Enigma do Pesadelo (1988)


O já falecido diretor italiano Lucio Fulci é bem conhecido e cultuado entre os apreciadores do cinema de horror por seus incontáveis filmes carregados em violência e sangue em profusão como “Zombie – A Volta dos Mortos” (79) e “Terror nas Trevas / A Casa do Além” (80), entre outros. Mas, ele também cometeu os seus deslizes e dirigiu filmes bem tranqueiras, com histórias descartáveis e indo contra uma de suas principais características que é a presença de cenas sangrentas. Um desses exemplos de filme convencional e totalmente dispensável na carreira de Fulci é “Enigma do Pesadelo” (Aenigma, 88), uma co-produção entre Itália e a antiga Iugoslávia (vários atores e membros da equipe de produção são desse país europeu), que já havia sido lançado no mercado brasileiro de vídeo VHS pela “Universo” na década de 80, e que está fora de catálogo há muitos anos sendo agora um produto raro de colecionador.

Kathy (Milijana Zirojevic) é filha de uma faxineira com problemas mentais, Mary (Ljiljana Blagojevic), que trabalha na “Saint Mary’s College”, uma escola interna para moças localizada em Boston, Estados Unidos, sob a supervisão da governanta Sra. Jones (Dusica Zegarac). A moça é sempre vítima de gozações e brincadeiras pelo resto da turma, e numa dessas brincadeiras ela sofre um atropelamento de carro ao fugir desorientada após descobrir que os colegas estavam observando-a e gravando suas declarações de amor para o cobiçado professor de ginástica Fred Vernon (Riccardo Acerbi).
Sofrendo ferimentos graves, ela fica hospitalizada em estado de coma profundo, ficando aos cuidados do médico Dr. Robert Anderson (Jared Martin) e a enfermeira Betty (Dragan Bjelogrlic). Porém, mesmo desacordada e mantida viva através de aparelhos, Kathy consegue desenvolver poderes mentais capazes de incorporá-la de forma lenta e gradual no corpo de uma nova estudante que acabava de chegar à escola, a bela Srta. Eva Gordon (Lara Naszinsky). E através dela, a atormentada Kathy consegue se vingar violentamente das colegas que zombavam de sua timidez, entre elas Jennifer Clark (Ulli Reinthaler), a companheira de quarto de Eva, e as jovens Kim (Sophie d’Aulan), Virginia Williams (Kathi Wise) e Grace O’Neil (Jennifer Naud), as quais sentirão na pele sua fúria vingativa.

“Enigma do Pesadelo” apresenta tipicamente uma história de vingança largamente explorada no cinema, no estilo de “Carrie, A Estranha” (Carrie, 76), filme dirigido por Brian De Palma e que foi baseado num livro homônimo de Stephen King. Ou seja, uma garota constantemente ridicularizada pelos colegas que após sofrer um acidente por causa de uma brincadeira de mau gosto, encontra um meio sobrenatural para se vingar de todos que a maltrataram, descarregando sua ira através de assassinatos violentos.
Esse filme de Lucio Fulci tem uma fotografia muito escura, uma trilha sonora sem graça, uma história simples sem idéias interessantes, explorando um tema desgastado, com personagens que merecem morrer de forma dolorosa, e um elenco desconhecido (exceto por Jared Martin, um rosto mais conhecido e visto na série de TV dos anos 70 “Viagem Fantástica”), com interpretações sofríveis. E o pior, com cenas de mortes apenas razoáveis, sem a conhecida ousadia do diretor em chocar o público com atrocidades e muito sangue. Temos uma ou outra cena mais violenta, como os lábios do médico Dr. Anderson sendo arrancados a dentadas pela namorada Eva Gordon (numa sequência de pesadelo), ou a decapitação de um dos namorados das estudantes, através de uma janela que fechou bruscamente sobre sua cabeça. Até uma cena de morte envolvendo um ataque de caramujos nojentos pareceu bem inofensiva e decepcionante. Ou seja, nada que impressione ou lembre momentos mais perturbadores de outros filmes do diretor.
Aliás, “Enigma do Pesadelo” ganha apenas uma nota 4, e somente porque atrás das câmeras está o cineasta especialista em “gore” Lucio Fulci, dessa vez num trabalho bem menos inspirado, e essa nota é atribuída exclusivamente em respeito ao seu currículo sangrento dentro do cinema de horror, pois fora isso, praticamente não há nada mais para ser enaltecido no filme.
Curiosamente, nos quartos das estudantes poderiam ser encontrados posters de ícones populares na década de 80 como o Mestre Jedi “Yoda” (da saga de George Lucas “Star Wars”), ou o ator brucutu Sylvester Stallone como “Rocky, o Lutador”, ou ainda um jovem e iniciante Tom Cruise posando para uma foto promocional de “Top Gun – Ases Indomáveis” (86). E o próprio diretor Lucio Fulci aparece de forma não creditada numa ponta como um inspetor da polícia.

“Enigma do Pesadelo” (Aenigma, Itália / Iugoslávia, 1988) # 328 – data: 27/07/05 – avaliação: 4 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 07/04/06)