Por Uns Dólares a Mais (1965)


Para quem aprecia o gênero western no cinema, e mencionarmos um filme italiano da década de 60, dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood e Lee Van Cleef, acho que não seria necessário dizer mais nada, pois certamente seria uma sessão garantida de entretenimento. Porém, “Por Uns Dólares a Mais” (For A Few Dollars More, 65), é tão marcante que vale comentar mais algumas palavras.
A história, escrita por Luciano Vincenzoni, é sobre os chamados “caçadores de recompensas”, aqueles homens solitários e silenciosos que ganhavam a vida procurando e capturando, vivos ou mortos, importantes criminosos fugitivos da lei, em troca de prêmios em dinheiro. Seus maiores companheiros são o cavalo como indispensável meio de transporte através das imensas e agressivas regiões continentais que separavam as cidades, e a arma, um revólver, que carregava na cintura e que seria sua forma de se defender e salvar a vida, e também a forma de alcançar seu objetivo, eliminando seus inimigos.
Dentro desse contexto, aparecem dois personagens com características similares entre si, os caçadores de recompensas Monco (Clint Eastwood, diretor e ator do fenomenal “Os Imperdoáveis”, de 1992) e o Coronel Douglas Mortimer (o não menos excepcional Lee Van Cleef, presente numa infinidade de maravilhosos filmes “B” do gênero). O primeiro busca apenas uma forma de obter riquezas para talvez um dia poder comprar um pedaço de terra e se estabelecer definitivamente, já o outro parece buscar algo mais que apenas o dinheiro, principalmente quando o homem a ser caçado é o perigoso assassino Índio (Gian Maria Volonte), que geralmente está segurando nas mãos um relógio que também toca música, e que parece familiar ao Cel. Mortimer. Ambos os cavaleiros são extremamente hábeis no gatilho, calados e pensativos, se comunicando na maioria das vezes apenas com os olhares frios e determinados.
Porém, a princípio rivais na captura do mesmo criminoso e sua enorme e violenta gangue de bandidos e assaltantes de banco, eles terão que unir as forças trabalhando em equipe para garantirem sua sobrevivência e alcançarem o objetivo do significativo prêmio em dinheiro pelas cabeças dos assassinos.
“Por Uns Dólares a Mais” faz parte de uma trilogia de Sergio Leone (“Era Uma Vez no Oeste”, 69) estrelando o ator Clint Eastwood, que na época era apenas um coadjuvante nos Estados Unidos, e que posteriormente transformou-se num dos grandes atores americanos de filmes de western e policiais. A trilogia é ainda formada por “Por Um Punhado de Dólares” (A Fistful of Dollars, 64) e “Três Homens em Conflito” (The Good, the Bad and the Ugly, 66). O filme é indispensável para os apreciadores do western, com vários destaques indo desde a direção do especialista Sergio Leone, passando pela música do mestre Ennio Morricone e a apresentação de todos aqueles elementos tradicionais do gênero, até a performance da dupla de protagonistas, que apenas com a expressão dos olhos transmitem toda a solidão e frieza do homem do velho oeste.
De negativo, podemos considerar apenas que o filme é excessivamente longo com seus 131 minutos e uma narrativa lenta demais em alguns momentos. E também tem o fato de que pela violência mostrada em cena faltou mais sangue, numa percebida ausência do líquido vermelho vital nos tiroteios. Mas, independente disso, “Por Uns Dólares a Mais” é um filme obrigatório dentro do western italiano e da bem sucedida carreira de Clint Eastwood.

“Por Uns Dólares a Mais” (For A Few Dollars More, Itália, 1965) # 325 – data: 19/07/05 – avaliação: 8 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/04/06)