Amaldiçoados (2005)


Um casal de irmãos órfãos, Ellie (Christina Ricci) e Jimmy (Jesse Eisenberg), sofre um acidente noturno de carro numa estrada pouco movimentada em Los Angeles, e ao tentarem ajudar a vítima do outro carro que caiu numa depressão de uma floresta, eles são atacados por um lobisomem, onde são apenas levemente feridos. Mas a partir daí carregarão uma maldição que os transformará lentamente em feras assassinas, a não ser que descubram a identidade humana do lobisomem que os atacou, matando-o e separando a cabeça do corpo.
Basicamente essa é a sinopse de “Amaldiçoados” (Cursed), que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em 15/07/05. E Infelizmente sou obrigado a iniciar essa breve análise utilizando um trocadilho de forma irônica: “amaldiçoados” somos nós que assistimos esse filme completamente dispensável e decepcionante, principalmente pela direção ser de Wes Craven, um cineasta acostumado com o gênero horror e que criou as franquias de sucesso “A Hora do Pesadelo” (A Nightmare On Elm Street) em 1984 e “Pânico” (Scream) em 96, e que no passado teve a ousadia e coragem de nos presentear com filmes agressivos e não comerciais como “Aniversário Macabro” (Last House on the Left, 72) e “Quadrilha de Sádicos” (The Hills Have Eyes, 77).
Não adiantou nada também o fato do roteirista ser Kevin Williamson, parceiro de Craven na trilogia “Pânico” (que se não é uma maravilha, pelo menos injetou motivação ao gênero em meados dos anos 90, com os filmes de horror adolescente). Pois a história é sofrível de tão ruim: não consegui rir de nenhuma tentativa de humor, não me impressionei com nenhuma tentativa de susto (todos ridículos e banais), os personagens são tão descartáveis que mereceriam as mortes mais dolorosas possíveis, a violência é super contida (típico de um filme adolescente comercial), tanto que o ataque do lobisomem contra uma mulher num elevador está “off screen”, assim como uma cena de decapitação próxima do final. Isso sem contar o desfecho patético e previsível, que conseguiu ser um dos piores e mais detestáveis dos últimos tempos.
A maioria das críticas e comentários sobre “Amaldiçoados” dizia ser um filme de lobisomens que está bem abaixo de outros dentro desse subgênero que foram produzidos há cerca de 25 anos atrás como “Um Grito de Horror” (The Howling, 80), de Joe Dante, e “Um Lobisomem Americano em Londres” (An American Werewolf in London, 81), de John Landis. Isso é correto, mas na verdade é uma completa heresia sequer mencionar alguma comparação. O filme de Craven (seu retorno à direção depois de 5 anos após “Pânico 3”) é infinitamente inferior, não acrescentando absolutamente nada para este fascinante subgênero, onde até os efeitos especiais são tão artificiais que não despertam interesse. E falando em filmes de lobisomens, não podemos deixar de citar dois grandes exemplos produzidos nos últimos anos: a franquia canadense “A Possuída” (Ginger Snaps), iniciada em 2000, e o inglês “Cães de Caça” (Dog Soldiers, 2002).
Outro detalhe interessante a ser comentado é que muitas pessoas estão dizendo que pelo fato de “Amaldiçoados” ter enfrentado um trabalho de produção bem tumultuado, com várias mudanças no elenco e refilmagens de muitas cenas, o resultado final ficou comprometido. Na verdade, independente disso, da produção conturbada e cheia de problemas, o filme é ruim mesmo, não tem elementos atrativos, é um completo desfile de clichês desgastados, com aqueles mesmos personagens fúteis com diálogos banais de boa parte dos filmes de horror adolescente produzidos nesse início do século XXI. Se for para fazer filmes como esse, é melhor Wes Craven ficar fora das telas mesmo, e retornar somente quando tiver boas idéias e principalmente ousadia para filmar algo perturbador.
“Amaldiçoados” recebe uma nota 3 exclusivamente pela presença de Christina Ricci no elenco (que esteve em filmes bem mais interessantes como “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” e “Monster – Desejo Assassino”), e pelas homenagens ao lobisomem do lendário ator Lon Chaney Jr. da década de 40 nas cenas do museu de cera, pois são as únicas coisas que merecem ser enaltecidas. De resto, o filme é completamente decepcionante e dispensável...

“Amaldiçoados” (Cursed, 2005) # 326 – data: 19/07/05 – avaliação: 3 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 28/04/06)