, “Lugares Escuros” reserva momentos de sono que nos levam à desconcentração pela história, e que só é recomendado aos fãs da beleza de Leelee Sobieski.

“Lugares Escuros” (In a Dark Place / Dark Places, Inglaterra / Luxemburgo, 2006) # 435 – data: 29/04/07 – avaliação: 4 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 03/05/07)