Alta Velocidade (2001)


Em 10/08/01 entrou em cartaz mais um filme de Sylvester Stallone, “Alta Velocidade” (Driven). Na verdade, o filme deveria se chamar “Alta Previsibilidade”, pois a quantidade de absurdos e cenas previsíveis chega a ser impressionante. É pena que Stallone, que também participa do roteiro e produção, em fim de carreira esteja fazendo filmes tão óbvios como esse, dirigido por Renny Harlin (de “Do Fundo do Mar”), e também a decepção anterior com o inexpressivo policial “O Implacável” (Get Carter). Ele que foi astro de grandes filmes como “Rambo” e “Rocky, o Lutador”, e que geraram inúmeras sequências inferiores porém divertidas.

(Atenção: o texto a seguir contém spoilers)

Em “Alta Velocidade” o ator é um experiente piloto de Fórmula Um, Joe Tanto, que estava aposentado devido a um grave acidente nas pistas, e retorna a correr para auxiliar um jovem piloto de talento em início de carreira, Jimmy Bly (Kip Pardue), a superar a pressão de uma fase ruim em busca do título de campeão da temporada. O interesse não correspondido por uma bela jovem, Sophia (Estella Warren), e a pressão psicológica imposta pelo dono de sua equipe, Carl Henry (Burt Reynolds), e por seu irmão e empresário pentelho (Robert Sean Leonard), contribuem para suas dificuldades.
Os clichês são tantos e tão óbvios que chegam a causar risos dos absurdos. Coisas como um “passeio” em alta velocidade pelas ruas de Chicago, num “racha” entre Tanto e Bly; ou as cenas de acidentes nas pistas, onde os carros voam tão altos que mais parecem aviões; ou ainda quando ocorre um grave acidente com um piloto que voa da pista e cai num lago, sendo resgatado por dois companheiros que largam seus carros no meio da corrida, se jogam na água, retiram o piloto preso nas ferragens quase morrendo afogado exatamente antes da explosão do carro pelo contato do fogo com o combustível, e sobre isso a única coisa que posso dizer é como a equipe de resgate do autódromo é incompetente... E para completar, não precisa nem dizer quem acabou ganhando o campeonato, numa disputa palmo a palmo no final com seu maior rival (parecendo aquelas corridas de cavalo disputadas cabeça a cabeça).
Como curiosidade, tem uma cena da bela atriz Estella Warren (de “Planeta dos Macacos”, 2001) onde ela faz uma pequena exibição de nado sincronizado numa piscina, sendo na verdade uma campeã desse esporte fora das telas. No final, o filme tenta mostrar o “circo” da Fórmula Um, e parece que o palhaço ficou para Stallone, que já fez filmes muito divertidos e melhores e poderia selecionar com mais critério seus últimos trabalhos.

“Alta Velocidade” (Driven, Estados Unidos / Canadá / Austrália, 2001) – avaliação: 3 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 27/04/06)